Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A expressão Milk Run baseada na experiência dos antigos leiteiros norte-americanos, que deixavam galões vazios na porta de suas fazendas fornecedoras e levavam galões cheios no lugar, tendo, assim, a matéria-prima no momento que desejam.

Assim, é CORRETO definir a expressão Milk Run, como:

  • A. o método de gerenciar rotas alternativas, determinando a qualidade das peças a serem transportadas visando aproveitar as oportunidades de transportes.
  • B. a forma que a montadora encontrou para concentrar o fornecedor em menor quantidade possível, a fim de promover caminhos alternativos para evitar gastos com combustíveis.
  • C. o método de acelerar o fluxo de materiais entre plantas, no qual os veículos seguem uma rota para fazer múltiplas cargas e entregas em muitas plantas.
  • D. o método de armazenagem de peças onde, diversos operadores logísticos executam a tarefa de determinar a roteirização minimizando sua capacidade e buscando rotas alternativas.

“(...) O atual ambiente de negócios exige operações logísticas mais rápidas e de menor custo, capazes de suportar estratégias de marketing, gerenciar redes de fornecedores e clientes, e viabilizar práticas como Just-In-time. O fundamento básico do Cross-Docking é o roteamento dos produtos que vêm dos fornecedores para os consumidores sem estocagem. Por definição, o Cross-Docking é uma operação na qual os produtos são roteados aos seus destinos tão logo são recebidos em um armazém ou centro de distribuição”.

Dentre as vantagens do Cross-Docking podemos citar:

  • A. Gerência nem sempre possui uma visão holística e orientada da cadeia de suprimentos e medo de stock-out pela ausência de estoque de segurança.
  • B. Requer sincronização dos fornecedores e demanda, e diminuição do turn-over no CD.
  • C. Incremento da complexidade das entregas nas lojas e redução de custos.
  • D. Redução da área física necessária no CD e aumento do turn-over no CD.

Como o canal de distribuição que trata dos fluxos de produtos e informações na distribuição física, temos o canal de suprimento. As atividades identificadas no canal de suprimento são fundamentais para a administração de materiais, pois afetam a economia e a eficácia do movimento de materiais.

Dentre as tarefas executadas pelo canal de suprimento, podemos considerar:

  • A. transporte dos carregamento até o local de destino da mercadoria e preservação de estoques.
  • B. inicialização e transmissão dos pedidos de compras e manutenção dos estoque na planta.
  • C. finalização dos pedidos de compras e transporte dos carregamentos até o local da fábrica.
  • D. preservação dos estoques e finalização dos pedidos de compras.

Estabelecer os níveis de estoque e sua localização é parte do problema global do planejamento logístico. O objetivo do controle de estoque é otimizar o investimento em estoque, aumentando o uso dos meios internos da empresa, diminuindo as necessidades de capital investido.

É importante destacar que todas as decisões tomadas sobre um dos tipos de estoque influenciarão os outros tipos.

Dentre os objetivos a serem alcançados para melhoria do controle de estoque, é CORRETO destacar:

  • A. Balanceamento de custos de manutenção de estoques, de aquisição e de faltas, e objetivos de nível de serviço.
  • B. Balanceamento de compras de matéria prima, terceirização de estoques e aumento da disponibilidade de estoque conforme necessidade da área de marketing.
  • C. Previsão de demanda e das incertezas para buscar maiores quantidades de pedidos.
  • D. Objetivos de estoque e incremento dos custos de aquisição e manutenção dos estoques.

A auditoria de comunicação é uma avaliação dos processos comunicativos desenvolvidos numa organização com o objetivo de determinar e aferir as condicionantes comunicativas do sucesso ou insucesso da organização e mesmo de sua sobrevivência.

Para tanto, a auditoria de comunicação deve abranger a análise de algumas áreas.

