Questões de Administração do ano 2016

Lista completa de Questões de Administração do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conceito de clima organizacional, diferentemente dos conceitos de cultura organizacional e clima psicológico, considera, como aspecto preponderante

  • A. as percepções afetivas dos indivíduos.
  • B. os valores e crenças da organização.
  • C. a qualidade do ambiente organizacional percebida por seus integrantes.
  • D. os fatores motivacionais ligados à valorização profissional.
  • E. os aspectos descritivos e não avaliativos, de difícil intervenção.

A Qualidade de Vida no Trabalho − QVT está relacionada à motivação, à satisfação no trabalho e aos fatores ambientais e ergonômicos. De acordo com o modelo de QVT, preconizado por Hackman e Oldham, afigura-se fundamental, em face da produção de estados psicológicos relacionados a resultados pessoais e de trabalho,

  • A. o ambiente físico.
  • B. o absenteísmo.
  • C. a rotatividade.
  • D. a jornada de trabalho.
  • E. as dimensões do cargo.

Em termos de arranjo físico dos materiais, assinale a alternativa que apresenta um fator que origina uma mudança de layout.

  • A. mudança na localização do mercado produtor
  • B. elevado índice de acidentes
  • C. variação no volume da oferta
  • D. mudança nas chefias
  • E. substituição de funcionários

Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A organização é o ponto de convergência dos fatores de produção com eficiência e eficácia.

II. A organização é um empreendimento social do qual se reúnem vários recursos para que determinados objetivos sejam atingidos.

  • A. Somente a afirmação I está correta.
  • B. Somente a afirmação II está correta.
  • C. Todas as afirmações estão corretas.
  • D. Nenhuma das afirmações está correta.

Os gerentes devem primeiramente decidir como combinar os indivíduos e seus talentos com os tipos de funções e estruturas necessários para realizar o trabalho e, então, estruturá-los e organizá-los de forma que exista fácil comunicação entre as diversas unidades. Esta é a função administrativa conhecida como

  • A. organização.
  • B. previsão.
  • C. preparação.
  • D. liderança.
  • E. controle.

Considere o organograma abaixo.

Uma das vantagens do tipo de estrutura organizacional representada é a de

  • A. integrar órgãos e atividades relacionadas.
  • B. favorecer a centralização nas decisões.
  • C. garantir uma autoridade única.
  • D. ser indicada para utilização em pequenas organizações.
  • E. possibilitar maior ponderação nos processos decisórios.

Edgar Schein define organização como a coordenação racional das atividades de certo número de pessoas, que desejam alcançar um objetivo comum e explícito, mediante a divisão das funções e do trabalho e por meio da hierarquização da autoridade e da responsabilidade. (apud Francisco Lacombe. In: Teoria Geral da Administração, Saraiva, p. 21). A literatura aponta diferentes modelos de estrutura organizacional, entre as quais a denominada Estrutura Matricial, que tem, entre suas características,

  • A. existência de órgãos com duração limitada a determinado projeto.
  • B. criação de órgãos de forma aderente à matriz de riscos do negócio.
  • C. um órgão central ao qual se vinculam os órgãos setoriais.
  • D. departamentalização por matriz de especialidades.
  • E. existência de órgãos de primeiro nível, encarregados de produção e comercialização.

Assinale a alternativa que apresenta o aspecto organizacional sem qualquer influência na monitoração realizada pelo BSC (Balanced Scorecard).

  • A. organograma
  • B. finanças
  • C. clientes
  • D. processos internos
  • E. aprendizagem

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os projetos são frequentemente utilizados como um meio de direta ou indiretamente alcançar os objetivos do plano estratégico de uma organização.

II. Os projetos fornecem um feedback aos programas e portfólios através de relatórios de progresso, lições aprendidas e solicitações de mudanças que podem identificar os impactos em outros projetos, programas ou portfólios.

  • A. Todas as afirmações estão corretas.
  • B. Nenhuma das afirmações está correta.
  • C. Somente a afirmação I está correta.
  • D. Somente a afirmação I está correta.

As teorias sobre Planejamento Estratégico tiveram início na década de 1960 e as metodologias criadas naquela época ainda são utilizadas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta a definição da etapa de análise do ambiente externo, na metodologia de planejamento estratégico proposta por Richard Daft em seu livro Administração (1999).

  • A. É a etapa em que são analisados os concorrentes, fornecedores, clientes, governo, sindicatos e outros grupos externos que podem influenciar o desempenho da empresa.
  • B. É a etapa que envolve avaliar os pontos fortes e fracos da empresa com intuito de identificar suas habilidades e mensurar seus recursos.
  • C. É a etapa em que são avaliadas a missão, metas e estratégias atuais da empresa, para posterior elaboração de planos de melhorias futuras.
  • D. É a etapa em que são classificadas as estratégias empresarial, de negócios e funcional, com objetivo de relacionar os recursos da empresa com os setores onde atua.
  • E. É a etapa posterior à da implementação das estratégias, quando são feitas alterações e ajustes para adequação às alterações ocorridas no ambiente da empresa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...