Questões de Administração do ano 2016

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Pressionados pelo pouco tempo dado pela direção para a resolução de um problema, os gerentes partiram para a ação com base na primeira solução que encontraram. Mesmo presumindo que poderia haver soluções melhores, esses gerentes não tinham tempo ou dinheiro para coletar mais informações.

O tipo de decisão tomada nesse caso é denominada

  • A. descritiva
  • B. complexa
  • C. satisfatória
  • D. otimizadora
  • E. maximizadora

O chefe de uma equipe de funcionários é visto por todos os subordinados como alguém que não age de forma oportunista, sendo também considerado por todos como um verdadeiro líder. Chefe e subordinados entendem as intenções de ambas as partes e, com isso, desenvolvem uma compreensão mútua que permite uma parte agir em nome da outra.

Nesse caso, a confiança nas relações organizacionais é baseada no(a)

  • A. casuísmo
  • B. conhecimento
  • C. intimidação
  • D. identificação
  • E. persuassão

Os gestores estavam dedicados a definir as necessidades de treinamento dos funcionários para o próximo ano.

Dentre os seis processos básicos que compõem a gestão de pessoas, os de capacitação dos funcionários fazem parte do processo de

  • A. aplicar pessoas.
  • B. agregar pessoas.
  • C. monitorar pessoas.
  • D. recompensar pessoas.
  • E. desenvolver pessoas.

Devido a mudanças no contexto do mercado, o gerente formou uma equipe especialmente focada no desenvolvimento do novo serviço necessário para o atendimento das novas necessidades. Cada componente dessa equipe foi escolhido com base em sua habilidade, e todos tinham consciência de que a equipe se desfaria ao fim do trabalho.

Nesse caso, tal equipe é classificada como

  • A. integral
  • B. autodirigida
  • C. funcional cruzada
  • D. de força tarefa
  • E. de projetos.

Ao final do semestre, o gestor recebeu as avaliações de desempenho de seus subordinados. Em cada documento havia uma descrição das atividades realizadas pelos funcionários que foram especialmente eficazes ou ineficazes.

Esse método de avaliação é denominado método de

  • A. traços e metas
  • B. escopo limitado
  • C. incidentes críticos
  • D. fatos e ocorrências
  • E. escalas de mensuração

A teoria das expectativas é o mais complexo modelo de motivação dos funcionários nas organizações.

Um dos componentes dessa teoria é a expectativa do resultado-desempenho, que é a(o)

  • A. probabilidade percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
  • B. crença de que nossos esforços levarão a um melhor desempenho quando os resultados forem previsíveis.
  • C. percepção do indivíduo sobre a probabilidade de que o desempenho conduzirá a determinados resultados.
  • D. tendência para agir de determinada maneira, de forma que essa ação traga resultados e recompensas organizacionais.
  • E. grau em que as recompensas organizacionais satisfazem as metas pessoais ou as necessidades do indivíduo.

O desempenho de qualquer grupo é afetado por diversos fatores, além dos motivos da formação e das etapas de desenvolvimento.

Três fatores básicos que contribuem para o desempenho de um grupo são:

  • A. coesão, folga social e conformidade
  • B. coesão, composição e rotatividade
  • C. folga social, conformidade e status
  • D. composição, tamanho e normas
  • E. normas, tamanho e rotatividade

As redes de comunicação organizacional podem diferir das estruturas hierárquicas, pois os funcionários procuram a melhor informação para realizar o seu trabalho. As funções que os indivíduos desempenham nas redes organizacionais podem ser analisadas de acordo com as suas contribuições para o funcionamento da rede.

Assim, o funcionário que desempenha a função de cosmopolita

  • A. tem uma posição estratégica na rede que lhe permite controlar as informações, movendo-se para qualquer direção do canal.
  • B. serve de ponte entre os grupos, unindo-os e facilitando o fluxo de comunicação necessário para integrar as atividades grupais.
  • C. tende a trabalhar sozinho, interagindo e se comunicando pouco com outros já que não tem função importante na rede de comunicação.
  • D. favorece a rotatividade de funcionários compartilhando sentimentos sobre a organização e influenciando quem deseja sair ou ficar.
  • E. liga a organização ao ambiente externo participando de convenções e feiras, podendo ser um líder de opinião no grupo.

Independentemente das características ou dos comportamentos do líder, ninguém pode ser um líder sem a capacidade de influenciar os outros; portanto, para aumentar a capacidade de afetar as percepções, as atitudes e os comportamentos dos outros são utilizadas algumas táticas, como as três apresentadas a seguir:

  • A. persuasão racional, apelo inspiracional e coalização
  • B. persuasão racional, pacificação terceirizada e negociação
  • C. negociação, coalização e socialização
  • D. pacificação terceirizada, coalização e decodificação
  • E. decodificação, apelo inspiracional e socialização

A perspectiva da racionalidade limitada é associada frequentemente aos processos de decisão intuitivos.

A tomada de decisão intuitiva é um(a)

  • A. processo cognitivo inconsciente, apoiado nas experiências vividas, em associações holísticas ou em conexões difusas entre informações divergentes.
  • B. processo de tomada de decisões a partir de modelos simplificados que extraem aspectos essenciais dos problemas sem capturar toda a sua complexidade.
  • C. conjunto de escolhas consistentes, feitas de forma imparcial, baseadas em opções relevantes, para maximizar valor dentro de certos limites e restrições.
  • D. sequência lógica ou um raciocínio explícito usados para tomar decisões, em vez da experiência e do discernimento.
  • E. tendência individual de acreditar que se pode prever e controlar o resultado de eventos aleatórios, buscando informações que corroborem escolhas anteriores.
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