Questões de Administração do ano 2016

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Os fluxogramas representam visualmente processos e permitem que sejam elaborados procedimentos de trabalho que visem ao aperfeiçoamento de processos. Cada símbolo utilizado no fluxograma tem um significado específico.

Considere-se o seguinte símbolo:


O significado do símbolo apresentado acima é

  • A. documento
  • B. armazenagem
  • C. sentido de fluxo
  • D. movimento/transporte
  • E. ponto de tomada de decisão

Em uma organização, as tarefas rotineiras predominam, e o foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando. A comunicação circula em sentido vertical, e quase não há contato informal entre os funcionários. Os empregados são especialistas no que fazem, mas têm pouca autonomia. Além disso, há muitos regulamentos para as atividades realizadas por eles.

Levando-se em conta os dois tipos ideais de modelos organizacionais, as características estruturais dessa empresa estão alinhadas à perspectiva de um modelo organizacional

  • A. orgânico
  • B. genérico
  • C. projetado
  • D. humanista
  • E. mecanicista

Quanto mais um gestor compreende o processo empresarial, maior é sua capacidade de propor aperfeiçoamento. Ao decompor um produto e seus subsistemas e analisar as atividades realizadas pela empresa, um gestor pode analisar o valor agregado.

As atividades que são percebidas pelo cliente e que contribuem para a geração das saídas esperadas pelo cliente geram o que é chamado de valor

  • A. real agregado
  • B. integral agregado
  • C. simples agregado
  • D. marginal agregado
  • E. empresarial agregado

Ciente de que as decisões tomadas na empresa continham certos vícios e de que seria necessária uma visão externa da realidade da empresa, a direção contratou uma consultoria externa para auxiliar o processo de tomada de decisão em um projeto muito importante para a organização.

A direção espera que, com o apoio dos consultores, as decisões tomadas sejam menos afetadas pela

  • A. racionalidade limitada
  • B. influência organizacional
  • C. relatividade das decisões
  • D. hierarquização de decisões
  • E. racionalidade administrativa

O diretor deseja alterar a estrutura da empresa para aumentar a amplitude de controle e diminuir níveis hierárquicos. Segundo sua visão, era muito caro e ineficiente manter um número grande de gestores com poucos subordinados.

Dessa forma, após a mudança promovida pelo gestor, a empresa passará a apresentar uma estrutura organizacional

  • A. aguda
  • B. obtusa
  • C. vertical
  • D. horizontal
  • E. dependente

O gerente de uma empresa acompanhava todos os processos de forma permanente e percebeu que havia um problema nas vendas dos produtos. Os clientes demoravam a ser atendidos, e havia atrasos nas entregas. Ele constatou que não havia nenhum tipo de problema com o abastecimento de produtos das unidades de vendas.

Dessa forma, a falha estava, necessariamente, localizada nos processos

  • A. horizontais
  • B. primários
  • C. de longo prazo
  • D. simbólicos
  • E. de apoio

A maioria dos gestores precisa de habilidades técnicas, interpessoais, conceituais e de diagnóstico no seu trabalho, porém a importância dessas habilidades varia de acordo com o nível que o gestor ocupa na organização.

Assim sendo, com relação às habilidades relevantes para cada tipo de gestor, tem-se que

  • A. as habilidades conceituais e de diagnóstico são geralmente mais importantes para os gestores operacionais ou da linha de frente, que devem buscar compreender e comunicar-se com os indivíduos.
  • B. os gestores da linha de frente precisam confiar mais em suas habilidades técnicas e interpessoais e menos em suas habilidades conceituais e de diagnóstico.
  • C. os gestores de nível médio tendem a apresentar uma ênfase nas habilidades conceituais e técnicas e menor dependência de habilidades de diagnóstico e interpessoais.
  • D. habilidades técnicas são mais relevantes para os gestores do topo que precisam realizar tarefas específicas, como operações empregadas pela organização em seus processos de produção.
  • E. habilidades interpessoais são mais importantes que as habilidades conceituais e de diagnóstico para os gestores do topo que devem compreender os relacionamentos e promover a motivação.

Cada vez mais as organizações têm oferecido aos seus funcionários treinamento ético, seja no programa de orientação dos novos colaboradores, seja como parte de um programa contínuo para o desenvolvimento, ou periodicamente como um reforço dos princípios éticos.

Os defensores do treinamento ético argumentam que

  • A. a ética se baseia em valores, e o sistema de valores é aprendido e consolidado e internalizado na infância.
  • B. os valores éticos das pessoas já estão estabelecidos quando elas entram no mercado de trabalho.
  • C. a exposição aos cursos de direito e administração pode diminuir o nível de adesão de seus participantes a valores éticos pró-sociais.
  • D. a identificação de dilemas éticos garante que os participantes irão fundamentar suas ações embasados nos valores organizacionais.
  • E. esse tipo de treinamento reafirma a expectativa da organização de que seus membros ajam eticamente.

Um sistema de gestão de desempenho no qual as pessoas recebem retorno de seu desempenho de todos os que formam o círculo de contatos diários do colaborador

— chefes, colegas e pares, e seus próprios subordinados

— é denominado

  • A. balanced scorecard ou BSC
  • B. escala gráfica de mensuração
  • C. incidente crítico
  • D. avaliação de 360 graus
  • E. comparação forçada

Há diferentes tipos de equipes nas organizações. Existe um tipo comum de equipe que é formado por pequenos grupos de funcionários da mesma área de atuação, os quais se reúnem regularmente para discutir e recomendar soluções para o ambiente de trabalho.

Esse tipo de equipe é denominado

  • A. Demografia organizacional
  • B. Equipe Virtual
  • C. Folga social
  • D. Círculos de qualidade
  • E. Brainstorming
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