Questões de Administração do ano 2016

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Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico são denominações semelhantes para dois processos diferentes da administração. A respeito da Gestão Estratégica, assinale a alternativa correta.

  • A. É o processo de análise de uma empresa para definição de seus objetivos e posterior elaboração de um plano de ação.
  • B. Consiste na consolidação de ideias para definição dos programas de ação da organização e elaboração dos objetivos.
  • C. Está voltada para o monitoramento, identificação de riscos e oportunidades, busca de melhorias e correção de falhas.
  • D. Identifica a missão, a visão, os valores, os objetivos e as estratégias de negócio da organização.
  • E. É a forma de administração que precede e define ações para criar o futuro, em vez de agir com predições do que poderá ocorrer.

Consiste no processo de decisão relativo aos objetivos da organização, às mudanças nesses objetivos, aos recursos utilizados para atingi-los e às políticas que deverão governar a aquisição, a distribuição e a utilização desses recursos. Trata-se do planejamento

  • A. holístico.
  • B. operacional.
  • C. intermediário.
  • D. organizacional.
  • E. estratégico.

Uma das etapas relevantes do processo de gestão estratégica do desempenho consiste na avaliação do desempenho. Diversas metodologias consagradas são aplicadas pelas organizações para avaliação do desempenho de seus colaboradores, entre as quais a que registra aspectos do comportamento do avaliado considerados extremos e que o avaliador destaca aspectos do trabalho realizados considerando-os extremamente positivos ou extremamente negativos. Trata-se do método denominado

  • A. Avaliação 360°.
  • B. Avaliação Participativa por Objetivos.
  • C. Incidentes Críticos.
  • D. Lista de Verificação.
  • E. Comparação Binária.

Entre os modelos de Planejamento de RH descritos pela literatura, aquele que toma por base organograma de encarreiramento para o planejamento de funcionários, classificando-os em três alternativas de promovabilidade, é denominado modelo

  • A. baseado em segmentos de cargos.
  • B. baseado no fluxo de pessoal.
  • C. de planejamento funcional.
  • D. de substituição de postos-chave.
  • E. de recompensa imediata.

O planejamento estratégico de uma organização pressupõe, como uma das etapas de grande relevância, o denominado diagnóstico institucional, oportunidade em que, entre outros aspectos, identificam-se os pontos fortes e fracos da organização, o que corresponde

  • A. à análise interna, restrita e controlável.
  • B. à análise externa, que aponta as ameaças e oportunidades.
  • C. à visão da organização.
  • D. à missão da organização.
  • E. aos cenários, classificados em otimista ou pessimista.

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização. Uma das etapas relevantes da sua implementação é a definição de ques tões, objetivos e estratégias, sendo que

I. a definição dos objetivos organizacionais antecede a das questões estratégicas.

II. as metas representam as partições dos objetivos a serem alcançadas no curto prazo.

III. a estratégia corresponde ao caminho mais adequado a ser percorrido para alcançar os objetivos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. III.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
  • E. II.

O planejamento é uma abordagem e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações.

Enquanto o planejamento é um processo contínuo, o plano é a expressão de um processo de tomada antecipada de decisões e sua importância está em

  • A. determinar as funções dos agentes envolvidos e racionalizar ao máximo as ações fracionando as tarefas de modo a permitir a supervisão dos resultados ao final do processo de execução do plano e a avaliação de desempenho dos envolvidos.
  • B. reduzir as incertezas e as surpresas; guiar a ação até chegar à situação desejada e organizar os meios para atingir os objetivos; envolve organização, coordenação de esforços, acompanhamento e controle de ações e avaliação de resultados.
  • C. potencializar o tempo de trabalho das equipes na medida em que não há desperdício de tempo e energia para decidir sobre o que fazer, dado que as tarefas são estabelecidas até a finalização do plano e da avaliação do produto final.
  • D. garantir o êxito do que foi planejado, desde que todos os passos previstos sejam executados sem interferências políticas e as ações sejam tecnicamente indicadas por planejadores qualificados; envolve o uso de manuais e planilhas de controle.
  • E. impedir a improvisação daqueles que executam a ação e a pretensão dos mesmos em tomar decisões fora do plano, causando ruídos ao trabalho, falta de harmonia nas equipes, atraso na execução do plano e o não cumprimento das metas.

A função administrativa que estabelece um plano de atividades com objetivos definidos e metas a alcançar é denominada:

  • A. administração;
  • B. planejamento;
  • C. organização;
  • D. direção;
  • E. controle.

Para a análise de risco em um ambiente de trabalho, a ferramenta SWOT, muito utilizada para investigação, diagnóstico e intervenção de riscos e ameaças existentes, é aplicada há mais de 15 anos nas instituições ou corporações. É uma ferramenta muito útil e versátil, podendo ser adaptada para os mais diversos tipos organizacionais. Logo, a análise SWOT agrupa nos fatores

  • A. internos, os elementos-chave oportunidades e ameaças, e, nos fatores externos, os elementos-chave forças e fraquezas.
  • B. externos, os elementos-chave forças e fraquezas, e, nos fatores internos, os elementos-chave oportunidades e gestão.
  • C. internos, os elementos-chave forças e fraquezas, e, nos fatores externos, os elementos-chave oportunidades e ameaças.
  • D. internos, os elementos-chave forças e gestão, e, nos fatores externos, os elementos-chave oportunidades e gestão.
  • E. externos e internos, os elementos-chave forças, fraquezas e ameaças.

Levando em conta a técnica Análise de Cenários utilizada no Planejamento Estratégico empresarial, analise as assertivas.

I - A técnica antecede a década de 1950, usada durante a segunda Guerra Mundial por militares para mitigar os riscos das investidas e execução das ordens de ataque.

II - No final da década de 1970, o planejamento de cenários passou a se fundamentar não apenas em probabilidades, mas em um pensamento causal qualitativo.

III - Durante os anos 1980, as organizações foram desenvolvendo suas metodologias de planejamento de cenários usando técnicas de computador.

IV - Os cenários são utilizados para avaliação da sensibilidade/risco, avaliação e desenvolvimento de estratégia; ajudam a organização a concentrar-se em diferentes ambientes futuros plausíveis.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas
  • C. I e IV, apenas
  • D. II, III e IV, apenas
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