Questões de Administração do ano 2014

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O processo organizacional compreende quatro aspectos: o planejamento, a organização, a direção e o controle. Quanto ao controle da ação empresarial, assinale a alternativa correta.

  • A. Para que uma organização realize o controle organizacional, não é necessária a existência de objetivos e planos previamente delimitados, já que seu foco de análise se restringe aos resultados alcançados pela empresa.
  • B. Para o nível institucional da organização, o tipo de controle a ser empregado é o controle tático.
  • C. O controle organizacional não serve, em nenhuma hipótese, para controlar e limitar a autoridade exercida dentro da organização, já que seu foco é na padronização da qualidade dos produtos e serviços, e não nas pessoas.
  • D. O controle permite que haja a mensuração e a avaliação dos resultados gerados por planejamento, organização e direção.
  • E. Como o nível operacional trabalha no curto prazo, nele a ação corretiva não é uma fase do controle, sendo realizada apenas no nível institucional e intermediário.

Com relação à comunicação, é correto afirmar que para se obter a redução das incertezas, a melhoria do desempenho e a satisfação de uma equipe,

  • A. quanto maior for a respectiva distorção, maior será o resultado na compreensão dos funcionários.
  • B. afirma-se que o fluxo da comunicação tem que ter o uso extensivo dos canais verticais, horizontais e informais.
  • C. é obrigatória a compreensão somente pelo dirigente das metas, em relação ao feedback e às outras mensagens.
  • D. existe a perfeição e a tangibilidade.
  • E. é importante preocupar-se com o fluxo da comunicação, e com o uso extensivo na perfeição e tangibilidade.

O líder é quem trata de assuntos não palpáveis no âmbito organizacional. Com base nessa informação, é correto afirmar que o conceito de liderança é

  • A. conectar pessoas da organização ao negócio..
  • B. colocar para trabalhar as pessoas da organização no negócio
  • C. obter e manter as pessoas da organização agindo e trabalhando na presença de um líder.
  • D. mandar que os outros façam algo que deva ser feito.
  • E. mobilizar os outros a batalhar.

Embora seja discricionário e não faça parte das exigências funcionais de um funcionário, ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. É correto afirmar que esses conceitos se aplicam ao aspecto

  • A. comportamento da cidadania organizacional.
  • B. desvios de comportamento no ambiente de trabalho.
  • C. rotatividade.
  • D. absenteísmo.
  • E. produtividade.

Assinale a alternativa que descreve as etapas consecutivas do ciclo motivacional, enfatizando a satisfação de uma necessidade.

  • A. Equilíbrio interno, estímulo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação.
  • B. Satisfação, equilíbrio interno, estímulo, necessidade, tensão e comportamento ou ação.
  • C. Satisfação, equilíbrio externo, estímulo, necessidade, tensão e comportamento ou ação.
  • D. Equilíbrio externo, estímulo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação.
  • E. Necessidade, tensão, comportamento ou ação, satisfação, equilíbrio interno e estímulo.

O trabalho em equipe é praticar

  • A. o melhor desempenho das ideias entre os gerentes.
  • B. um desempenho eficiente entre os subordinados.
  • C. o melhor relacionamento entre os gerentes e os subordinados.
  • D. uma boa convivência entre os gerentes e os subordinados.
  • E. o melhor desempenho das ideias entre os gerentes e os subordinados.

As unidades organizacionais e a distribuição de tarefas contam com diversas formas de departamentalizar. A departamentalização funcional

  • A. é bastante simples e tem base em um critério numérico. A ideia é designar um responsável por número específico de subordinado.
  • B. é bastante comum e agrupa os empregados de acordo com as funções que desempenham.
  • C. vem se tornando cada vez mais frequente, basta considerar as inúmeras multinacionais que segmentam a cadeia produtiva em diferentes partes do planeta.
  • D. visa gerenciar as atividades relativas a cada tipo de produto.
  • E. é um tipo de distribuição de tarefas orientado para o mercado e agrupa as atividades de acordo com cada público-alvo.

Suponha que a Funpresp-Exe tenha tomado medidas para reduzir o custo com o atendimento ao público, conseguindo melhoria dos resultados por parte dos funcionários e alcançando alto nível de satisfação dos clientes. O fato é caracterizado como

  • A. eficácia na liderança.
  • B. produtividade eficaz.
  • C. produção eficaz.
  • D. eficiência produtiva.
  • E. eficácia produtiva.

A confiança entre supervisores e funcionários está relacionada aos resultados positivos alcançados por uma organização. Assinale a alternativa que indica a consequência da confiança demonstrada em uma pesquisa organizacional.

  • A. A confiança não encoraja a assumir riscos.
  • B. Os grupos confiáveis são mais eficientes.
  • C. A confiança facilita a centralização de informações.
  • D. A confiança melhora a produção.
  • E. Os grupos confiáveis são mais eficazes.

Um serviço de atendimento ao público com qualidade exige muito quanto ao desempenho dos

  • A. fornecedores.
  • B. consumidores.
  • C. funcionários.
  • D. parceiros.
  • E. atravessadores.
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