Questões de Administração do ano 2016

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Acerca da gestão de políticas e práticas de capacitação e desenvolvimento, assinale a opção correta.

  • A. As ações formais de aprendizagem são mecanismos úteis para a resolução de problemas de desempenho decorrentes da falta de qualificação para a tarefa, da baixa motivação para o trabalho e da insatisfação com o trabalho.
  • B. Se a capacitação é estratégica para as organizações, então as iniciativas de avaliação de treinamento têm de reunir informações não apenas sobre a satisfação e a aprendizagem do público-alvo, mas também acerca dos desempenhos posteriores às ações de aprendizagem e respectivos contextos em que tais efeitos se notam.
  • C. O planejamento instrucional das ações de capacitação deve ser atribuído aos docentes; aos setores de gestão de pessoas compete fornecer para os docentes as informações sobre as necessidades de aprendizagem do público-alvo da ação, antes identificadas, e preparar a logística do evento.
  • D. De maneira geral, ações de treinamento implementadas a partir de determinado planejamento instrucional tendem a não acarretar prejuízo à aprendizagem do público-alvo, mesmo que não tenha havido um processo sistemático de levantamento de necessidades de aprendizagem para tal fim.
  • E. Necessidades de aprendizagem podem ser identificadas por meio da indicação de eventos pelos empregados, da escolha de cursos pelos gestores e de pesquisas dos setores de gestão de pessoas a respeito do domínio de conteúdos de tarefas alinhadas com a estratégia organizacional.

Haja vista que, atualmente, se reconhece que as tecnologias de gestão de desempenho e de competências são similares, porquanto pressupõem o alinhamento entre comportamentos individuais e objetivos e resultados organizacionais, assinale a opção correta, a respeito da avaliação de desempenho.

  • A. O feedback gerencial e a revisão dos planos de trabalho devem ser executados ao final dos ciclos avaliativos, quando há evidências suficientes sobre os desempenhos individuais e coletivos, pois, se forem executados durante os ciclos, resultarão em erros de leniência, severidade e tendência central.
  • B. Se as avaliações de desempenho focalizam os comportamentos necessários à consecução de objetivos e resultados individuais e organizacionais, então é correto afirmar que resultados inapropriados se devem ou a fatores relativos às tarefas ou a características dos próprios trabalhadores.
  • C. Embora assentadas em pressupostos similares, a gestão do desempenho e a gestão de competências se distinguem no seguinte: aquela avalia os empregados a partir dos resultados de seus trabalhos; esta considera os conhecimentos, as habilidades e as atitudes individuais necessários ao trabalho.
  • D. Gerir o desempenho humano no trabalho implica a adoção tanto de práticas de monitoramento de comportamentos e resultados, tais como as técnicas de incidentes críticos e de autorregistros, quanto de avaliação, como, por exemplo, os métodos de escala gráfica, de observação comportamental e de padrão misto.
  • E. Resultados de avaliações que indiquem deficiências de desempenho decorrentes das características dos trabalhadores devem ser tratados a partir de planos de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.

Considerando o fato de que o sistema de gestão de pessoas de uma organização é composto por uma série de práticas alinhadas entre si, de modo que algumas proveem insumos a outras, cujos resultados tornam possíveis retroalimentações com vistas ao contínuo aperfeiçoamento do sistema, assinale a opção correta a respeito da interdependência entre os diversos subsistemas de gestão de pessoas.

  • A. Gratificações, bonificações e premiações exemplificam alternativas de reconhecimento que os setores de gestão de pessoas, na tentativa de reforçar o bom desempenho, devem associar diretamente aos resultados das avaliações individuais.
  • B. Para serem aproveitados no planejamento de ações de capacitação, os descritores dos diagnósticos de competências devem ser claros e mensuráveis, além de representarem para os indivíduos desafios laborais passíveis de satisfação por meio da aprendizagem formal e informal no trabalho.
  • C. Resultados de seleções públicas são determinantes no planejamento de ações de capacitação e desenvolvimento porque revelam discrepâncias entre as competências exigidas para o preenchimento dos cargos efetivos e os conhecimentos, as habilidades e as atitudes expressos pelos candidatos quando da realização das provas pertinentes.
  • D. Diagnósticos de competências não substituem as práticas de levantamento de necessidades de treinamento, pois, enquanto com aqueles se avalia a capacidade cognitiva e afetiva de um indivíduo no desempenho de suas tarefas, com estas se mensura o domínio do indivíduo sobre os conteúdos dessas tarefas.
  • E. Os resultados das avaliações de reação e de aprendizagem das ações de capacitação e desenvolvimento constituem evidências de superação das falhas reveladas nos processos precedentes de diagnóstico de competências individuais.

Acerca de gestão de projetos, assinale a opção correta.