Assim sendo, é INCORRETO afirmar que

  • A. a política de comunicação escrita formal, o posicionamento da comunicação entre as prioridades da direção organizacional e o grau de centralização ou descentralização da comunicação integralizam a filosofia da comunicação.
  • B. a estrutura organizacional, o balanço de deveres e direitos em cada posição hierárquica, os níveis salariais e os problemas organizacionais , como o absenteísmo , integram a organização, os colaboradores e as recompensas da empresa.
  • C. as publicações, manuais, boletins, televisão interna, vídeos, slides, intranet, teleconferência etc ; integram os meios existentes de comunicação e seu uso.
  • D. os objetivos que a entidade pretende atingir , com e sem o apoio das políticas comunicacionais ao curto prazo, integram e ratificam os objetivos da entidade.

A arquitetura organizacional significa as formas pelas quais as organizações se estruturam, coordenam as atividades e administram objetivos traçados.

As organizações voltadas para essa abordagem tem características denominadas sete cês

É CORRETO afirmar que os sete cês são

  • A. clima bom, celebração e correção do curso, comunicação, conexão, cocriação, comprometimento, confiança.
  • B. clima bom, cenário de qualidade, comunicação, conexão, confiança, comprometimento, celebração e correção do curso.
  • C. cenário de qualidade, comunicação, clima bom, comprometimento, conciliação, confiança, cocriação.
  • D. conciliação, clima bom, conexão, confiança, comprometimento, celebração e correção do curso, cocriação.

Entende-se por informação digital tudo aquilo que é passível de ser organizado ou transferido eletrônicamente. A rigor, seu objetivo deve ser centrado na aquisição e divulgação do conhecimento, proporcionando o desenvolvimento intelectual ao ser humano. Para Tomsen (2003), a informação digital agrega quatro fatores de valorização.

Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

  • A. Credibilidade – autoridade de fonte de conteúdo, produto ou serviço.
  • B. Relevância – traduzindo o impacto da informação numa decisão.
  • C. Utilidade – para o dia a dia do usuário.
  • D. Temporalidade – a informação sem definição de prazos.

De acordo com Marlene Marchiori (2006), não há mais como trabalhar a estrutura técnica. É preciso atuar na instância humana, ou seja, a estrutura de negócios não pode estar dissociada da estratégia de pessoas.

O segredo para essa conquista é um processo de comunicação efetivo.

Com base no processo de qualidade da comunicação interna, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Políticas e estratégias definidas e transparentes, interatividade.

( ) Utilização de um canal específico, valorização das redes de liderança: formais e Informais.

( ) Mensuração e tomada de decisões para novo planejamento, diálogo aberto entre decisão e funcionários.

( ) Seleção de informações que contribuam para incremento do nível de conhecimento, adaptação do formato e discurso, para atingir diferentes categorias de funcionários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V V V V.
  • B. V F V V.
  • C. V V F F.
  • D. F F V V.

As organizações são convidadas a exercer novos papéis na construção da cidadania, sendo muito grande o número de programas ligados a projetos sociais e a parcerias com o terceiro setor. É necessário entender as diferenças entre filantropia e compromisso social.

Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

  • A. Filantropia: participação proativa – Compromisso social: participação reativa
  • B. Filantropia: motivação humanitária - Compromisso social: sentimento de responsabilidade.
  • C. Filantropia: resultados; gratificação pessoal - Compromisso social: resultados preestabelecidos.
  • D. Filantropia: a ação é por opção do dirigente - Compromisso social: Incorporada na cultura da empresa.

A organização aberta em rede, organiza-se em torno de um processo e não de uma tarefa; promove gestões de equipe e mensura resultados.

Tapscott e Castan (1995) caracterizam a organização aberta em rede em quatro novos paradigmas:

I. Nova tecnologia – novas metas para a tecnologia da informação aberta e centrada no usuário.

II. Novo ambiente empresarial – mercado dinâmico, fechado e volátil.

III. Nova empresa – organização aberta, atuando em rede e fundamentada na informação.

IV. Nova ordem geopolítica – realidade mundial aberta, volátil e multipolar.

Estão CORRETAS:

  • A. I, II, III apenas.
  • B. I, II, IV apenas.
  • C. I, III, IV apenas.
  • D. II, III, IV apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...