Questões de Administração do ano 2014

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O desenho da estrutura organizacional é representado pelo organograma onde é possível visualizar: I. Divisão do trabalho. II. Definição de responsabilidade. III. Processos. IV. Autoridade e hierarquia. V. Comunicação entre unidades organizacionais. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III e V.
  • B. II.
  • C. I e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, II, IV e V.

Planejamento das Necessidades de Materiais ou Materials Requirement Planning − MPR é

  • A. uma técnica que não permite determinar as necessidades de compra dos materiais que serão utilizados na fabricação de um produto.
  • B. um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura quando solicitado.
  • C. um método que permite ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos setores que deles utilizam.
  • D. a contagem física dos itens em estoque.
  • E. responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde o fornecedor até o consumidor.

Mário, comprador da empresa Sol S.A., favoreceu o fornecedor com a maior cotação em troca de uma verba que seria aplicada na compra de uniformes do time de futebol, em que ele e seus colegas jogam. Essa prática é considerada desvio de conduta no local de trabalho relacionado

  • A. ao desvio de produção.
  • B. ao desvio de propriedade.
  • C. ao desvio de natureza política.
  • D. à agressão pessoal.
  • E. ao preconceito.

As necessidades dos clientes mudam constantemente e os concorrentes trabalham cada vez mais rápido para atendê-las. Nesse cenário, é importante que a empresa consiga produzir, realizar ou executar melhor que seus concorrentes. Segundo Prahalad e Hamel (1990), a vantagem competitiva advém de

  • A. dissonância estratégica.
  • B. capacidades básicas.
  • C. análise situacional.
  • D. competência distintiva ou diferenciadora.
  • E. inércia competitiva.

As atividades desempenhadas por um gestor configuram-se pelo ato de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar − PODC, de Fayol. A interação dessas funções denomina-se Processo

  • A. Administrativo.
  • B. de Decisão.
  • C. Autocrático.
  • D. Participativo.
  • E. de Conflito.

A Reengenharia de Processos é a reformulação da maneira como uma empresa executa tarefas e busca cumprir suas metas. NÃO faz parte do redesenho de processos:

  • A. implementação do processo.
  • B. identificação do processo problemático.
  • C. levantamento detalhado do processo.
  • D. análise crítica do processo.
  • E. balanceamento da linha de produção.

Sobre Sistema de Informação, considere: I. Entradas: é a captura/coleta de dados dentro da organização ou em seu ambiente externo. II. Processamento: é a ação de converter dados em forma significativa (informação). III. Saídas: é a transferência da informação processada para pessoas ou atividades onde será usada. IV. Feedback: é a integração de todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Está correto o que consta APENAS em

  • A. II.
  • B. I, III e IV.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.

Segundo Kotler (2006), quando os produtos/serviços não conseguem atender todas as necessidades dos consumidores, com uma margem de espaço para inovações, denomina-se Demanda

  • A. Plena.
  • B. Inexistente.
  • C. Latente.
  • D. Irregular.
  • E. Excessiva.

Considere as afirmações abaixo. I. A seleção de recursos humanos é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha entre os candidatos adequados aos cargos existentes PORQUE II. a seleção irá controlar rigidamente a carreira do funcionário. Neste caso,

  • A. a duas afirmações são falsas.
  • B. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • C. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

Sobre Cultura Organizacional considere: I. É um modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os problemas de adaptação externa e integração interna, a tal ponto que ensina os novos membros. II. Processo estratégico de mudança planejada que objetiva alavancar a organização a estágios cada vez mais avançados. III. É estreitamente dependente do conjunto de valores das pessoas que a formam. IV. Propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos seus membros e influencia o seu comportamento. Está correto afirmar o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II, III, IV.
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