Questões de Administração do ano 2016

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O Laboratório ZXY é um fabricante de medicamentos que adota estratégia de liderança em custo no nível do negócio. Para fortalecer sua estratégia de negócio, o ZXY quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:

  • A. estrutura funcional; supervisão direta; mensuração de desempenho multidimensional;
  • B. equipes interfuncionais; metas de desempenho mensuráveis; remuneração estratégica;
  • C. relações de reporte simples; metas de custo quantitativas; recompensas por redução de custo;
  • D. estrutura por projetos; diretrizes amplas de tomada de decisão; recompensas por metas grupais;
  • E. quadro executivo reduzido; incentivo à experimentação; recompensas por assunção de riscos.

Um gerente da área de finanças afirmou que é responsável pela elaboração de orçamentos, pela composição da estrutura de financiamento e pela aplicação dos recursos financeiros da empresa em que trabalha. Ao realizar essas atribuições, o gerente exerce, respectivamente, as seguintes funções administrativas:

  • A. controle; planejamento; direção;
  • B. organização; planejamento; controle;
  • C. direção; organização; direção;
  • D. planejamento; direção; organização;
  • E. planejamento; organização; organização.

O diretor administrativo de um importante órgão público, com atuação em diversos municípios brasileiros, gostaria de desenhar um sistema de controle como forma de monitorar o desempenho de processos e pessoas. O órgão tem uma cultura organizacional rígida e o estilo de liderança é autocrático.

Tendo em vista as características de um sistema de controle eficaz, seria adequado adotar no contexto descrito, entre outros, os seguintes controles:

  • A. observação direta e administração por objetivos (APO);
  • B. balanced scorecard e avaliação de desempenho 360 graus;
  • C. formalização das atribuições e responsabilidades, e avaliações de desempenho por comissões;
  • D. ajuste mútuo e controle por imposição externa;
  • E. formalização dos níveis de alçada e controle por motivação interna.

Em uma organização pública de grande porte, o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários é realizado pelo método da pesquisa de campo, envolvendo a área de recursos humanos e as áreas funcionais da organização. Os especialistas se reúnem com os gerentes para avaliações iniciais e complementares de cada funcionário e em seguida planejam ações e acompanham seus resultados. Assim, um dos pontos positivos do método é proporcionar o envolvimento da responsabilidade de linha e da função de staff na avaliação de desempenho. No entanto, o método da pesquisa de campo apresenta a seguinte desvantagem:

  • A. produz efeito de generalização (efeito halo);
  • B. superficialidade e subjetividade na avaliação;
  • C. considera apenas o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim;
  • D. custo operacional elevado;
  • E. considera poucos aspectos do desempenho.

O diretor de RH de um órgão público quer implantar a auditoria na área de recursos humanos, como forma de evidenciar sua contribuição no atingimento dos objetivos organizacionais. O diretor precisa selecionar indicadores relativos à eficiência dos processos e rotinas da área de recursos humanos. São indicadores adequados:

  • A. absenteísmo; prazo médio para a solução de reclamações trabalhistas;
  • B. índice de adequação do funcionário à vaga; índice de retenção de mão de obra;
  • C. número total da força de trabalho; qualidade das equipes multifuncionais;
  • D. salário médio por funcionário; índice de acidentes de trabalho;
  • E. índice de backup de talentos; turnover.

Um órgão público com atuação em todas as unidades da federação é caracterizado pela excelente qualificação, profissionalismo e competência do quadro de funcionários. As equipes de trabalho são coesas e as tarefas fortemente estruturadas. O órgão vem enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetivo no desempenho de sua missão institucional. A direção do órgão acredita que a melhoria no desempenho passa por uma mudança na cultura da empresa, especialmente no estilo de liderança. Assim, foi iniciado um processo de substituição de líderes orientados para a tarefa por líderes orientados para as pessoas. No contexto descrito, de acordo com as teorias de liderança, é provável que:

  • A. a experiência e a competência dos funcionários substituam a liderança orientada para as pessoas;
  • B. o porte da organização e o grau de estruturação das tarefas neutralizem a liderança orientada para as pessoas;
  • C. a coesão dos grupos e o profissionalismo dos funcionários substituam a liderança orientada para as pessoas;
  • D. a distribuição geográfica e a experiência dos funcionários neutralizem os efeitos de qualquer estilo de liderança;
  • E. o porte da organização e a experiência dos funcionários neutralizem os efeitos de qualquer estilo de liderança.

O gestor de uma empresa entende que nem tudo que gera insatisfação ao funcionário justifica a sua falta de motivação. Assim, ao tratar das questões que geram a insatisfação dos funcionários, a empresa poderia ter um ambiente de trabalho mais pacífico, sem significar, contudo, aumento da motivação.

A perspectiva desse gestor a respeito da motivação dos funcionários é compatível com a proposta da

  • A. teoria X e teoria Y
  • B. teoria dos dois fatores
  • C. fixação de objetivos
  • D. hierarquia das necessidades
  • E. abordagem dos sistemas abertos

Um gestor dirige uma organização que utiliza mão de obra intensiva e base tecnológica rudimentar. A tomada de decisão é totalmente centralizada, a comunicação é sempre de cima para baixo, as regras são rígidas e devem ser cumpridas à risca. A ênfase em punições e medidas disciplinares gera temor e desconfiança entre os funcionários.

Levando-se em conta os quatro sistemas administrativos, nesse caso, observa-se que o sistema é

  • A. proativo
  • B. consultivo
  • C. participativo
  • D. autoritário-coercitivo
  • E. autoritário-benevolente

Em uma determinada empresa prestadora de serviços, são recrutados apenas profissionais com pós-graduação e são inspecionados todos os insumos utilizados para a prestação de serviços. As atividades dos funcionários são monitoradas, de perto, por supervisores que verificam, no momento da prestação do serviço, se ele está adequado ao que foi planejado. Ao fim, os resultados são analisados, e a satisfação do cliente é medida.

Nesse caso, o monitoramento das atividades dos funcionários pelos supervisores compõe o tipo de controle organizacional denominado

  • A. preventivo
  • B. simultâneo
  • C. padronizado
  • D. feedforward
  • E. feedback

O chefe de um departamento reuniu o grupo de funcionários e, depois de uma breve introdução a respeito das mudanças na organização, definiu que cada grupo de atendimento deveria processar 10 pedidos por mês e reduzir o tempo de atendimento em 50%.

Esses são exemplos de metas

  • A. táticas
  • B. planificadas
  • C. estratégicas
  • D. operacionais
  • E. extraordinárias
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