Questões de Administração do ano 2014

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No campo da Ciência da Administração, eficiência e eficácia são conceitos distintos. Quanto aos conceitos, assinale a alternativa correta.

  • A. Eficácia é a capacidade de executar corretamente as tarefas.
  • B. Eficácia preocupa-se com a redução dos custos operacionais.
  • C. Eficiência liga-se ao cumprimento dos regulamentos internos.
  • D. Eficiência é a ênfase nos objetivos e resultados da organização.
  • E. Eficiência em Ciência da Administração e no Direito Administrativo apresentam o mesmo sentido.

No campo da Ciência da Administração, é correto afirmar que resiliência se refere a(ao)

  • A. um conceito avesso ao pensamento conservador.
  • B. característica das pessoas dinâmicas e inovadoras.
  • C. capacidade de orientar-se para as mudanças externas.
  • D. principal fator de sobrevivência das organizações adaptativas.
  • E. capacidade de enfrentar situações difíceis e de resistir à mudança.

“Mais recentemente, a teoria administrativa percebeu que todas as organizações vivem dentro de um complexo contexto caracterizado por uma multiplicidade de outras organizações.” Em relação às organizações e ao ambiente, é correto afirmar que

  • A. a teoria de sistemas na administração destacou que as organizações são autônomas e livres em seu funcionamento.
  • B. Frederick Taylor foi um teórico que dedicou seus estudos à relação das organizações com o meio ambiente organizacional.
  • C. a teoria da contingência sustentou que as organizações bem-sucedidas são aquelas capazes de se adaptar continuamente às demandas ambientais.
  • D. uma das características dessa corrente de pensamento é a visão de unidade, já que a organização deve ser vista como uma árvore isoladamente.
  • E. a teoria estruturalista entrou em conflito com as teorias que dão ênfase ao ambiente, já que as organizações sobrevivem quando priorizam a estrutura interna.

Segundo Chiavenato, “o conceito de cargo é uma decorrência da divisão do trabalho imposta pelo velho e tradicional modelo burocrático”. No âmbito da administração pública,

  • A. compete aos gerentes desenhar as atribuições de cada cargo.
  • B. é vedada a criação de cargos de direção, chefia e assessoramento.
  • C. as pessoas mudam de cargo conforme processos seletivos internos.
  • D. o conceito de cargo público foi substituído pelo conceito de função pública.
  • E. o desenho do cargo define o grau de responsabilidade concedido ao ocupante.

Segundo Chiavenato, “enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar ao ocupante satisfação intrínseca”. São vantagens do enriquecimento do cargo, EXCETO:

  • A. Desempenho de alta qualidade.
  • B. Elevada satisfação com o trabalho.
  • C. Elevado absenteísmo no trabalho.
  • D. Elevada motivação intrínseca do trabalho.
  • E. Diminuição da rotatividade de ocupantes do cargo.

Segundo Chiavenato, “o modelo contingencial se baseia em 5 dimensões que todo cargo deve possuir em maior ou menor grau”. Marque a alternativa que associa corretamente a dimensão e o respectivo conceito.

  • A. Variedade: refere-se ao conhecimento do impacto que o cargo provoca na atividade organizacional.
  • B. Permanência: diz respeito à estabilidade necessária para que a pessoa execute adequadamente o cargo.
  • C. Identidade com as tarefas: relaciona-se com a possibilidade de a pessoa realizar integralmente uma tarefa.
  • D. Autonomia: refere-se ao grau de informação que a pessoa recebe para avaliar a eficiência de seus esforços.
  • E. Retroação: diz respeito ao grau de independência e de critério pessoal que a pessoa tem para executar uma tarefa.

Quanto à função de organização, analise as atividades.

I. Estabelecimento de planos financeiros.

II. Alocação dos recursos organizacionais.

III. Coordenação de atividades e tarefas.

IV. Ordenação dos trabalhos internos.

V. Estabelecimento de metas e objetivos.

Segundo Chiavenato, integram o processo de organização apenas as alternativas

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. I, III e V.
  • D. I, IV e V.
  • E. II, III e IV.

Considerando os tipos organizacionais propostos por Mintzberg, a Administração Pública é predominantemente configurada como organização:

  • A. Missionária – ideologia.
  • B. Máquina – tecnoestrutura.
  • C. Inovadora – assessoria de apoio.
  • D. Profissional – núcleo de operação.
  • E. Empreendedora – vértice estratégico.

Para Mintzberg, a administração é essencialmente uma arte, e é necessário que os gerentes aprendam continuamente por meio de suas próprias experiências. Assinale a afirmativa que entra em conflito com o pensamento do autor.

  • A. As escolas de administração estão aptas a ensinar uma teoria completa do gerenciamento.
  • B. A administração não pode ser reduzida a um conjunto de proposições e programas científicos.
  • C. O trabalho de um gerente é de natureza fragmentária, envolve uma ampla variedade de papéis.
  • D. Há uma diferença substancial entre o que os gerentes fazem e o que eles são orientados a fazer.
  • E. Administrar envolve lidar com problemas não estruturados, os quais exigem soluções criativas no caso concreto.

Sobre a gestão de pessoas, a Era da Informação representa uma evolução no pensamento administrativo. Em relação a esse período, é correto afirmar que

  • A. tem seu início marcado na década de 1950.
  • B. baseia-se no valor do conhecimento e da inovação.
  • C. funciona como entrave à globalização da economia.
  • D. caracteriza-se pela ênfase na gestão de documentos.
  • E. fortalece o capital financeiro que passa a ser hegemônico.
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