Questões de Administração do ano 2015

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O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua,

  • A. analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada, envolvendo as etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.
  • B. é um instrumento de gerenciamento de projetos, que contempla planejamento, desenvolvimento, controle e atualização.
  • C. consiste em uma metodologia de avaliação de desempenho individual, vinculada a um projeto de constante desenvolvimento e aprimoramento.
  • D. corresponde a método de gestão corporativa com dinâmicas de capacitação e aprendizagem.
  • E. é um programa de excelência em gestão pública introduzido no âmbito da reforma voltada à implantação do modelo gerencial.

Uma das atividades da Gestão da Qualidade Total (GQT) mais importantes é a padronização. Os princípios básicos da padronização são:

  • A. consenso, linguagem apropriada e flexibilidade.
  • B. metas, programação e clareza.
  • C. projetos claros, linguagem específica e credibilidade.
  • D. consenso, informatização e flexibilidade.
  • E. metas claras, linguagem consensual e controle.

Nas suas discussões sobre o Balanced Score Card, Kaplan e Norton propõem quatro perspectivas básicas para o desenvolvimento de indicadores de desempenho. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas quatro perspectivas.

  • A. perspectiva financeira – perspectiva do cliente – perspectiva interna – perspectiva de aprendizado e crescimento
  • B. perspectiva de lucro – perspectiva de competitividade – perspectiva de mercado – perspectiva de criatividade
  • C. perspectiva de lucratividade – perspectiva interna – perspectiva externa – perspectiva empreendedora
  • D. perspectiva financeira – perspectiva da competição – perspectiva dos fornecedores – perspectiva interna
  • E. perspectiva de lucro – perspectiva do cliente – perspectiva externa – perspectiva de aprendizagem

O gerente de operações de uma fábrica de pneus vinha recebendo relatórios apontando que a espessura dos pneus para motocicletas estavam abaixo dos padrões estabelecidos. O gerente gostaria de adotar ferramentas de gestão da qualidade que permitissem identificar as causas diretas desse defeito de fabricação, favorecendo uma atuação direcionada e específica para a solução do problema. A ferramenta mais adequada para tal seria:

  • A. brainstorming;
  • B. 5W2H;
  • C. ciclo PDCA;
  • D. diagrama espinha de peixe;
  • E. matriz GUT.

Sobre Sistema de Informação e Tecnologia da Informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O número médio de atendimento em setor público, ao embasar uma decisão de aumento no número de atendentes, é caracterizado como uma informação.

( ) No sistema Enterprise Resource Planning (ERP), o dado lançado no subsistema de marketing precisa ser lançado depois no subsistema de faturamento.

( ) O Serviço de Atendimento ao Cliente, ao registrar informações dos usuários após a compra, permite que o sistema de informação seja retroalimentado.

( ) Por meio do sistema Customer Relationship Management (CRM), é possível se antecipar às necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma organização.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, V
  • B. F, V, V, F
  • C. V, F, V, V
  • D. F, V, F, V

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de implementação de estratégias baseada em quatro perspectivas. Marque a alternativa que apresenta duas dessas perspectivas.

  • A. Aprendizagem Organizacional e Benchmarking
  • B. Cliente e Matriz BCG
  • C. Processos Internos e Financeira
  • D. Análise SWOT e Processos Organizacionais

Sobre os sistemas de informação, considere:

I. Os sistemas de suporte às operações enfatizam a produção de resultados específicos de informação que podem ser usados pelos gerentes, tornando desnecessário o processamento adicional pelos sistemas de informação gerencial.

II. Os sistemas de processamento de transação consistem em um tipo de suporte às operações capazes de processar transações de lote e em tempo real. Um sistema de Ponto De Venda − PDV, por exemplo, pode transmitir dados em tempo real ou à noite (em lote).

III. Os sistemas de informação gerencial fornecem fácil acesso às análises do desempenho do negócio, às ações dos concorrentes e ao desenvolvimento econômico para apoiar o planejamento estratégico. Os sistemas de informação executiva incluem os sistemas de relatórios e análise de vendas, desempenho da produção e tendências de custo.

IV. Os sistemas de gestão de conhecimento, os sistemas funcionais de negócios, os sistemas de informação estratégica e os sistemas especialistas também constituem-se em outras categorias de sistemas de informação.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III.

A elaboração de um sistema de informação considera o modelo básico que é composto de cinco recursos principais, dentre os quais encontram-se os recursos de

  • A. cadastro, que incluem descrições de produtos, registros de clientes, programa de folha de pagamento e programas de processamento de texto.
  • B. infraestrutura, que incluem programas de operação de sistema, programas de planilhas eletrônicas, arquivos de empregados e banco de dados de estoque.
  • C. operação, que incluem especialistas, como analistas, desenvolvedores e operadores de sistemas, funcionários não especializados e segurança armada.
  • D. segurança, que formam a infraestrutura de rede. Incluem processadores de comunicações como modems e processadores inter-redes e hardware de controle de comunicações como sistema operacional de rede e navegadores da internet.
  • E. dados, que são organizados, armazenados e acessados por uma variedade de tecnologias gerenciais de recursos de dados em bancos de dados e em bases de conhecimento. Incluem arquivos de funcionários e registros de clientes.

Em relação aos custos e benefícios da Tecnologia da Informação − TI e dos Sistemas de Informação −SIs nas organizações, é INCORRETO afirmar que

  • A. organizações podem utilizar, estrategicamente, os SIs ou utilizar a TI apenas como um suporte eficiente nas operações diárias. Mas, uma empresa que enfatiza os usos estratégicos da TI pode utilizá-la como um diferenciador competitivo.
  • B. uma organização alcança um melhor retorno de investimentos (ROI) em TI, quando opta pela implantação de SIs de apoio à decisão, já que todos os grandes investimentos nestes tipos de SIs têm retorno garantido.
  • C. a TI tem um papel estratégico nas organizações ao desenvolver produtos, serviços e capacidades que reduzam alguma desvantagem ou confiram vantagem competitiva. Apesar de ser uma área crítica, há organizações que optam pela terceirização de atividades de TI, visando a redução de custos.
  • D. a TI está redefinindo os fundamentos dos negócios. Atendimento ao cliente, operações, estratégias de produto, de marketing e de distribuição dependem muito, ou até totalmente, dos SIs. A TI e seus custos são parte integrante dos investimentos das empresas.
  • E. a necessidade de medição da relação custo/beneficio dos SIs integrados possibilitou a criação de parâmetros para visualização dos ciclos de vida dos custos e da produtividade. Os custos incluem investimentos nas melhorias de processos, quase inevitáveis. A interligação de processos e operações conferem às organizações um diferencial mercadológico que pode ser a vantagem competitiva necessária para se destacar no mercado.

Os autores que trabalham com inovação, desde Peter Drucker, descrevem-na como uma postura/filosofia que as empresas devem incorporar. NÃO pode ser considerada como uma postura para o verdadeiro sentido da inovação nos dias de hoje:

  • A. Vontade ou Desejo de organizar visando uma iniciativa empreendedora, criando novos negócios e não somente novos produtos.
  • B. Abandono sistemático do passado.
  • C. Procura ou Busca sistemática de oportunidades inovadoras nos pontos vulneráveis de uma tecnologia, processo ou mercado, ou ainda, em necessidades e anseios de um mercado.
  • D. Adaptação às tecnologias atuais.
  • E. Ímpeto de estabelecer os novos empreendimentos à parte das organizações já existentes.
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