Questões de Administração do ano 2014

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Uma empresa do setor de peças automotivas de pequeno porte está se estruturando para estabelecer uma parceria com algumas montadoras de automóveis. Embora os diretores executivos da empresa saibam que não existe uma única estrutura ideal que seja adequada a cada tipo de organização, eles optaram por estabelecer uma estrutura funcional.

A opção por esse tipo de estrutura deve-se às suas características que são:

  • A. a organização se divide segundo diferentes funções — produção, finanças, recursos humanos, marketing, etc. —, e todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional.
  • B. os recursos necessários para levar ao objetivo de cada projeto, em sua totalidade, são separados, formando- se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente, a quem é conferida plena autoridade sobre o projeto, podendo servir-se dos recursos materiais e humanos existentes ou adquiridos fora da organização.
  • C. as decisões são centralizadas, com todos os órgãos estruturados sob uma única linha de subordinação, apresentando linhas formais de comunicação, geralmente com fluxo descendente, e cada unidade de trabalho executando tarefas específicas e bem definidas.
  • D. as unidades contam com uma unidade especial, que é independente em sua atuação e com liberdade de opinião, servindo de apoio ou assessoria para a tomada de decisão do corpo diretor da organização.
  • E. a organização é multidimensional, procurando maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas rígidas, e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos, que apresentam organização temporária e com maior versatilidade, possibilitando a otimização dos recursos humanos.

Uma empresa está em franca expansão e, para dar suporte a essa expansão, ampliou suas instalações, quadro de pessoal, produção e vendas. Todo esse movimento é resultado de uma ampla ação de busca pela competitividade e eficiência.

Essa ação consistiu no ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova estrutura para a empresa.

No processo administrativo, a ação se refere à função

  • A. Planejamento
  • B. Direção
  • C. Organização
  • D. Controle
  • E. Coordenação

Um empresário do setor alimentício está insatisfeito com os resultados que sua empresa tem apresentado nos últimos anos, porém, não sabe como proceder para reverter essa situação.

Para analisar a situação, contratou um consultor que lhe propôs a adoção de um novo modelo de gestão. O modelo de gestão indicado pelo consultor foi a Gestão por Resultados.

Esse modelo de gestão é uma abordagem da administração que

  • A. enfatiza a estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico, e tem como objetivo principal a busca da máxima eficiência.
  • B. direciona os esforços da empresa, por meio do planejamento e controle, para atingir resultados, tornando- -se necessário definir em que negócio a empresa está atuando e aonde pretende chegar.
  • C. estabelece as normas e regulamentos, definindo como a organização deve funcionar e conferindo aos superiores hierárquicos a possibilidade de utilizar meios coercitivos na busca dos resultados.
  • D. enfatiza as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos, objetivando obter baixos custos unitários de produção.
  • E. trata a organização como um grupo de pessoas, enfatizando- as, com delegação plena de autoridade e autonomia do empregado.

Uma empresa está em processo de organização e estruturação tendo em vista que, após os momentos iniciais de sobrevivência no mercado, precisa se estabelecer adequadamente, visando ao aumento de sua competitividade. Nesse processo, foram estabelecidos os diferentes níveis hierárquicos. Cada um desses níveis tem diferente função na estrutura, com atribuições e responsabilidades estabelecidas.

A associação correta entre o nível hierárquico e a sua atribuição é

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Uma empresa aérea está enfrentando alguns problemas de competitividade em relação ao setor em que atua. Como está na época de realizar o planejamento estratégico da empresa, foi contratado um consultor que fez uma análise da situação e apresentou um relatório final com as suas forças e fraquezas.

O diretor executivo da empresa, ao olhar o relatório do consultor, ficou preocupado, já que as informações que ali constavam não eram suficientes para realizar o planejamento estratégico.

As informações para a elaboração do planejamento estratégico não eram suficientes porque

  • A. a missão e a visão da empresa, fundamentais para a compreensão do macroambiente, e sua correlação com as forças da empresa não constavam no relatório.
  • B. as oportunidades e ameaças, que são os elementos referentes ao macroambiente e fundamentais para compreender as tendências e o cenário do setor, não foram apresentadas.
  • C. o relatório do consultor referia-se ao macroambiente da organização, faltando, então, as informações relativas ao microambiente.
  • D. o elemento fundamental para a elaboração do planejamento estratégico, que é o plano de ação, não foi apresentado.
  • E. o relatório não apresentou os aspectos relacionados ao pessoal, que é o elemento principal no planejamento estratégico da empresa para dimensionar a capacidade da empresa em atender às demandas do mercado.

A competitividade externa e o alinhamento interno são políticas de pagamento que, respectivamente, se referem

  • A. à amplitude de variação de pagamentos feitos por várias organizações e à ênfase relativa dada ao desempenho e/ou antiguidade das pessoas que executam as mesmas tarefas.
  • B. ao retorno financeiro, serviços e benefícios tangíveis que os empregados recebem e ao sistema de promoções, benefícios e oportunidades de crescimento individual.
  • C. à remuneração considerada em relação às várias organizações e às comparações entre as funções e habilidades dentro de uma única organização.
  • D. aos valores de remuneração para funções específicas praticadas pelos concorrentes mais relevantes e à amplitude de variação de pagamentos feitos por várias organizações.
  • E. ao relacionamento dos níveis salariais das diferentes funções dentro de uma única organização e ao retorno financeiro, serviços e benefícios tangíveis que os empregados recebem.

Num processo de avaliação, identificam-se comportamentos específicos, observáveis e mensuráveis, relativos ao trabalho, dando-se notas com base em uma série de itens. A pontuação, entretanto, reflete o comportamento real no trabalho ao invés de descrições ou traços gerais.

Nesse caso, optou-se por qual método de avaliação de desempenho?

  • A. Incidentes críticos
  • B. Comparações multipessoais
  • C. Avaliação de desempenho de 360 graus
  • D. Escala de mensuração com âncora comportamental
  • E. Resultados individuais da tarefa e comportamentos

Uma das principais atribuições da função compra é a elaboração e o gerenciamento dos contratos de compra e venda. Uma terminologia padronizada mundialmente (Incoterms) permite uma correta interpretação das obrigações de fornecedores e compradores.

O termo FOB (Free On Board) estabelece como responsabilidade dos compradores a(o):

  • A. licença de exportação, a licença de importação, mas não o conhecimento de embarque
  • B. licença de exportação, o conhecimento de embarque, mas não a licença de importação
  • C. licença de importação, o conhecimento de embarque, mas não a licença de exportação
  • D. licença de importação, mas não a licença de exportação e nem o conhecimento de embarque
  • E. conhecimento de embarque, mas não as licenças de exportação e de importação

A função de compras pode ser basicamente centralizada ou descentralizada.

 Uma das vantagens do modelo de descentralização é a(o)

  • A. economia de escala
  • B. otimização do quadro funcional
  • C. disparidade de preços de aquisição
  • D. maior rapidez de aquisição
  • E. melhor controle global

Existem dois sistemas básicos para o controle de estoque: o sistema de revisão contínua, ou sistema “Q”, e o sistema de revisão periódica, ou sistema “P”.

Dentre as principais vantagens do sistema “Q” tem-se:

  • A. concentrar de forma regular as entregas e recebimentos dos materiais.
  • B. programar as entregas de itens aos usuários.
  • C. possibilitar a redução dos custos de transporte, se vários itens são adquiridos de um mesmo fornecedor.
  • D. determinar o estoque total na época do pedido.
  • E. individualizar a frequência de revisão de estoque por item.
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