Questões de Administração do ano 2017

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O objetivo precípuo do gerenciamento de projetos consiste em assegurar que a correspondente execução ocorra conforme planejada: dentro dos prazos previstos, dos custos estimados e das especificações estabelecidas. Existem diferentes metodologias e ferramentas consagradas que fornecem suporte às organizações para a consecução de tais objetivos, entre as quais o PERT − Program Evaluation and Review, que

  • A. corresponde a um guia de melhores práticas bastante utilizado na análise de riscos, atividades de controle e especialmente na priorização de projetos.
  • B. é voltada ao planejamento do tempo estimado do projeto, de forma probabilística, utilizando a média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista.
  • C. consiste em um framework, que contém um sumário executivo, mapas de auditoria e ferramentas de gestão de riscos.
  • D. é utilizada para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico-evolutiva, com datas préestabelecidas.
  • E. é um sistema integrado de gestão, capaz de redesenhar processos com vistas à otimização dos custos dos projetos.

Em um plano de projeto orientado pelo escopo, relacione os elementos a suas etapas.

1. Elemento do Escopo

2. Elemento do Plano de Ação

3. Elemento do Plano de Monitoramento e Avaliação

( ) Objetivos específicos

( ) Estimativa de custos

( ) Análise de riscos

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 1, 3 e 2
  • B. 2, 3 e 1
  • C. 2, 1 e 3
  • D. 1, 2 e 3.
  • E. 3, 1 e 2

Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com o PMBOK®, a área do conhecimento responsável por definir o que será desenvolvido ao longo de um projeto.

  • A. Integração.
  • B. Qualidade.
  • C. Escopo.
  • D. Tempo.
  • E. Riscos.

O Sr. José é gerente de projetos de uma grande empresa de energia. Recentemente ele recebeu a incumbência, por parte da diretoria, de ser responsável por um novo projeto da empresa. Considerando esse novo desafio a ser enfrentado, ele precisará gerir os processos relativos a esse projeto. O Sr. José é certificado pelo PMI (Project Management Institute), utilizando-se, portanto, da metodologia descrita pelo PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta todos os processos necessários para a gestão desse projeto, de forma a seguir rigorosamente a metodologia do PMBOK.

  • A. Processos de Concepção, Produção, Controle e Encerramento.
  • B. Processos de Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.
  • C. Processos de Planejamento, Iniciação, Execução, Controle e Encerramento.
  • D. Processos de Iniciação, Planejamento, Controle, Avaliação, Execução e Encerramento.
  • E. Processos de Concepção, Planejamento, Iniciação, Produção, Execução e Controle.

A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzilos em ação empresarial. Para atingir tais objetivos efetivamente, Henri Fayol definiu um conjunto de funções administrativas essenciais compostas pelos elementos da administração e que constituem o que chamamos de processo administrativo. Esse processo, em sequência lógica, é composto das seguintes funções:

  • A. direção, organização, planejamento e controle.
  • B. planejamento, organização, direção e controle.
  • C. organização, coordenação, comando e controle.
  • D. controle, direção, planejamento e coordenação.

A função administrativa da organização relaciona-se à definição de uma estrutura cuja finalidade é organizar recursos para cumprir metas organizacionais. Para tanto, requer elementos como cadeia de comando, centralização/descentralização, autoridade formal, equipes e mecanismos de coordenação. Porém, o que influencia decisivamente para que a estrutura seja flexível ou rígida depende de fatores contingenciais como os a seguir descritos

  • A. quadro de pessoal, concorrência, volume de recursos financeiros investidos no negócio e estrutura organizacional.
  • B. nível educacional dos funcionários, localização geográfica da empresa, métodos e processos.
  • C. cargos e funções estratégicas, recursos estratégicos e padrões de liderança e motivação adotados.
  • D. ambiente, estratégia, dimensão/ciclo de vida, tecnologia da produção e interdependência departamental.

Processo Administrativo é o nome dado ao conjunto de funções administrativas, envolvendo planejamento, organização, direção e controle.

Sobre a função planejamento, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O planejamento operacional é amplo, abrange toda a organização e é projetado para o longo prazo.

( ) O planejamento tático abrange cada departamento ou unidade da organização e, geralmente, é projetado para o médio prazo.

( ) O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima par baixo, é

  • A. V V F
  • B. V F V
  • C. F V F
  • D. F V V
  • E. F F V

No que se refere a organizações formais modernas e a processo organizacional, julgue os itens a seguir. As unidades estratégicas de negócios são utilizadas para propiciar o desenvolvimento das competências centrais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo administrativo é utilizado em qualquer situação que envolva recursos que procuram atingir algum tipo de objetivo. Neste sentido, o ato de administrar compreende quatro funções.

Assinale a alternativa que corretamente identifica estas funções.

  • A. Real, virtual, estoque e logística.
  • B. Input, processo, output e feedback.
  • C. Pessoas, dinheiro, materiais e informação.
  • D. Planejamento, organização, direção e controle.
  • E. Formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

Quais são as funções essenciais da administração?

  • A. Organização, controle, planejamento e direção.
  • B. Planejamento, estratégia, comando e coordenação.
  • C. Planejamento, organização, direção e inovação.
  • D. Organização, planejamento, desenvolvimento e direção.
  • E. Liderança, logística, empreendedorismo e controle de qualidade.
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