Questões de Administração do ano 2014

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Sobre as barreiras da Comunicação Interna é INCORRETO afirmar:

  • A. A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.
  • B. As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.
  • C. As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto.
  • D. A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral.
  • E. O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais.

A Comunicação Interna utilizada na gestão organizacional é caracterizada por

  • A. utilizar como veículos relatórios, circulares, boletins, folhas soltas, folhetos completos, folders, jornais, revistas, manuais de instrução e apostilas.
  • B. responder por planejamento e execução de campanhas de opinião pública.
  • C. utilizar conceitos de segmentação de mercado, de pesquisa de consumidores, de configuração de ideias, de comunicação, de facilitação de incentivos e a teoria da troca, a fim de maximizar a reação do grupo-alvo.
  • D. ter como uma das suas atribuições a organização e a constante atualização de um mailing-list (relação de veículos de comunicação, com nomes de diretores e editores, endereço, telefone, fax e e-mail).
  • E. não fazer parte da Comunicação Organizacional.

O comprometimento com patamares crescentes de desempenho excelente é uma exigência gerencial contemporânea. Requer preparação e torna o gestor público responsável pelo êxito do programa. Nesse sentido, considere:

I. O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais, dos fatores genéricos e burocráticos para a sustentação do processo, do indivíduo para a equipe.

II. O desempenho não é o aspecto crítico central na tomada de decisão vinculada ao gerenciamento de pessoas.

III. O diagnóstico da situação atual constitui-se numa fonte de informação relevante à definição de objetivos, resultados e metas, permitindo identificar os problemas de desempenho vigente.

IV. A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e III.

  • A. A-I; B-III; C-IV; D-II.
  • B. A-II; B-III; C-I; D-IV.
  • C. A-II; B-IV; C-I; D-III.
  • D. A-IV; B-II; C-III; D-I.
  • E. A-III; B-IV; C-II; D-I.

A evolução na Gestão de Pessoas passa por paradigmas sobre o RH. Segundo Boog (1999, p.10), o modelo de RH “Holístico” tem como característica:

  • A. a visão predominantemente interna à empresa.
  • B. a qualidade de vida no trabalho.
  • C. as carreiras especializadas / alta mobilidade vertical.
  • D. o RH nível burocrático e operacional.
  • E. o treinamento restrito às tarefas definidas na descrição do cargo.

Determinada instituição, em fase de diagnóstico organizacional, necessita melhorar a gestão do clima e da sua cultura organizacional. Sobre o assunto é correto afirmar:

  • A. A mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização.
  • B. O Ambiente Geral é composto pelas variáveis econômicas, socioculturais, tecnológicas, concorrentes, demográficas e legais.
  • C. Entende-se por Cultura Organizacional o conjunto de percepções, conceitos e sentimentos que as pessoas compartilham a respeito da organização e que afetam, de maneira positiva ou negativa, a forma como as pessoas ou grupos se relacionam no ambiente de trabalho.
  • D. No Ambiente Interno a gestão de pessoas torna-se ainda mais complexa quando considera os traços e valores culturais coexistentes aos traços e valores da burocracia estatal e os específicos àqueles de cada subcultura.
  • E. Os gerentes que querem prevenir insatisfações devem manter as condições de trabalho em um nível apropriado, postula a Teoria da Realização, de David McClelland.

Há cinco níveis do processo de avaliação de Retorno do Investimento em Treinamentos. Aquele que gera análise do comportamento antes do processo de capacitação, é chamado de

  • A. aprendizado.
  • B. retorno sobre o investimento.
  • C. reação & ação planejada.
  • D. mudanças de capturas de impacto.
  • E. aplicação e implementação.

  • A. A-I; B-III; C-II.
  • B. A-II; B-I; C-III.
  • C. A-II; B-III; C-I.
  • D. A-I; B-II; C-III.
  • E. A-III; B-II; C-I.

Sobre as variáveis componentes dos indicadores de uma área de Recursos Humanos, é correto afirmar:

  • A. A variável Quantidade retrata a produção total e a demanda atendida.
  • B. Os padrões de qualidade fazem parte da variável Quantidade.
  • C. C) Os prazos estabelecidos e o tempo por tarefa fazem parte da variável Custo.
  • D. A variável Qualidade trata da demanda atendida e da produção total do serviços.
  • E. O custo unitário e o custo total programado fazem parte da variável Quantidade.

Os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores e agindo de acordo com a maturidade da equipe. Essa visão caracteriza o estilo de liderança denominado:

  • A. Traços da Personalidade.
  • B. Autocrática ou Autoritária.
  • C. Situacional.
  • D. Visionária.
  • E. Carismática.
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