  • A. O conjunto de projetos que compõem um programa deve ser administrado de forma coordenada e executado de forma sequencial.
  • B. Uma ideia central da moderna gestão de projetos é o fornecimento de um produto singular, também denominado entregável (deliverable).
  • C. Os subprojetos podem ser executados independentemente do projeto principal, podendo sua execução continuar ainda que o projeto principal seja descontinuado.
  • D. A implantação de um sistema de gestão da qualidade não é considerada um projeto, uma vez que não gera um resultado tangível.
  • E. Se uma instituição dispuser de recursos abundantes, os aspectos relacionados a custos poderão ser desconsiderados entre os requisitos do projeto, uma vez que atingir os objetivos do projeto no prazo determinado é o que importa para as partes interessadas.

Acerca do gerenciamento de projetos, assinale a opção correta.

  • A. Atualmente, o que define o sucesso do projeto é a sua adequação em relação ao que foi previamente estabelecido, ainda que se ultrapassem os custos estimados.
  • B. As partes interessadas do projeto incluem apenas pessoas da organização envolvidas diretamente com o projeto ou cujos interesses podem ser afetados.
  • C. Para que o gerente de projeto exerça de forma plena sua função, é indispensável que ele tenha profundo conhecimento técnico do negócio.
  • D. As linhas de base e os planos dos projetos são referenciais que permitem a realização de medições e comparações para efeito de controle.
  • E. O guia PMBOK é uma metodologia que descreve o passo a passo de como se gerenciar um projeto e define os processos que devem ser utilizados pelas organizações conforme a área de atuação.

A respeito do ciclo de vida dos projetos, assinale a opção correta, de acordo com o guia PMBOK.

  • A. Em qualquer fase do projeto, alterações feitas no produto implicam excesso de retrabalho.
  • B. À medida que o projeto vai sendo executado, decresce a quantidade de pessoas nele envolvidas.
  • C. O nível de esforço é elevado no início do projeto, diminui durante a execução e volta a ser elevado no final.
  • D. Os riscos e as incertezas crescem à medida que o projeto se aproxima do final.
  • E. Os custos de um projeto são baixos no início, aumentam gradativamente durante a execução e caem rapidamente quando o projeto se aproxima do final.

Com base no guia PMBOK, assinale a opção correta, acerca dos processos de iniciação e de planejamento de projetos.

  • A. A elaboração da estrutura analítica do projeto faz parte do processo denominado definir escopo.
  • B. Segurança, performance e confiabilidade são exemplos de requisitos funcionais do projeto.
  • C. Com a finalidade de primar pela satisfação do cliente, o responsável pela execução do projeto deve entregar mais do que o solicitado pelo cliente.
  • D. No processo de planejar o gerenciamento do escopo, não se deve descartar a possibilidade de criação de um comitê de controle de mudanças.
  • E. O nível mais elevado da estrutura analítica do projeto é denominado de pacote de trabalho.

Assinale a opção correta, a respeito do ciclo de vida de um processo, de acordo com o BPM CBOK (corpo comum de conhecimentos em gerenciamento de processos de negócio) e a literatura pertinente.

  • A. O conceito de gerenciamento do ciclo de vida do processo é originário da reengenharia.
  • B. As etapas planejamento, implementação, controle e melhorias compreendem todo o ciclo de vida de um processo.
  • C. O gerenciamento do ciclo de vida de um processo objetiva assegurar que a organização entenda as necessidades de seus clientes e, na expectativa de melhor atendê-los, modifique a forma de realizar o trabalho.
  • D. Entre as causas que motivam a ocorrência de lacunas de desempenho em um processo inclui-se a má execução de rotinas, problema que se soluciona com o redesenho do processo.
  • E. O gerenciamento do ciclo de vida de um processo provoca alterações de vulto na estrutura organizacional da empresa.

Com base no BPM CBOK, bem como na literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca de gestão do negócio orientada por processos.

  • A. O sistema de gestão do negócio da empresa mantém-se inalterado com a implantação da gestão orientada por processos.
  • B. A gestão orientada por processos é um modelo de gestão revolucionário que se baseia na autorregulação das pessoas em uma estrutura organizacional sem hierarquia funcional.
  • C. A gestão orientada por processos não trata de aspectos relacionados à gestão orçamentária e de pessoas.
  • D. Um modelo de governança com ênfase em processos cria uma estrutura paralela na organização ao eliminar as deficiências da estrutura funcional de gestão.
  • E. Os propósitos da gestão orientada por processos incluem a definição, o desdobramento e o acompanhamento de estratégias a partir do entendimento de seus impactos nos processos.

À luz do BPM CBOK e da literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca dos papéis e das responsabilidades inerentes à gestão orientada por processos.

  • A. Tanto o arquiteto de processos quanto o designer têm a função de desenhar novos processos e transformar processos de negócio.
  • B. O especialista é responsável pela metodologia, pelos modelos de referência e por padrões relativos aos processos.
  • C. Denomina-se dono do processo o responsável pelo desenho do processo e pela prestação de contas relativas ao desempenho do processo.
  • D. Por ter seu foco direcionado para o dia a dia da organização, o gestor do processo é responsável pelo desempenho do processo e pelas iniciativas propostas para a transformação deste.
  • E. O analista de processos, também chamado de analista de negócios, é responsável pelo levantamento de propostas de solução na área da tecnologia da informação.
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