Questões de Administração do ano 2014

Lista completa de Questões de Administração do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A fim de que a gestão do conhecimento seja factível, as organizações devem dispor de uma série de aspectos contextuais que facilitem a aprendizagem individual e coletiva, bem como a transferência entre um e outro nível de análise. Sobre as características desse contexto favorável à criação do conhecimento organizacional, é correto afirmar que:

  • A. A estabilidade organizacional, um processo contínuo e formal de manutenção das premissas de uma organização liderado pela alta administração, é imprescindível a criação de conhecimento em empresas inseridas em contextos de acirrada competição.
  • B. A determinação de objetivos, metas e estratégias organizacionais pode representar um obstáculo à criação do conhecimento organizacional à medida que vincula os processos formais e informais de aprendizagem individual e coletiva às diretrizes da organização.
  • C. A delimitação precisa dos espaços e postos ocupacionais constitui uma condição para a criação de conhecimento organizacional conquanto favorece a sistematização de ideias, sugestões e recomendações sobre as exigências operacionais imediatas dos membros da organização.
  • D. sistematização de ideias, sugestões e recomendações sobre as exigências operacionais imediatas dos membros da organização.
  • E. A fim de que o conhecimento organizacional seja fonte de sustentação dos diferenciais competitivos de uma empresa, equipes de trabalho e indivíduos devem gozar de autonomia a fim de que se motivem para a criação de novos conhecimentos.

Uma espiral do conhecimento pode ser ampliada a partir da transferência do conhecimento do nível individual para o de grupos e equipes, e desse para o nível da organização. A cada estágio desse processo de transferência, uma combinação diferente das entidades de criação do conhecimento se faz pertinente. Acerca do assunto, pode-se afirmar que:

  • A. O compartilhamento e a criação de conhecimento tácito a partir da experiência direta representa o modo como o conhecimento flui de indivíduos para indivíduos.
  • B. A transferência de conhecimentos dos indivíduos para a organização pode ser exemplificada a partir da elaboração de manuais de processos e procedimentos de trabalho.
  • C. A transferência de conhecimentos dos indivíduos para a organização pode ser exemplificada a partir da elaboração de manuais de processos e procedimentos de trabalho.
  • D. A aprendizagem e a aquisição de novos conhecimentos tácitos a partir da vivência de práticas promove a transferência do conhecimento dos grupos e equipes de trabalho para a organização.
  • E. A sistematização e a aplicação do conhecimento explícito e de informações constituem vias pelas quais o conhecimento é transferido dos indivíduos para os grupos e equipes de trabalho.

A criação do conhecimento organizacional tem em seu cerne o processo contínuo e dinâmico de síntese, de administração de paradoxos, de reconciliação de opostos, enfim. Nesse sentido, o melhor caminho para a gestão do conhecimento organizacional depende do exercício do raciocínio dialético sobre uma série de aspectos. A esse respeito, pode-se afirmar que:

  • A. O design organizacional apropriado à criação do conhecimento não deve conter elementos de estruturas hierárquicas em razão da disfuncionalidade que apresentam diante de demandas de iniciativa pessoal e de mudança organizacional.
  • B. A gestão do conhecimento estrutura-se em uma perspectiva bottom-up (de baixo para cima) de administração à medida que reconhece um fluxo de conhecimentos que se origina no nível individual e alcança, finalmente, toda a organização.
  • C. Atribui-se ao indivíduo a responsabilidade pela criação do conhecimento, enquanto aos grupos e à própria organização competem, respectivamente, a síntese e a amplificação do conhecimento.
  • D. A criação de novos conhecimentos resulta de um processo que amplifica os conhecimentos explícitos adquiridos pelos indivíduos por meio do estímulo à sua transferência para os grupos e equipes de trabalho, até que sejam tacitamente integrados aos padrões de comportamento e produção da organização.
  • E. A maioria dos modos de conversão do conhecimento propostos pelos autores mencionados aponta para a prevalência das experiências formais e sistemáticas de aprendizagem sobre aquelas de natureza informal.

