Lista completa de Questões de Administração do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
O inventário físico de bens patrimoniais é um dos procedimentos necessários para que se faça um controle da existência e do estado dos referidos bens. O inventário físico pode ser realizado de diversas formas. Suponha que determinado ambiente possua materiais de custo elevado e que, por essa razão, necessitem de um controle rígido, inclusive quanto ao seu rastreamento. Dentre os recursos mostrados a seguir, o mais indicado para a realização do inventário físico desses itens seria:
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Os bens patrimoniais têm seu valor reduzido ao longo do tempo. A redução desse valor ocorre de acordo com conceitos básicos. Entre as opções possíveis, o conjunto que melhor representa os mencionados conceitos é.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Códigos de barras de vários padrões, como DataMatrix, EAN-13, Bidimensional, QR, Alfanumérico 39, Código intercalado 2 em 5, PDF 417, são empregados para identificar materiais, serviços, operações robotizadas, conexões à Internet, entre outras atividades. Nos materiais comuns, de prateleira, o padrão regularmente empregado é:
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Considere o seguinte problema: você recebeu a tarefa de identificar, classificar e codificar um conjunto de itens de materiais diferentes entre si. Para realizar a tarefa você dispõe de um manual de catalogação. Cada item de material deverá receber um código individual com base no código:
Os alimentos desempenham papel importante tanto na cadeia logística nacional (consumo interno) como na internacional (exportações). A China é o maior importador de produtos da cadeia alimentícia do Brasil (soja). O Brasil é o maior exportador do mencionado produto. A cotação da soja é definida pela Bolsa de Chicago. O custo do produto exportado pelo Brasil (FOB porto) é constituído, basicamente, pelos custos de produção (pessoal, equipamentos, energia), dos insumos (fertilizantes, defensivos e outros) e pelos custos de transporte (frete), esse o maior componente.
Diante desse quadro, no ambiente brasileiro, o maior impacto no custo de transporte se deve ao:
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Recursos da Tecnologia da Informação vêm sendo empregados progressivamente na gestão de armazéns (CD - Centros de Distribuição). Um desses recursos, popularmente conhecido pelas respectivas siglas, é o que gerencia a entrada e a saída de materiais, além de produzir informações sobre a localização e a disponibilidade de endereços no CD. Esse recurso é:
A Logística de alto nível tem sido beneficiada pela constante evolução da tecnologia da informação e do desenvolvimento de novos materiais e de processos. Exemplos recentes são, entre outros, a utilização de drones para serviços de processamento de imagens, de vigilância e controle. Em termos de novos materiais, novos compostos leves e resistentes têm sido empregados nos projetos de aeronaves, em substituição a componentes de maior peso. A produção de itens por meio de impressoras tridimensionais leva ao nascimento de um sexto modal de transporte: o infoviário. Considerando as opções a seguir, o marco histórico que se relaciona diretamente à produção de materiais por meio de impressoras tridimensionais é:
O modo (modal) rodoviário é o principal responsável pelo desequilíbrio na matriz de transportes brasileira em termos de multimodalidade. Responde por mais de 60% da carga transportada. De acordo com a estatística do Ministério dos Transportes, o percentual das cargas efetivamente transportadas é medido em:
Suponha que você é responsável pelo ressuprimento de materiais do setor de gestão de estoques de uma organização como o IBGE. O sistema empregado para um determinado item, sob sua responsabilidade, é o de reposição contínua. Considere os seguintes dados (em quantidades e em unidade de tempo): quantidade de ressuprimento (reposição) = 900; tempo de ressuprimento (lead time) = 2 meses; intervalo entre ressuprimentos = 4 meses; e estoque de segurança = 500. Calcule o ponto de ressuprimento (reposição), considerando que deverá ser expresso na quantidade existente em estoque no momento do seu cálculo. O resultado, em unidades, é:
Em um centro de distribuição, que emprega o conceito de armazenagem aleatória, o código de localização 2.D.7.F.5 corresponde a um endereço de porta-palete que é inserido no banco de dados do sistema de gerenciamento.
Esse código tem a finalidade de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...