Questões de Administração do ano 2014

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Sobre Indicadores de Desempenho é correto afirmar:

  • A. Uma das dimensões de análise é a Eficiência, que avalia a relação entre os resultados alcançados e os objetivos que motivaram a atuação institucional.
  • B. Não servem de apoio à tomada de decisão.
  • C. As variáveis componentes são: custo, tempo e qualidade.
  • D. A utilização deles permite que as organizações consigam focar em todas as áreas e processos, levando a transformações estruturais e funcionais.
  • E. O IDH, muito utilizado na gestão das políticas públicas, é o resultado da ponderação de três temas distintos (economia, saúde e educação).

  • A. A-I; B-II; C-V; D-IV; E-III.
  • B. A-IV; B-II; C-V; D-I; E-III.
  • C. A-III; B-IV; C-V; D-I; E-II.
  • D. A-II; B-V; C-I; D-III; E-IV.
  • E. A-V; B-III; C-II; D-I; E-IV.

A função de compras é um segmento essencial no departamento de Materiais ou Suprimentos, e tem como objetivos básicos:

I. Alcançar um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender a demanda prevista.

II. Comprar materiais e insumos aos menores preços, respeitando padrões de qualidade e quantidade.

III. Procurar sempre fontes múltiplas de fornecimento para a manutenção do grau de atendimento e do relacionamento com o fornecedor.

IV. Coordenar o fluxo de materiais de modo que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa.

V. Procurar, sempre dentro de uma negociação, ter poder de barganha que obrigue o fornecedor a reduzir sua margem de lucro aos menores níveis possíveis.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I, II e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. II, IV e V.

Manter estoques em uma organização representa custos e benefícios. São obstáculos enfrentados pelo administrador diretamente relacionado à manutenção de estoques, EXCETO:

  • A. atendimento ao cliente.
  • B. custo de transporte.
  • C. custo de emissão de pedidos.
  • D. custo de mão de obra.
  • E. manuseio de mercadorias.

NÃO se inclui no ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua, a etapa de

  • A. execução, que implementa as atividades propostas no planejamento.
  • B. planejamento, que estabelece objetivos, metas e os meios para alcançá-los.
  • C. diagnóstico, que identifica o potencial de crescimento, bem como as falhas existentes e dimensiona o tempo necessário para a melhoria do processo.
  • D. controle/verificação, que controla e monitora a execução e verifica o grau de cumprimento do que foi planejado.
  • E. ação avaliativa/corretiva, que identifica eventuais falhas e as corrige, a fim de melhorar a execução.

Acerca do conceito de Gestão por Competências, considere: I. Objetiva mapear as competências necessárias para a organização, identificar as competências já disponíveis e gerenciar, com vistas a eliminar, as lacunas ou gaps identificados. II. Possui foco no aprendizado e aprimoramento constante do empregado, realizando, como etapa vinculada à remuneração por resultados, o mapeamento das competências adquiridas. III. Aplica-se, também, às ações de recrutamento e seleção de pessoal, como forma de minimizar as lacunas de competência identificadas na organização. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. II.

A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas:

  • A. PMBOK, que consiste em um programa de certificação de projetos de acordo com o seu grau de maturidade, buscando o aperfeiçoamento da gestão.
  • B. Programa 5S, que objetiva aumentar a produtividade, otimizando os insumos necessários para a realização de um projeto.
  • C. Reengenharia, que propõe abandonar os processos existentes, aplicando o princípio da “folha em branco” para definir a melhor forma de gerenciar um projeto.
  • D. Critical Path Method − CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utili zando o conceito de caminho crítico.
  • E. Business Process Management − BMP, que divide os projetos em 3 dimensões: principal, secundário e gerencial.

O Programa da Qualidade do Serviço Público − PQSP, implementado na década de 1990, propugnou a implantação de um modelo de excelência em gestão pública, contemplando

  • A. a atenção prioritária ao cidadão e à sociedade, como destinatários dos serviços públicos, atuando como elemento mitigador das restrições legais que dificultam a disponibilização de tais serviços.
  • B. a adoção, com as adaptações necessárias ao setor público, do modelo matricial de competências, com a departamentalização das atividades para melhor controle dos resultados obtidos.
  • C. a eficiente alocação de recursos públicos, entre seus objetivos, expressada na máxima “fazer mais com menos”, que é utilizada como elemento mitigador da avaliação dos serviços pelos usuários.
  • D. um conjunto de normas (leis, decretos e resoluções), como dimensão formal, que aferem o desempenho do servidor, tendo como métrica a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços, e fundamentam a remuneração por resultados.
  • E. um sistema de avaliação continuada da gestão pública, identificando os pontos fortes e os aspectos gerenciais pouco desenvolvidos, identificados na linguagem do programa como oportunidades de aperfeiçoamento da organização, que devem ser objeto de ações de melhoria.

O PMBOK, uma das mais conhecidas publicações do Project Management Institute − PMI acerca da gestão por projetos, contempla nove áreas de conhecimento, entre elas:

  • A. o mapeamento de competências, propondo o desenvolvimento de uma matriz adequada para cada projeto.
  • B. o gerenciamento do escopo, consistente na descrição detalhada do projeto e do produto, descrevendo os processos de trabalho que asseguram a execução do projeto.
  • C. a estrutura analítica do projeto, que diz respeito à identificação e análise dos riscos que podem comprometer o alcance dos objetivos do projeto.
  • D. o controle de resultados, que avalia a satisfação do usuário com o grau de qualidade do produto decorrente do projeto.
  • E. o caminho crítico, correspondente a uma representação gráfica organizada e hierárquica de todo o trabalho de um projeto.

Processo pode ser conceituado como um grupo de atividades realizada em uma sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. Uma das classificações possíveis diz respeito aos níveis do processo, onde

  • A. macroprocesso é o output do processo, ou seja, sua visão externa.
  • B. tarefa é o input do processo, correspondente à cada atividade que o compõe.
  • C. subprocessos são as externalidades derivadas de um processo, podendo ser positivas ou negativas.
  • D. processos auxiliares são aqueles ligados às estratégias utilizadas na tomada de decisão, na coordenação dos demais processos e na avaliação de resultados.
  • E. atividade é um conjunto de tarefas com procedimentos definidos que descrevem o passo a passo para a execução de acordo com algum método/ técnica.
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