Questões de Administração do ano 2014

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A administração de material envolve, dentre outras, a atividade de almoxarifado, que visa:

  • A. à fiel guarda dos materiais confiados pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
  • B. ao estabelecimento de auditoria permanente de materiais estocados, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos.
  • C. ao gerenciamento dos materiais por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução.
  • D. a suprir as necessidades de material da empresa, mediante a aquisição, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas.
  • E. ao rápido desembaraço dos materiais adquiridos pela empresa, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

A administração de material envolve, dentre outras, a atividade de inventário físico, que visa:

  • A. à fiel guarda do estoque físico confiado pela empresa, objetivando sua preservação e integridade até o consumo final.
  • B. ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos.
  • C. ao gerenciamento do estoque físico por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução.
  • D. a suprir as necessidades da empresa, mediante a aquisição de material, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar no mercado as melhores condições comerciais e técnicas.
  • E. ao rápido desembaraço dos materiais adquiridos pela empresa, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

A classificação de material é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. Para atender às necessidades de cada empresa, é necessária uma divisão que norteie os vários tipos de classificação, cada uma apresentando aplicações, vantagens, desvantagens e objetivos específicos. No caso da classificação por valor de consumo a principal vantagem é:

  • A. agilizar a reposição dos estoques.
  • B. demonstrar os materiais vitais para a empresa.
  • C. identificar materiais sujeitos à perda por perecimento.
  • D. indicar os materiais de grande investimento no estoque.
  • E. facilitar a organização da programação e planejamento de compras.

Na classificação de material é necessária uma divisão que norteie os vários tipos de classificação. No caso da classificação por mercado fornecedor a principal vantagem é:

  • A. demonstrar os materiais vitais para a empresa.
  • B. auxiliar a elaboração dos programas de importação.
  • C. identificar materiais sujeitos à perda por perecimento.
  • D. indicar os materiais de grande investimento no estoque.
  • E. determinar a incompatibilidade com outros materiais, facilitando armazenamento e movimentação.

Na administração de material a especificação é a atividade de descrever as características de um material, com a finalidade de identificá-lo e distingui-lo de seus similares. Essa descrição, quando detalhada e completa, evita a compra de materiais em desacordo com as necessidades. A descrição padronizada de um material obedece a determinados critérios racionais, com destaque para a denominação que, sempre que possível, deverá:

  • A. se referir ao material e não à forma.
  • B. se referir ao uso ou tipo de embalagem.
  • C. usar termos por extenso sem abreviaturas.
  • D. se referir à forma e ao tipo de apresentação.
  • E. usar livremente abreviaturas visando concisão.

A análise de valor é um recurso sistemático da administração de material, visando a redução de custos. Para estruturar um plano de trabalho de desenvolvimento da análise de valor, recorre-se a uma lista de indagações que podem ser de ordem geral ou relativas à manufatura, montagem, especificação e normas ou, ainda, à análise da possibilidade de fazer ou comprar. No que se refere à manufatura, uma possibilidade de indagação é verificar se:

  • A. existem fornecedores confiáveis.
  • B. são usados componentes de estoque.
  • C. pode ser usado outro material mais usinável.
  • D. as partes podem ser unidas de forma simétrica.
  • E. existe peça menos custosa que satisfaça à mesma função.

A análise de valor é um recurso sistemático da administração de material, visando a redução de custos. No que se refere à montagem, uma possibilidade de indagação para elaborar essa análise é verificar se:

  • A. pode ser utilizado um material mais barato.
  • B. pode ser reduzido o número de materiais diferentes.
  • C. podem ser combinadas duas ou mais partes em uma.
  • D. um acabamento mais grosseiro pode satisfazer o cliente.
  • E. pode um prendedor substituir um rosqueamento usinado.

Os principais itens do programa de higiene no trabalho estão relacionados, por exemplo, com o ambiente físico, que envolve:

  • A. ferramentas que reduzam o esforço físico.
  • B. capacidade física de execução dos serviços.
  • C. mesas e instalações ajustadas ao físico das pessoas.
  • D. ventilação visando remoção de fumaça, gases e odores.
  • E. máquinas e equipamentos adequados ao físico dos operadores.

Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em atuar com dedicação desde que receba uma retribuição adequada, uma remuneração justa. Com relação à remuneração total, é correto afirmar que:

  • A. bônus e seguros integram a remuneração básica.
  • B. bônus e participação nos resultados são benefícios.
  • C. seguro saúde e refeição subsidiada são incentivos salariais.
  • D. seguro de vida é um benefício, e bônus, um incentivo salarial.
  • E. seguro saúde é um incentivo salarial e participação nos resultados é benefício.

Nas bases históricas da Administração estão a Escola Tradicionalista e a Escola Behaviorista, também denominada do comportamento humano ou das relações humanas. Como características dessas Escolas, respectivamente, podemos citar:

  • A. liderança por meio da autoridade e trabalho informal.
  • B. incentivos financeiros e incentivos sociais ou financeiros.
  • C. autoridade de cima para baixo e autoridade de baixo para cima.
  • D. planejamento esporádico e controle como atividade permanente.
  • E. trabalho como meio de subsistência e de afirmação social e trabalho informal.
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