Questões de Administração do ano 2014

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Segundo Mintzberg, o administrador deve desempenhar papéis que são padrões de comportamentos esperados. Entre eles, está o papel interpessoal, que envolve

  • A. símbolos, liderança e elementos de ligação.
  • B. soluções de conflitos, negociações e empreendedorismo.
  • C. monitoramento, disseminação e ser porta-voz.
  • D. partilha de informações, ações corretivas e participação em eventos.

Todo gestor deve realizar o processo administrativo, que é formado por quatro funções administrativas. Entre elas, encontra-se a função

  • A. finanças.
  • B. produção.
  • C. planejamento.
  • D. marketing.

Henry Fayol, um dos primeiros teóricos da administração, estabeleceu quatorze princípios da administração. Segundo Sobral e Peci (2013), um deles é o princípio da centralização, que consiste em

  • A. especificar a importância relativa do papel do superior e do subordinado, levando em conta a vontade dos dirigentes e as circunstâncias.
  • B. manter as pessoas na mesma função o tempo necessário para desempenhá-la bem, evitando-se a alta rotatividade.
  • C. proporcionar aos subordinados a liberdade de propor, conceber e executar ações.
  • D. tratar de forma benevolente e justa o pessoal administrativo.

Todas as organizações possuem características da burocracia. Uma delas que, por definição, trata da questão do recrutamento e de suas regras previamente estabelecidas, o que garante a igualdade de oportunidade no acesso à carreira, é conhecida como

  • A. hierarquia.
  • B. profissionalismo.
  • C. autoridade.
  • D. impessoalidade.

O ambiente organizacional é formado por três subambientes, e cada um deles possui diferentes variáveis. Fazem parte do ambiente organizacional, conhecidas como tarefa, as seguintes variáveis:

  • A. a política da organização e a ecologia.
  • B. as questões demográficas e as diretrizes da empresa.
  • C. os distribuidores e as questões políticas nacionais.
  • D. os agentes reguladores e os concorrentes.

A função “organização” trata das questões relacionadas ao poder e à estrutura organizacional. Um dos itens analisados é a autoridade de linha, que se refere

  • A. à capacidade de exercer influência sobre uma pessoa ou um grupo, de forma a alterar seu comportamento.
  • B. à capacidade de influenciar, aconselhando e prestando assistência aos gestores de linha na execução das suas funções.
  • C. ao poder de comandar e controlar os subordinados na execução de tarefas específicas relacionadas com as atividades finais da organização.
  • D. ao grau de padronização dos comportamentos e processos de trabalho em regras, normas e procedimentos.

As organizações possuem diferentes tipos de estruturas. Uma delas é a que agrupa as atividades e tem como característica a similaridade de tarefas, habilidades, recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função. Essa é a estrutura

  • A. linear.
  • B. matricial.
  • C. por projetos.
  • D. funcional.

Um dos conceitos de finanças é o de patrimônio líquido, que significa

  • A. o conjunto de bens e direitos detidos pela empresa.
  • B. o valor contábil dos recursos próprios aplicados no negócio pelos sócios ou acionistas.
  • C. a parcela do lucro líquido que é distribuída aos acionistas.
  • D. a folga financeira calculada pela diferença entre ativo circulante e passivo circulante.

A responsabilidade social das organizações pode ser direcionada para dois grupos, os de interesses primários e os de interesses secundários. Fazem parte do grupo de interesse secundário:

  • A. as entidades de classe.
  • B. os fornecedores.
  • C. as comunidades locais.
  • D. os acionistas.

Segundo Williams (2010), para Kurt Lewin o gerenciamento da mudança organizacional, visando eliminar a resistência à mudança, é um processo que envolve convencimento, intervenção da mudança e solidificação. Esse autor define convencimento como

  • A. a oposição à mudança resultante de interesse próprio, incompreensão e desconfiança.
  • B. a ação de fazer com que as pessoas afetadas pela mudança acreditem que ela é necessária.
  • C. o apoio e o reforço às novas mudanças para que elas permaneçam.
  • D. o processo usado para fazer com que funcionários e gestores mudem seu comportamento e suas práticas.
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