Questões de Administração do ano 2016

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Para gerenciar o comportamento das pessoas nas organizações, é preciso examinar a natureza básica da relação indivíduo-organização.

Nesse sentido, é preciso compreender o contrato psicológico dessa relação, que é um(a)

  • A. acordo explícito e formal entre os empregados e empregadores que define a expectativa de comportamento que acompanha cada papel.
  • B. conjunto de expectativas de uma pessoa acerca de como contribuirá para uma organização e aquilo que a organização fornecerá em troca.
  • C. aglomerado de padrões comportamentais esperados e atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social.
  • D. situação em que uma pessoa é confrontada por diferentes expectativas associadas a seus papéis.
  • E. extensão em que as contribuições feitas pelo indivíduo coincidem com os incentivos oferecidos pela organização.

Uma empresa do ramo de trens urbanos, em seu processo de planejamento estratégico, formulou a seguinte declaração: “Tornar-se referência no planejamento, projeto, implantação e operação do transporte urbano de pessoas sobre trilhos, propiciando a ampliação da participação nas cidades e expansão da malha metroferroviária nacional”.

A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de

  • A. Meta
  • B. Objetivo
  • C. Tática
  • D. Valor
  • E. Visão

O planejamento estratégico de uma companhia de limpeza urbana apresenta a finalidade da organização como sendo a seguinte: “Manter a cidade limpa, fazendo o cidadão mais orgulhoso, saudável e feliz, gerenciando resíduos sólidos de forma eficiente, sustentável e universalizada”.

A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de

  • A. Cultura
  • B. Força
  • C. Missão
  • D. Posição
  • E. Processo

Para um gestor público, diante de um contexto de garantia de acesso à informação, é relevante diferenciar métricas de eficiência de métricas de eficácia da Tecnologia da Informação (TI) na prestação de serviços públicos em novos formatos de oferta e acessibilidade.

A seguinte medida é uma métrica de eficácia da plataforma de TI para acesso à informação:

  • A. os custos envolvidos no consumo de recursos diretos e indiretos que estão implicados na disponibilização da TI.
  • B. o tempo de resposta medido pelos minutos exigidos para responder às demandas dos usuários.
  • C. a velocidade de transação medida pelo tempo que o sistema leva para realizar uma transação.
  • D. a usabilidade mensurada pelo número de cliques necessários para que um usuário encontre a informação desejada.
  • E. a taxa de rendimento monitorada pela quantidade de informação que pode deslocar-se por meio do sistema a qualquer momento.

Uma empresa pública definiu como estratégia desenvolver e lançar um novo serviço a ser realizado pelo próprio cidadão (autosserviço) por meio de uma plataforma informatizada e integrada aos bancos de dados existentes. Entretanto, após um ano de tentativa de implementação, a empresa percebeu que não tinha recursos financeiros e humanos adequados à execução do projeto e optou por descontinuá-lo. Nesse caso, ocorreu um erro na seleção dessa estratégia, dentre as alternativas disponíveis.

Esse erro aconteceu porque a empresa desconsiderou na seleção da estratégia o critério de

  • A. viabilidade
  • B. vantagem
  • C. simbologia
  • D. consonância
  • E. consistência

A supervisão do almoxarifado de uma organização pública vem controlando os níveis de estoque, de forma a provocar a redução do volume de compras e a provocar o aumento nas quantidades de pedidos. Ou seja, o setor tem gerenciado o tamanho dos lotes e o intervalo de tempo dos pedidos, por considerar que lotes pequenos significam uma redução do nível de estoque, um acréscimo no número de pedidos e uma redução no intervalo de tempo existente entre dois pedidos.

Essa nova forma de gestão do setor está relacionada a uma supervisão que busque no controle a garantia de

  • A. lucratividade
  • B. economicidade
  • C. isonomia
  • D. legalidade
  • E. moralidade

Um gestor pretende adquirir um produto pelo menor custo e também quer levar em consideração a qualidade desse produto. Para auxiliar sua decisão, construiu uma árvore de decisão, apresentada a seguir.

A qualidade é avaliada a partir da escala de 1 a 5, onde 1 é o valor para melhor qualidade e 5, para pior qualidade.

Nesse caso, operando com os dois objetivos de igual peso, o decisor deverá escolher a opção

  • A. custo 100 e qualidade 2
  • B. custo 80 e qualidade 3
  • C. custo 220 e qualidade 1
  • D. custo 70 e qualidade 4
  • E. custo 200 e qualidade 2

A cada semestre os funcionários são avaliados e aqueles que apresentam os melhores resultados são premiados em eventos que contam com a presença de todos os empregados e seus familiares. Nessas ocasiões, também são lembrados todos os avanços conseguidos pela empresa a partir de seus melhores funcionários.

Esses momentos servem para reforçar as normas e os valores da organização, e correspondem a uma forma de transmissão da cultura organizacional denominada

  • A. mito
  • B. linguagem
  • C. cerimônia
  • D. confirmação
  • E. rito de passagem

O novo diretor da empresa anunciou que faria uma reestruturação organizacional e que, a partir do próximo ano, os funcionários receberiam instruções a respeito de suas novas alocações. Ele acreditava que era necessário diferenciar melhor as funções dos funcionários a partir de suas especializações. Sua intenção era de que a empresa adotasse uma estrutura funcional, capaz de fazer efetivamente tal diferenciação.

Dentre as Figuras abaixo, aquela que representa a estrutura funcional desejada é a:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Depois da reforma do prédio, todos os 30 funcionários foram colocados em um grande salão, sem paredes ou divisórias. As normas de vestimenta também foram relaxadas. Passou a ser permitido ir ao escritório sem gravatas, e, às sextas-feiras, não era mais obrigatório o uso do paletó. O gerente acreditava que, dessa maneira, a comunicação fluiria mais livremente entre os funcionários e isso traria aumento da eficiência.

Esse gerente está operando no nível da cultura organizacional denominado:

  • A. determinações externas
  • B. pressupostos básicos
  • C. valores assumidos
  • D. artefatos
  • E. estrutura
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