Questões de Administração do ano 2015

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As sociedades modernas são constituídas de organizações, que podem ser formais ou não. Quanto às organizações formais modernas ou burocracias, para distingui-las das organizações ou grupos informais, elas apresentam como características principais,

  • A. formalização das comunicações, impessoalidade nos relacionamentos e profissionalismo como critério de contratação e de promoção.
  • B. estrutura organizacional formada por níveis hierárquicos rígidos, regras implícitas e individualismo.
  • C. divisão de trabalho coordenada para reunir, unificar e harmonizar as atividades da organização, previstas nos fluxogramas.
  • D. departamentalização por função, que define as responsabilidades dos servidores individualmente e como integrantes de um grupo.
  • E. são coercitivas, utilitárias e normatizadas.

As organizações de hoje operam em um ambiente cada vez mais dinâmico, exigindo que elas se adaptem constantemente a novas situações. Por isso, a redução dos níveis de burocratização é importante para que a organização consiga promover mudanças e melhorias nos processos de trabalho. Uma das ferramentas utilizadas para análise e melhoria de processos é o ciclo PDCA, cujo objetivo é

  • A. organizar a análise e a solução de problemas, facilitando a implantação de uma filosofia de aperfeiçoamento contínuo dos processos da organização.
  • B. permitir o surgimento de uma nova divisão estrutural e funcional na execução dos processos.
  • C. agilizar a implementação de medidas para tornar a Administração pública mais transparente, participativa e proativa.
  • D. permitir a adoção, pela Administração pública, de grandes, rápidas e radicais mudanças nos processos.
  • E. realizar uma análise de cenários futuros, mapeando as oportunidades e os riscos incorridos pela Administração.

Segundo a metodologia do Project Management Institute − PMI, o gerenciamento de projetos é realizado pela aplicação e integração de 5 grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Considerando esses processos, o grupo de

  • A. controle realizará a garantia da qualidade.
  • B. execução realizará o controle da qualidade.
  • C. planejamento elaborará o plano de gerenciamento do projeto.
  • D. iniciação definirá a Estrutura Analítica do Projeto − EAP.
  • E. encerramento realizará o controle integrado de alterações.

As organizações estão, a cada dia, mais preocupadas com o processo de mudança na economia, uma realidade que gera riscos e oportunidades. Para enfrentar esse desafio, na preparação do planejamento estratégico, realiza-se uma análise integrada do ambiente interno e externo. Nesse processo, também chamado de analise SWOT, identificam-se as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças. Considerando o relacionamento com o ambiente,

  • A. os pontos fortes são vantagens que o ambiente externo oferece e que a organização consegue controlar.
  • B. as ameaças são dificuldades que o ambiente interno oferece, mas que a organização não consegue controlar.
  • C. as oportunidades são vantagens que o ambiente externo oferece e que a organização pode aproveitar.
  • D. os pontos fracos são dificuldades que o ambiente externo oferece e que a organização não consegue controlar.
  • E. as oportunidades e ameaças são vantagens e dificuldades que permitem conhecer os riscos internos e externos e que a organização não consegue controlar.

Melhorar as práticas gerenciais é uma forma de aperfeiçoar o desempenho na prestação de serviços públicos à sociedade. Nesse sentido, uma das medidas de excelência é a criação de valor público para os usuários. Ao priorizar a busca pela excelência nos serviços públicos, as organizações públicas podem se utilizar

  • A. do fortalecimento da atuação dos órgãos institucionais de controle.
  • B. da institucionalização de uma agência reguladora.
  • C. do estabelecimento de um marco regulatório.
  • D. da assinatura de um contrato de gestão.
  • E. do fortalecimento da atuação de órgãos internos de controle.

As atividades de Gestão de Pessoas desempenham papel importante na sobrevivência e crescimento de qualquer organização. São objetivos exclusivos do órgão de RH:

I. Ajudar a manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

II. Gerir a mudança de forma que propicie aceite mútuo entre indivíduos, grupos, instituição e público.

III. Cumprir os aspectos legais, gerar satisfação dos empregados, diminuir absenteísmo e a rotatividade.

IV. Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. III e IV.
  • E. IV.

A cultura organizacional

  • A. traz informações de satisfação e insatisfação dos empregados como: comunicação, reconhecimento, entre outros.
  • B. é um aspecto secundário e temporário, que influencia as organizações.
  • C. é importante para promover as mudanças necessárias, a partir do entendimento das crenças e valores que são facilmente identificáveis.
  • D. não gera impacto no comportamento, na produtividade e nas expectativas dos empregados.
  • E. exige ajustes aos padrões existentes em um processo de intervenção, evitando-se mudanças bruscas que possam gerar resistências.

Sobre as técnicas utilizadas nos processos de seleção de pessoas, considere:

I. A entrevista por competência é feita com o uso do Contexto-Ação-Resultados − CAR.

II. Os Testes de Aptidões buscam avaliar conhecimentos teóricos dos candidatos.

III. Nos jogos e dinâmicas de grupo são aplicados testes para avaliar a rapidez e eficácia na tomada de decisão dos candidatos.

IV. A entrevista por competência deve ser feita com perguntas de múltipla escolha, de modo a ter objetividade nas respostas dos candidatos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e III.
  • D. III.
  • E. II, III e IV.

Sobre a Avaliação de Desempenho − AD é INCORRETO afirmar:

  • A. Um sistema formal de AD tem como um dos objetivos validar ferramentas de seleção, por exemplo, um programa de testes.
  • B. O método Escala Gráfica é caracterizado pela comparação entre um e outro empregado ou entre o empregado e o grupo em que ele atua.
  • C. Uma das desvantagens nos sistemas de avaliação de desempenho é a subjetividade aplicada pelos avaliadores, ocasionando erros no preenchimento das avaliações.
  • D. Um dos efeitos provocados nos modelos de AD é chamado de Tendência Central, caracterizado por um erro, ou vício, do avaliador em avaliar todos na média.
  • E. O método Escolha Forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de frases positivas ou negativas que descrevem os aspectos do comportamento do avaliado.

Os testes aplicados, antes e após a conclusão dos treinamentos, têm como objetivo medir

  • A. o desenvolvimento.
  • B. a reação.
  • C. o comportamento.
  • D. o resultado.
  • E. o aprendizado.
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