Questões de Administração do ano 2015

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Com relação à Teoria Geral de Sistemas (TGS), analise as afirmativas a seguir.

I. No modelo sociotécnico de Tavistok a organização é concebida como um sistema fechado com dois subsistemas.

II. A TGS contraria a ideia de organização como um sistema fechado, determinístico e protegido de influências externas.

III. Os sistemas fechados, no processo de entropia negativa, renovam as energias necessárias à sua sobrevivência.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Porter, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas, identificou três estratégias genéricas que são adotadas pelas empresas. A esse respeito analise as afirmativas a seguir.

I. Enquanto as estratégias de “enfoque” e “diferenciação” operam no âmbito de toda a indústria, a posição de “baixo custo” se concentra em determinado segmento do mercado.

II. A estratégia de baixo custo demanda forte investimento em pesquisa e desenvolvimento para atingir a liderança pretendida.

III. A estratégia de diferenciação contempla mais fortemente a avaliação e os incentivos subjetivos às metas quantitativas.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Uma abordagem sistêmica do mundo corporativo permite compreender que a área de pedagogia empresarial e a área de comunicação estão intrinsecamente relacionadas. Um exemplo de elemento contextual que tem gerado importantes mudanças tanto na comunicação quanto na pedagogia empresarial é:

  • A. a aceitação das antigas estruturas organizacionais;
  • B. a manutenção das competências prioritárias dos empregados;
  • C. o alinhamento da tecnologia da informação à estratégia do negócio;
  • D. a modelagem dos meios e canais tradicionais utilizados nas empresas;
  • E. o foco nos ruídos produzidos pelo emissor das mensagens internas.

As macroestratégias, equivalentes à conduta que a empresa vai escolher perante o ambiente, tendo em vista a sua missão e seus propósitos, bem como o resultado do diagnóstico estratégico, se enquadram na forma de estratégia quanto à

  • A. amplitude.
  • B. concentração.
  • C. fronteira.
  • D. qualidade dos resultados.

Na teoria sobre Administração Estratégica, há um conjunto de dez Escolas do Planejamento. Sobre a Escola do Design, é correto afirmar:

  • A. Enfatiza que a estratégia é genérica e facilmente identificada no mercado, sendo formulada por meio de cálculos analíticos.
  • B. Entende a construção da estratégia a partir do conhecimento resultante de um processo cognitivo.
  • C. Contextualiza o desenvolvimento da estratégia a partir do conhecimento e entendimento a respeito do ambiente organizacional.
  • D. Considera a estratégia um processo de concepção de uma ideia, a qual é previamente formulada e depois implementada.

As Teorias da Administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações, e vêm sendo desenvolvidas desde o início do século XX. Sobre essas teorias e a ênfase ou foco de cada uma, analise as assertivas abaixo.

I - A Teoria das Relações Humanas dá ênfase às pessoas.

II - A Teoria Clássica da Administração dá ênfase às tarefas.

III - A Teoria da Burocracia tem como foco a organização toda.

IV - A Teoria Contingencial tem como foco a estrutura da organização.

Estão corretas as assertivas

  • A. I, II e III, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.

Escola é a linha de pensamento ou conjunto de aspectos específicos adotados por diversos autores para explicar e analisar um tema. A partir deste conceito, incluem-se entre as ideias principais que definem a Escola

  • A. Clássica: a eficiência dos processos, a estrutura organizacional, administração da qualidade e o modelo burocrático.
  • B. Clássica: a divisão do trabalho, o enriquecimento das tarefas e diversificação de produtos.
  • C. Sistêmica: a simplificação, o foco nas partes constitutivas do sistema e na qualidade.
  • D. Comportamental: as diferenças individuais, a motivação, a cultura organizacional e a liderança.
  • E. Comportamental: a ética, o comportamento padronizado, a liderança e a complexidade.

Ora, entre os vários métodos e instrumentos utilizados em cada operação, há sempre o método mais rápido e o instrumento melhor que os demais. Estes métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados bem como aperfeiçoados na análise científica de todos aqueles em uso, juntamente com acurado e minucioso estudo do tempo. Isto acarreta gradual substituição dos métodos empíricos pelos científicos, em todas as artes mecânicas.

O excerto acima se refere, respectivamente, à escola e ao autor:

  • A. Neoclássica - Drucker
  • B. Clássica - Taylor
  • C. Comportamental - Fayol
  • D. Sistêmica - Bertalanffy
  • E. Japonesa - Deming

A preocupação em definir uma tipologia para o ser humano nas organizações e suas principais características comportamentais acompanhou os formuladores das diversas teorias administrativas. Relacione os tipos descritos a seguir às respectivas teorias administrativas.

1. O homem organizacional pode desempenhar papéis em diferentes organizações.

2. O homem funcional desempenha papéis que se interrelacionam com os outros.

3. O homem econômico deve ser controlado e avaliado pelo trabalho padronizado.

4. O homem administrativo procura apenas o suficiente para se satisfazer com o trabalho.

( ) Teoria Clássica

( ) Teoria Estruturalista

( ) Teoria Behaviorista

( ) Teoria de Sistemas

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 4 – 1 – 3 – 2
  • B. 3– 1 – 4 – 2
  • C. 1 – 4 – 2 – 3
  • D. 3 – 2 – 4 – 1
  • E. 2– 3 – 4 – 1

Segundo a tipologia organizacional descrita por Blau e Scott, o beneficiário dos resultados das organizações exerce influência e poder sobre elas, a ponto de condicionar os objetivos destas, apesar de poder gerar conflitos. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.

I. Os clientes exercem poder sobre as organizações de serviços, como os hospitais.

II. O público exerce poder sobre as organizações de Estado, como as repartições públicas.

III. Os autores identificaram as possibilidades de conflitos que podem ocorrer entre a organização formal e a informal.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.
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