Questões de Administração do ano 2015

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A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores e crenças que une os membros da organização. Muitos aspectos da cultura organizacional são formais e abertos e outros são de difícil percepção, denominados in formais e ocultos, como os ritos. Em relação aos ritos, considere:

I. O processo de despedir e substituir um alto exe cutivo corresponde a um rito de degradação.

II. Seminário para reforçar a identidade social e seu poder de coesão corresponde a um rito de con firmação.

III. Confraternizações, como festas de Natal e comemorações de aniversários dos colaboradores corres pondem a ritos de passagem.

Conforme Beyer e Herrison, está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. I.

No que se refere a estrutura e cultura organizacional, assinale a opção correta.

  • A. A cultura organizacional é formada por aspectos formais definidos por meio de políticas e diretrizes, o que inclui percepções e sentimentos daqueles que atuam nas organizações.
  • B. Sempre que a situação e o contexto exigirem, as estruturas organizacionais devem ser reajustadas, de modo a acompanhar os mais diversos cenários contemporâneos, sujeitos a influências globais.
  • C. O termo organização, que designa uma das funções administrativas, refere-se a qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos.
  • D. Sendo as organizações, por princípio, formadas por estruturas reconhecidas oficialmente, as organizações informais devem ser desprezadas, por seu caráter ilegítimo e desleal perante o mercado.
  • E. Estruturas organizacionais com abordagem funcional são mais vantajosas que estruturas com abordagem divisional, por favorecer a coordenação interdepartamental.

Na gestão pública contemporânea são crescentes os esforços no sentido de avaliar e mensurar o desempenho. Passa a ser importante reconhecer que as ações relacionadas à gestão de pessoas também devem ter seus reflexos avaliados e mensurados

. Uma medida que indique os reflexos das ações na área de gestão de pessoas pode ser um índice de:

  • A. atendimento demanda de produtos;
  • B. clima organizacional;
  • C. cumprimento do Plano de Obras;
  • D. economicidade em compras;
  • E. execução do orçamento estratégico.

Um jovem acaba de ser contratado para o cargo de analista de marketing em um banco. Para facilitar sua integração e aprendizado, o jovem gostaria de conhecer melhor a cultura do banco. Para isso, ele poderia observar:

  • A. os rituais, o tipo de avaliação de desempenho, o número de funcionários;
  • B. a linguagem, os critérios de promoção, o clima organizacional;
  • C. o vestuário, os heróis, a estrutura de governança;
  • D. os estilos de liderança, a qualidade dos serviços, as instalações;
  • E. os mitos, a estratégia competitiva, a participação do banco no mercado.

Determinada empresa cresceu muito nos últimos anos através de aquisições de outras empresas no Brasil e no Exterior tornando-se a maior empresa mundial de proteína animal. Recentemente, tem divulgado internamente e externamente, via mídia nacional, os seus sete valores: atitude de dono, determinação, disciplina, disponibilidade, simplicidade, franqueza e humildade. Do ponto de vista da cultura organizacional, a divulgação

  • A. na mídia consiste em uma estratégica de marketing que busca associar os valores da empresa a seus produtos.
  • B. para o público externo dos valores da empresa não é recomendada devido ao risco de cópia pela concorrência.
  • C. dos valores pode criar resistência de clientes e fornecedores que não se identifiquem com eles.
  • D. dos valores da empresa deve ser mantida em segredo, sendo revelado apenas à alta direção.
  • E. ampla de seus valores permite que os stakeholders se relacionem de forma mais objetiva e precisa com a organização.

Acerca da abordagem por processos e da mensuração de indicadores de processos, julgue os próximos itens. A efetividade de um processo organizacional está relacionada com a sua capacidade de se manter estável, tornando-se referência, o que facilita a aplicação do conceito de melhoria contínua do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da abordagem por processos e da mensuração de indicadores de processos, julgue os próximos itens. A avaliação de um processo de negócios por analistas de sistemas com foco em automação denomina-se modelagem técnica e conta com um refinamento maior que o do modelo redesenhado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A busca pelo melhor resultado geral na realização das atividades da organização — independentemente de onde elas sejam realizadas — com foco no resultado do processo e na entrega de valor ao cliente relaciona-se à

  • A. reutilização de recursos tecnológicos e ao aproveitamento de legado.
  • B. gestão reativa para realização das tarefas e atividades do processo e à monitoria em tempo real.
  • C. formalização dos processos corporativos.
  • D. focalização específica na cadeia de valor e nos respectivos processos componentes.
  • E. quebra de silos e feudos na gestão corporativa tradicional.

O diagrama de rede CPM abaixo representa um pequeno projeto, com a duração de cada atividade em dias.

O caminho crítico do projeto e a duração do caminho crítico são, respectivamente:

  • A. a-b-c-d; 58 dias;
  • B. a-c; 33 dias;
  • C. b-c-d; 43 dias;
  • D. b-d; 25 dias;
  • E. a-b-d; 40 dias.

Os tipos de departamentalização:

I. agrupamento de todas as atividades de educação em uma Secretaria de Educação.

II. agrupamento das atividades de recursos humanos em um Departamento de Recursos Humanos.

III. agrupamento de algumas atividades de esportes e cultura em uma equipe para a realização de um campeonato.

IV. agrupamento de atividades relacionadas aos indígenas em um departamento específico.

São classificados, respectivamente, como por

  • A. funções, por funções, por projetos e por clientela.
  • B. serviços, por funções, por projetos e territorial.
  • C. serviços, por serviços, por processos e por clientela.
  • D. funções, por funções, por projetos e territorial.
  • E. serviços, por processos, por processos e por clientela.
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