A gestão do conhecimento deve amparar os administradores a tratarem os conhecimentos, de modo prático, como recursos. Nesse sentido, uma série de processos essenciais devem ser realizados com a intenção de tornar aplicável as ideias propagadas pelas principais referências da área: identificação; retenção; utilização; distribuição; desenvolvimento; e aquisição de conhecimento. Considerando o exposto, pode-se afirmar que:

  • A. A armazenagem do conhecimento então criado torna-se mais irrelevante na medida em que o estágio de internalização, relativo à aprendizagem e à aquisição de novos conhecimentos tácitos a partir da prática, é alcançado na organização.
  • B. Os processos de identificação e distribuição do conhecimento constituem uma garantia de que os conhecimentos serão utilizados nas atividades da organização.
  • C. A gestão do conhecimento, à medida que diz respeito aos fluxos entre conhecimentos tácitos e explícitos e níveis diversos de análise, deve basear-se utilização de fontes internas para aquisição de conhecimentos.
  • D. O processo de compartilhamento e distribuição fundamenta-se na premissa de que diferenças nas demandas individuais e coletivas por conhecimento são relevantes, de forma que é preciso determinar o nível de acesso ao conhecimento disponível na organização.
  • E. desenvolvimento do conhecimento pressupõe a criação de novos conhecimentos organizacionais, de modo que investimentos em pesquisa e desenvolvimento tornam-se mais relevantes do que o exame dos processos produtivos da organização.

A fim de gerenciarem seus próprios conhecimentos, as organizações adotam uma série de iniciativas convergentes com os modos de conversão entre conhecimentos tácitos e explícitos e os fluxos organizacionais da aprendizagem organizacional. Nesse sentido, formas de criação de conhecimento organizacional podem ser elencadas: aquisição; recursos dirigidos; fusão; adaptação; e redes de conhecimento. Em relação ao tópico, pode-se afirmar que:

  • A. A estruturação de universidades corporativas relaciona-se à adaptação, forma pela qual os conhecimentos organizacionais são resultantes de uma busca permanente pela criação de novos produtos e serviços.
  • B. Recursos dirigidos são instanciados por meio da estruturação de unidades com a finalidade de criação do conhecimento, como no caso das bibliotecas corporativas.
  • C. Simulações de previsão de tendências ilustram a formação de redes, forma pela qual novos conhecimentos são absorvidos e integrados à base de conhecimentos à disposição na organização.
  • D. A criação de comunidades de práticas das quais participem os funcionários da empresa, e também os demais participantes da cadeia de valor da organização, representa uma estratégia de criação do conhecimento do tipo aquisição.
  • E. Compras de outras organizações podem ser considerados exemplos de fusão, uma forma de a organização obter conhecimento de fontes externas por tempo determinado ou permanentemente.

Para a maioria dos profissionais e estudiosos de marketing, são cinco as principais áreas de análise que compõem a formulação da estratégia da área. São elas: Clientes,

  • A. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • B. Companhia, Cotistas, Colaboradores e Contexto.
  • C. Companhia, Concorrentes, Colaboradores e Contexto.
  • D. Companhia, Concorrentes, Compradores e Contexto.
  • E. Cotistas, Concorrentes, Colaboradores e Compradores.

Para Norbert Wiener, “a soma da informação em um sistema é a medida de seu grau de organização; a ____________ é a medida de seu grau de desorganização; um é o negativo do outro”.

O termo que completa a afirmação do conceito elaborado pelo matemático americano é

  • A. decalagem
  • B. difração
  • C. hiponímia
  • D. entropia
  • E. isotopia

  • A. ao processo pelo qual uma pessoa ou organização inicia o uso de produto ou serviço.
  • B. à estratégia de produzir um único produto ou serviço e oferecê-lo aos consumidores com um único programa de mercado.
  • C. ao conjunto de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado.
  • D. à medida de variação do preço, que consiste na diferença entre o maior e o menor valor.
  • E. ao processo para assegurar a qualidade da tomada de decisão, dando ênfase especial a áreas de incerteza sobre o problema.

A pedido do governador, a Desenvolve SP encarregou um grupo de funcionários para que realizassem uma análise Swot. Por meio dessa ferramenta, a Agência de Fomento do Estado de São Paulo S. A. poderá

  • A. mapear o cenário em que se insere a agência para projetar a sua posição em relação à concorrência, visando às oportunidades do mercado.
  • B. identificar as fraquezas das concorrentes com a finalidade de preencher a lacuna criada com a ausência de oferta.
  • C. determinar a posição atual da agência e antecipar o seu futuro, visando às oportunidades e aos perigos possíveis de serem projetados.
  • D. descobrir as ações que estão sendo planejadas pelos concorrentes com a finalidade de criar antídotos para não perder mercado.
  • E. elaborar um projeto de ação que consiga oferecer serviços e produtos de acordo com as necessidades do mercado.

  • A. A-I; B-II; C-III; D-IV.
  • B. A-IV; B-III; C-II; D-I.
  • C. A-III; B-IV; C-I; D-II.
  • D. A-II; B-IV; C-I; D-III.
  • E. A-II; B-IV; C-III; D-I.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...