Questões de Administração do ano 2016

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Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequado aos clientes a um custo razoável. Que atividades são identificadas como primárias para o atingimento dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço?

  • A. Transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.
  • B. Planejamento de rotas, entrega ao cliente final e pós-venda.
  • C. Fluxo de materiais, embalagem de proteção, programação de produtos e pós-venda.
  • D. Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção, programação de produtos e manutenção de informação.

A modelagem de processos BPM é considerada importante pela sua capacidade de fornecer a compreensão da empresa e dos mecanismos utilizados para o seu funcionamento. Uma das abordagens adotadas em tal metodologia preconiza que os processos de negócio de uma organização

  • A. se restringem ao sistema de gerenciamento informatizado utilizado.
  • B. correspondem ao workflow, assim entendido como sistema de gerenciamento de desempenho.
  • C. podem ser redesenhados e otimizados ainda que já padronizados.
  • D. constituem um sistema fechado que não comporta modificações.
  • E. são classificados de acordo com seu nível de maturidade.

A motivação humana está entre os fatores internos e externos e que influenciam no comportamento. Este é explicado pelo ciclo motivacional, que se completa com a satisfação, frustração ou compensação das necessidades humanas. No método de Herzberg há fatores motivacionais e higiênicos. Assinale a alternativa abaixo que contém um fator motivacional.

  • A. Relações interpessoais, supervisão, colegas e subordinados.
  • B. Políticas administrativas e empresariais.
  • C. Condições físicas: salário e vida pessoal.
  • D. O trabalho em si, responsabilidade, progresso e crescimento.

Entre as várias teorias desenvolvidas e apontadas na literatura acerca da motivação, pode-se citar a Teoria da Expectativa (ou expectância), desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom. Os três principais fatores apontados na referida Teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa, sendo que o primeiro fator corresponde

  • A. à relação desempenho-resultado, ou seja, o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado almejado.
  • B. ao grau de esforço dispendido pelo indivíduo para obtenção de determinado resultado, que varia de acordo com a escala de expectativas individuais.
  • C. à tensão existente entre a inércia e o início do processo para obtenção do resultado, e que leva ao início do ciclo motivacional.
  • D. ao valor atribuído ao resultado (recompensa), consistindo em uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo.
  • E. à quantidade ou grau da recompensa necessária para induzir determinado comportamento em um indivíduo.

Assinale a alternativa que apresenta o nome da metodologia para medição de desempenho organizacional que busca avaliar, medir e otimizar o desempenho empresarial por intermédio de um conjunto de medidas agrupadas em quatro dimensões: a financeira, os clientes, os processos internos e o conhecimento/aprendizado.

  • A. MVA (Market Value Added)
  • B. BSC (Balanced Scorecard)
  • C. EVA (Economic Value Added)
  • D. SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats)
  • E. BI (Business Intelligence)

Na fase do planejamento do ciclo PDCA,

  • A. realiza-se uma verificação bem detalhada do alcance dos objetivos.
  • B. os resultados obtidos são monitorados e confrontados com os resultados previstos no planejamento.
  • C. é necessário realizar todas as atividades que foram previstas no plano de ação.
  • D. é necessário executar as ações previstas nas avaliações e nos relatórios relativos aos processos e, quando necessário, traçar novos planos de ação para melhorar ou padronizar esses processos.
  • E. são estabelecidos os objetivos e definidas as metas para a execução do plano de ação.

Suponha que determinada sociedade de economia mista controlada pelo Estado de Mato Grosso do Sul pretenda utilizar, como ferramenta em seu processo de planejamento estratégico e avaliação de desempenho, o Balanced Scorecard. Além da financeira, a referida metodologia considera também, de forma equilibrada, as seguintes perspectivas:

  • A. clientes, processos internos e aprendizado.
  • B. missão, visão e valores.
  • C. desafios e oportunidades.
  • D. análise interna e análise externa.
  • E. forças, fraquezas e cenários.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir. As reações estabelecidas pelos indivíduos com relação à motivação determinam o termo chamado_________________________.

  • A. Clima organizacional.
  • B. Cultura organizacional.
  • C. Desenvolvimento organizacional.
  • D. Modelo organizacional.

A cultura organizacional é moldada pelas experiências comuns dos membros da organização, e a maioria das organizações desenvolve culturas únicas ao longo do tempo através da prática e uso comum. Essas experiências incluem os itens relacionados abaixo, exceto o que está na alternativa.

  • A. Visões compartilhadas.
  • B. Intolerância a riscos.
  • C. Sistemas de motivação e recompensa.
  • D. Código de conduta.

É a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos o conjunto de percepções, ícones e símbolos que costuma-se denominar imagem corporativa. Nesse sentido, os autores que estudam o tema sustentam que

  • A. a cultura organizacional possui apenas aspectos formais e abertos, sendo os aspectos informais denominados contracultura.
  • B. os artefatos como, por exemplo, as vestimentas, correspondem à camada mais superficial e visível da cultura da organização.
  • C. os valores constituem a camada mais profunda da cultura organizacional, não sendo observáveis com facilidade.
  • D. a cultura corresponde à qualidade do ambiente percebida pelo grupo, comportando, assim, avaliação subjetiva.
  • E. a cultura é uniforme na organização, porém é passível de mudanças em função da ocorrência dos denominados ritos de degradação.
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