Lista completa de Questões de Administração do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para gerenciar o comportamento das pessoas nas organizações, é preciso examinar a natureza básica da relação indivíduo-organização.
Nesse sentido, é preciso compreender o contrato psicológico dessa relação, que é um(a)
Uma empresa do ramo de trens urbanos, em seu processo de planejamento estratégico, formulou a seguinte declaração: Tornar-se referência no planejamento, projeto, implantação e operação do transporte urbano de pessoas sobre trilhos, propiciando a ampliação da participação nas cidades e expansão da malha metroferroviária nacional.
A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de
O planejamento estratégico de uma companhia de limpeza urbana apresenta a finalidade da organização como sendo a seguinte: Manter a cidade limpa, fazendo o cidadão mais orgulhoso, saudável e feliz, gerenciando resíduos sólidos de forma eficiente, sustentável e universalizada.
A declaração refere-se, em planejamento estratégico, ao conceito de
Para um gestor público, diante de um contexto de garantia de acesso à informação, é relevante diferenciar métricas de eficiência de métricas de eficácia da Tecnologia da Informação (TI) na prestação de serviços públicos em novos formatos de oferta e acessibilidade.
A seguinte medida é uma métrica de eficácia da plataforma de TI para acesso à informação:
Uma empresa pública definiu como estratégia desenvolver e lançar um novo serviço a ser realizado pelo próprio cidadão (autosserviço) por meio de uma plataforma informatizada e integrada aos bancos de dados existentes. Entretanto, após um ano de tentativa de implementação, a empresa percebeu que não tinha recursos financeiros e humanos adequados à execução do projeto e optou por descontinuá-lo. Nesse caso, ocorreu um erro na seleção dessa estratégia, dentre as alternativas disponíveis.
Esse erro aconteceu porque a empresa desconsiderou na seleção da estratégia o critério de
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2016
A supervisão do almoxarifado de uma organização pública vem controlando os níveis de estoque, de forma a provocar a redução do volume de compras e a provocar o aumento nas quantidades de pedidos. Ou seja, o setor tem gerenciado o tamanho dos lotes e o intervalo de tempo dos pedidos, por considerar que lotes pequenos significam uma redução do nível de estoque, um acréscimo no número de pedidos e uma redução no intervalo de tempo existente entre dois pedidos.
Essa nova forma de gestão do setor está relacionada a uma supervisão que busque no controle a garantia de
Um gestor pretende adquirir um produto pelo menor custo e também quer levar em consideração a qualidade desse produto. Para auxiliar sua decisão, construiu uma árvore de decisão, apresentada a seguir.
A qualidade é avaliada a partir da escala de 1 a 5, onde 1 é o valor para melhor qualidade e 5, para pior qualidade.
Nesse caso, operando com os dois objetivos de igual peso, o decisor deverá escolher a opção
A cada semestre os funcionários são avaliados e aqueles que apresentam os melhores resultados são premiados em eventos que contam com a presença de todos os empregados e seus familiares. Nessas ocasiões, também são lembrados todos os avanços conseguidos pela empresa a partir de seus melhores funcionários.
Esses momentos servem para reforçar as normas e os valores da organização, e correspondem a uma forma de transmissão da cultura organizacional denominada
O novo diretor da empresa anunciou que faria uma reestruturação organizacional e que, a partir do próximo ano, os funcionários receberiam instruções a respeito de suas novas alocações. Ele acreditava que era necessário diferenciar melhor as funções dos funcionários a partir de suas especializações. Sua intenção era de que a empresa adotasse uma estrutura funcional, capaz de fazer efetivamente tal diferenciação.
Dentre as Figuras abaixo, aquela que representa a estrutura funcional desejada é a:
Depois da reforma do prédio, todos os 30 funcionários foram colocados em um grande salão, sem paredes ou divisórias. As normas de vestimenta também foram relaxadas. Passou a ser permitido ir ao escritório sem gravatas, e, às sextas-feiras, não era mais obrigatório o uso do paletó. O gerente acreditava que, dessa maneira, a comunicação fluiria mais livremente entre os funcionários e isso traria aumento da eficiência.
Esse gerente está operando no nível da cultura organizacional denominado:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...