Questões de Administração do ano 2016

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Sobre níveis administrativos e seus papéis gerenciais, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. No nível da administração de cúpula de produção e administração setorial, uma das áreas de eficácia é a captação de recursos e sua distribuição pelos órgãos.
  • B. No nível da administração estratégica, uma das atribuições e responsabilidades típicas é traduzir políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais.
  • C. O primeiro nível administrativo é conhecido como administração funcional, possuindo como uma de suas áreas de eficácia o alcance dos padrões de produção com a máxima racionalidade.
  • D. Os papéis básicos institucional, generalista e carismático são encontrados no nível da administração de supervisão.

Sobre os principais enfoques e autores dos novos modelos de organizações, Mintzberg define sete tipos ou configurações de organizações, caracterizados pela parte mais importante, que define a estrutura da organização.

Nesse contexto, é correto afirmar que a organização do tipo “profissional”, cuja parte mais importante é o núcleo operacional, apresenta como característica:

  • A. centralização das decisões na figura de um executivo ou empreendedor.
  • B. controle exercido por especialistas independentes.
  • C. ênfase na busca de conhecimentos para lidar com o ambiente dinâmico.
  • D. gerentes de gerentes administram unidades de negócios.

Relativamente à classificação da despesa por programas, é correto afirmar que a categoria denominada “projeto” envolve:

  • A. as ações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resultam produtos necessários para a operação normal da máquina pública.
  • B. as despesas que não contribuem para a manutenção do aparato estatal e não geram contraprestação direta na forma de bens e serviços.
  • C. um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
  • D. uma modalidade de organização da ação governamental e seu acompanhamento, por intermédio de indicadores estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

O Plano Estratégico 2012-2015 do IBGE define a visão do Instituto como:

"Ser reconhecido e valorizado, no país e internacionalmente, pela integridade, relevância, consistência e excelência de todas as informações estatísticas e geocientíficas que produz e dissemina em tempo útil."

O conceito de visão:

  • A. aponta as condições essenciais para a efetividade do cumprimento da estratégia estabelecida;
  • B. declara, sucintamente, a razão de ser da instituição, a finalidade de sua existência, revelando o que ela faz e para que faz;
  • C. estabelece o conjunto de crenças impulsionadoras de comportamentos cotidianos a serem seguidos pelo corpo funcional;
  • D. direciona os rumos e descreve o futuro desejado pela instituição no horizonte de tempo do Plano Estratégico;
  • E. estabelece os conjuntos de atividades realizadas pela instituição que contribuem sinergicamente para o alcance dos seus objetivos estratégicos.

O processo de planejamento de uma organização deve-se orientar pelo estabelecimento dos meios necessários para a realização dos objetivos organizacionais traçados para o período de vigência do plano. Nesse processo:

  • A. o nível estratégico trata das decisões relacionadas às unidades administrativas, no qual se desdobram as diretrizes estratégicas para cada setor da organização;
  • B. o nível tático trata das decisões da organização, que a envolvem como um todo e têm um alcance a longo prazo;
  • C. o nível operacional toma as decisões de curto prazo, que cuidam da tradução das orientações táticas para os planos de execução das atividades cotidianas;
  • D. o nível tático estabelece as atividades e recursos que serão utilizados para realizar os objetivos estratégicos da organização;
  • E. o nível estratégico toma as decisões cujo impacto acontecem no médio prazo e servem de orientação para a base da pirâmide de gestão.

A organização Y decidiu implementar um Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO).

Nesse processo de implementação, a organização definiu como principais características dos projetos:

  • A. Aleatoriedade;
  • B. Automatização;
  • C. Repetitividade;
  • D. Redundância;
  • E. Temporariedade.

Com base nas razões que os setores público e privado têm em comum para implementar a Gestão do Conhecimento – GC, a organização Delta decidiu implementá-la.

Dentre essas razões encontra(m)-se:

  • A. atrair e manter o capital dos investidores;
  • B. compartilhar processos e melhores práticas;
  • C. maximizar o capital conjuntural;
  • D. estimular a competição;
  • E. promover a cultura empresarial.

Processos modelados de maneira efetiva podem contribuir para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e a efetividade da administração pública. A gestão de processos é um dos fatores críticos de sucesso na implementação da Gestão do Conhecimento em organizações públicas.

Dentre as ações importantes de GC na gestão de processos, pode-se apontar:

  • A. modelar sistemas de trabalho e processos de apoio e finalísticos principais para agregar valor ao cidadão-usuário e alcançar alto desempenho institucional;
  • B. definir recursos computacionais essenciais e alinhá-los à visão, à missão, aos valores organizacionais e aos objetivos da organização;
  • C. adotar um sistema automatizado para gerenciar tanto as situações cotidianas como os eventos planejados para assegurar a continuidade e a correção de falhas;
  • D. gerenciar processos de apoio e finalísticos principais para assegurar o atendimento dos requisitos dos investidores e a manutenção dos resultados financeiros da organização;
  • E. avaliar e melhorar periodicamente os processos de apoio para aprimorar o desempenho e inovar os produtos e serviços públicos.

Batista et al. (2010), ao proporem o Modelo de GC para a administração pública, identificaram que a mobilização sistemática do conhecimento nas organizações públicas requer, no mínimo, cinco atividades principais: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar.

O conhecimento agrega valor apenas quando é:

  • A. identificado o conjunto de competências individuais da organização;
  • B. criada uma lacuna do conhecimento por meio da conversão do conhecimento;
  • C. permitido o acúmulo do conhecimento organizacional;
  • D. promovida a aprendizagem contínua e a manutenção da qualidade atual dos produtos e serviços;
  • E. aplicado nos processos de apoio e finalísticos, melhorando os produtos e serviços da organização pública.

A organização Y adota uma abordagem disciplinada para assegurar que um determinado processo melhore de forma incremental e permaneça atingindo seus objetivos.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que se trata de:

  • A. melhoria contínua de processo;
  • B. melhoria de processo de negócios;
  • C. reengenharia de processo;
  • D. análise estatística de processo;
  • E. redesenho de processo.
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