Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagens da Administração - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2014
O modelo de burocracia de Weber surgiu como reação à imposição pessoal, ao nepotismo, à crueldade, às vicissitudes emocionais e ao julgamento subjetivo que, no começo da Revolução Industrial, passavam por práticas administrativas. Weber entendia que a verdadeira esperança do homem estava em sua capacidade de racionalizar, segundo sua própria inteligência. Em seus estudos, Weber distinguia duas racionalidades básicas no comportamento humano, sendo uma delas a ética da responsabilidade ou racionalidade funcional:
A Escola Behaviorista defendia algumas doutrinas centrais, dentre as quais a de que a eficácia, e não mais a economia e a eficiência, passa a ser o objetivo central da administração. A eficácia corresponde a uma eficiência humanizada, isto é, atingir os objetivos da forma mais racional possível, com um mínimo de perda dos valores humanos; a eficácia desloca a ênfase dos insumos para os produtos. Atualmente, esses termos têm um significado diferente com uma ideia mais completa, a saber:
Sobre a análise da distribuição do trabalho, é correto afirmar que:
Os objetivos da análise da distribuição do trabalho são abrangentes, não se concentrando apenas nos problemas das frações organizacionais. Nesse sentido, é correto afirmar que um dos objetivos é:
A análise da distribuição do trabalho é geralmente organizada em etapas que dependem, fundamentalmente, de informações e da ajuda do pessoal que atua na unidade em análise. A etapa de:
Geralmente a análise da distribuição do trabalho é efetuada com base em quatro blocos: tempo, capacidade profissional, equilíbrio no volume de trabalho e possibilidades preliminares de mudança. No que se refere ao tempo, a questão:
Existem três critérios básicos de mensuração e avaliação do desempenho das organizações: eficiência, eficácia e competitividade. Eficiência e eficácia, particularmente, são os principais critérios para medir e avaliar o desempenho das organizações e de seus administradores, pois todas as organizações são sistemas de recursos perseguindo objetivos, sendo que os administradores são responsáveis pela realização dos objetivos e pela forma como os recursos são utilizados. Considera-se que a:
Uma forma de estudar a eficácia consiste em analisar as relações de troca entre as recompensas que os stakeholders (clientes, empregados, acionistas, fornecedores, governo, etc.) recebem e as contribuições fornecidas à organização. Quanto maior a coincidência de interesses entre essas partes, mais eficaz a organização e maior sua capacidade de sobrevivência. Com relação à essas recompensas recebidas e contribuições fornecidas é correto afirmar que:
A empresa é eficaz quando atinge seu objetivo de transformar pessoas em clientes lucrativos que garantam sua sobrevivência. Para serem eficazes, quando há concorrência, as empresas precisam ser competitivas, ter vantagens sobre as demais. Essas vantagens competitivas são qualidade, baixo custo, velocidade, inovação e flexibilidade. A competitividade com base em flexibilidade significa capacidade de:
Com relação ao cronograma, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...