Questões de Administração do ano 2014

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Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica das redes estatísticas:

  • A. Compartilhamento de recursos físicos.
  • B. Diminuição e quase extinção de problemas de latência.
  • C. Ocupação dinâmica de recursos em função da demanda e da garantia mínima.
  • D. Um protocolo usado neste tipo de rede é o frame relay.

Os itens abaixo referem-se às tecnologias de conectividade de redes. Analise-os.

I.A tecnologia SDH permite implementar mecanismos variados de proteção nos equipamentos e na própria rede, oferecendo serviços com alta disponibilidade e efetiva segurança no transporte de informações.

II.Os serviços Metro Ethernet e suas aplicações dependem necessariamente de tecnologia Ethernet para o transporte dos dados.

III.A tecnologia EoF (Ethernet over Fiber) caracteriza-se por usar exclusivamente a tecnologia Ethernet para transmissão dos dados e atua na camada 3 do modelo de referência Open Systems Interconnection (OSI).

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II.
  • D. I, II e III.

Sobre as centrais de telefonia, analise os itens abaixo:

I. Centrais privativas são localizadas dentro das empresas e não geram custos na ligação interna, entre os telefones de seus usuários.

II. Centrais que conectam apenas outras centrais telefônicas e não recebem assinantes ou usuários diretos são denominadas centrais Tandem.

III. As funções básicas de uma central telefônica são a comutação e o controle. A comutação possibilita a ligação, e o controle possibilita, entre outras coisas, a tarifação.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I, II e III.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), o currículo do ensino médio observará as seguintes diretrizes, EXCETO:

  • A. Adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes.
  • B. A filosofia e a sociologia serão ministradas como disciplinas facultativas no 3º ano e obrigatórias nos 1º e 2º anos do ensino médio.
  • C. Será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
  • D. Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; e, a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.

José Paulo, recém-nomeado gerente de produção em uma empresa fabricante de cosméticos, enfrentou um sério problema no final de seu primeiro mês à frente da área. Dois de seus subordinados executaram uma mesma atividade no processo de produção, o que gerou um atraso nas entregas da empresa e um grande prejuízo pelo descarte do material não aproveitável. Avaliando esse incidente, José Paulo reconheceu que, ao não explicitar claramente a tarefa que cada um dos subordinados deveria fazer, incorreu em falha em uma das funções básicas que um administrador deve desempenhar. Trata-se do (da):

  • A. planejamento;
  • B. organização;
  • C. direção;
  • D. controle;
  • E. observação.

Um elemento marcante na maioria das grandes organizações é sua cultura organizacional. Essa cultura é reconhecida como responsável por promover uma convergência nos comportamentos, valores e atitudes dos indivíduos, perpassando toda a organização, mas que pode trazer também desafios à introdução de mudanças nos processos internos e na incorporação de novas práticas de gestão que rivalizem com aspectos nela consolidados. A cultura organizacional é formada por processos de consolidação de camadas, que vão interagindo e consolidando as bases da cultura da organização. Essas camadas são formadas por:

  • A. valores, crenças, comportamento, pressupostos básicos tidos como óbvios;
  • B. tipo de autoridade, estrutura organizacional, grupos informais, tipo de orientação;
  • C. padronização, interação, remuneração, ética;
  • D. responsabilidade social, sustentabilidade, relação com os clientes e relação com os funcionários;
  • E. necessidades fisiológicas, princípios de segurança, valores sociais, autoconhecimento.

Proposta por Peter Drucker em 1954, na sua obra clássica The Practice of Management, a Administração por Objetivos (APO) um modelo de administração voltado a orientar a organização em torno de objetivos, exigia também adaptações internas nos processos e práticas de gestão que a diferenciavam de outros modelos utilizados à época. Sobre essas adaptações ou inovações, é correto afirmar que a APO:

  • A. exigia uma elevada participação dos funcionários e a integração com as chefias na definição dos objetivos;
  • B. caracterizou-se pela dependência de aprimoramento tecnológico e sociotécnico da empresa para sua implementação;
  • C. baseava-se na formalização dos processos e normas validados pelas lideranças em cada etapa;
  • D. estipulava uma maior hierarquização dos cargos, com funções mais claras e bem definidas;
  • E. estabelecia que cada funcionário deveria propor, anualmente, suas metas e objetivos de desenvolvimento pessoal.

O modelo de estratégias genéricas proposto por Michael Porter permite identificar duas vantagens competitivas para a empresa, que podem ser desdobradas segundo um escopo amplo ou focado. Usando esse modelo para analisar um evento histórico, o desenvolvimento da linha de montagem por Henry Ford, é possível relacionar o uso dessa linha de montagem com empresas que buscam posicionar-se estrategicamente por:

  • A. diferenciação no nicho;
  • B. liderança no custo total na indústria;
  • C. foco no cliente;
  • D. liderança no nicho do setor relativo;
  • E. diferenciação por customização do produto.

Uma empresa decide, após a expansão internacional de suas atividades produtivas e a diversificação da linha de produtos, promover a reorganização de sua estrutura baseada no estabelecimento de diversas unidades semiautônomas com foco em cada linha de produto, cliente e região. Essa opção de organização da estrutura organizacional é denominada:

  • A. funcional;
  • B. divisional;
  • C. matricial;
  • D. linear;
  • E. expansionista.

A análise SWOT é uma ferramenta que visa analisar a posição estratégica de uma empresa em um determinado ambiente competitivo. Os pontos ou aspectos analisados com base nessa ferramenta são:

  • A. produto, preço, praça e promoção;
  • B. fragilidades, vantagens, oportunidades e concorrentes;
  • C. forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  • D. política, Economia, ambiente, sociedade, tecnologia, legislação;
  • E. diversificação, capacidade de inovação, lucratividade e rivalidade.
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