Questões de Administração do ano 2015

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As decisões que são tomadas na organização pela gerência intermediária como gerentes de divisão ou de departamento são:

  • A. Estratégicas.
  • B. Operacionais.
  • C. Programadas.
  • D. Táticas.

Os níveis hierárquicos e as relações entre os diferentes setores de uma instituição ficam representados, graficamente,

  • A. no organograma.
  • B. no cronograma.
  • C. na linha de tempo.
  • D. no quadro de avisos.
  • E. na planilha de custos.

Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico e estratégias organizacionais. Entre as estratégias organizacionais mais praticadas, destacam-se a estratégia de sobrevivência, para quando o ambiente e a empresa estiverem em situação inadequada ou apresentarem perspectivas caóticas; a estratégia de manutenção, para o caso de a empresa identificar um ambiente com ameaças, mas dispor de uma série de pontos fortes; a estratégia de crescimento, para quando a empresa tiver predominantemente pontos fracos, mas o ambiente proporcionar situações favoráveis; e a estratégia de desenvolvimento, para quando houver predominância de pontos fortes e de oportunidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico e estratégias organizacionais. Embora não exista uma metodologia universalmente aceita, é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico; definição da missão da empresa; determinação de instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As características do planejamento tático são: indica a participação de cada unidade no planejamento global, seu horizonte temporal é de médio prazo, e é definido por

  • A. cada funcionário da empresa como contribuição ao planejamento operacional.
  • B. equipes multidisciplinares que se apoiam em pesquisas de mercado.
  • C. meio de indicadores de mercado, envolvendo clientes e concorrência.
  • D. cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.
  • E. todos os funcionários da empresa, indicando como cada tarefa deve ser feita.

Na análise dos ambientes interno e externo, a equipe de planejamento de uma organização pública do poder judiciário estadual optou pelo uso da matriz SWOT, também conhecida como análise FOFA, que contempla as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Como uma fraqueza (weakness), a equipe poderia indicar:

  • A. a inexistência de um projeto de gestão do conhecimento diante do avanço da aposentadoria de servidores;
  • B. a autorização pelo poder executivo para realização de novos concursos para contratação de servidores;
  • C. a perspectiva de baixo crescimento do PIB nacional e estadual;
  • D. o avanço da tecnologia da informação para a virtualização dos processos;
  • E. o crescimento da cultura de judicialização na sociedade.

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

  • A. o estabelecimento dos cenários, definidos pela realidade existente na organização.
  • B. o estabelecimento da visão de futuro da organização, que traduz a razão de ser da entidade.
  • C. a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no longo prazo.
  • D. o diagnóstico institucional, consistente na análise interna, que identifica as ameaças e oportunidades da organização.
  • E. a fixação dos valores da organização, que devem ser passíveis de mensuração objetiva.

Na formulação de programas e projetos públicos pode-se utilizar a técnica do Planejamento Estratégico Situacional (PES) que envolve a realização de um conjunto de atividades, organizadas em “momentos” ao invés de em “etapas rígidas”.

Em um desses “momentos” são desenvolvidos temas vitais, como a estrutura organizacional, o fluxo interno de informações, a coordenação do plano, do sistema de prestação de contas, as ferramentas gerenciais necessárias e a dinâmica da participação democrática na implantação do plano.

Esse “momento” do PES é conhecido como:

  • A. avaliativo;
  • B. explicativo;
  • C. normativo;
  • D. estratégico;
  • E. tático-operacional.

Uma organização pública elaborou um plano de médio prazo com os objetivos e os recursos de cada departamento. Esse tipo de planejamento é denominado de

  • A. Planejamento tático.
  • B. Planejamento operacional.
  • C. Planejamento estratégico.
  • D. Balanced Scorecard.
  • E. Análise SWOT.

O planejamento e a gestão estratégica de instituições e empresas demandam cuidados especiais com as pessoas que compõem o seu corpo vivo, pelo fato de eles serem os responsáveis, em última análise, pelo seu sucesso ou fracasso. Assim, o processo de escolha dessas pessoas deverá refletir, com clareza, o que se espera de cada uma no desempenho de suas atribuições. Para isso, os responsáveis deverão definir claramente o perfil de competências requerido para os cargos e funções.

Assinale a opção que indica a definição correta de competência.

  • A. Conjunto de conhecimentos aplicáveis ao desempenho.
  • B. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • C. Conjunto adequado de informações e habilidades.
  • D. Conjunto de atitudes capazes de influenciar os rumos da empresa.
  • E. Conjunto de posturas críticas requeridas para as tarefas.
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