Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma agência do governo designou uma equipe de analistas para se reunirem algumas horas por semana para discutirem formas de melhorar a qualidade, a eficiência, os processos e os métodos de trabalho.

O tipo de equipe mais adequado para esse contexto é a:

  • A. de resolução de problemas;
  • B. autogerenciada;
  • C. virtual;
  • D. multifuncional;
  • E. processual.

Os 4 pilares da Teoria da Qualidade são

  • A. a separação entre planejamento e execução, o foco no cliente, a metodologia científica e a orientação para os problemas da qualidade.
  • B. a formação de equipes, o trabalho cooperativo, a melhoria contínua e a gestão por processos.
  • C. o foco no cliente, a melhoria contínua, a orientação para os problemas da qualidade e a gestão por processos.
  • D. a melhoria contínua, a separação entre planejamento e execução, a orientação para os problemas da qualidade e a formação de equipes.
  • E. o trabalho cooperativo, a metodologia científica, a separação entre planejamento e execução e a formação de equipes.

Uma organização deve determinar os limites e a aplicabilidade do sistema de Gestão da Qualidade para estabelecer o seu escopo. Ao determinar esse escopo, a organização deve considerar:

I. As questões externas e internas.

II. Os requisitos das partes interessadas pertinentes.

III. Os produtos e serviços da organização.

Estão corretas as considerações:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Sobre as ferramentas e técnicas para o controle e melhoria da qualidade, considere as afirmativas a seguir.

I. O uso de ferramentas de qualidade promove o aumento da produtividade e progressão de custos.

II. Assertividade dos processos comunicacionais, com consequente contrariedade dos colaboradores, é frequente em empresas que optam pelo uso das ferramentas de gestão pela qualidade.

III. A maximização da competitividade, tanto no mercado nacional quanto no internacional, é oportunizada com o controle e a melhoria da qualidade.

IV. A gestão pela qualidade proporciona maior satisfação dos clientes externos, ao mesmo tempo que promove uma melhoria da imagem e desempenho organizacional. Conforme utilizado em organizações de todo o mundo, o Sistema de Gestão da Qualidade oferece ferramentas para que as organizações consigam implantar, gerenciar e alcançar a qualidade de seus processos.

Assinale a alternativa em que as razões para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade estejam corretamente descritas.

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.

A filosofia 5S é pautada na educação de práticas diárias simples, capazes de promover o crescimento contínuo dos indivíduos, por meio do aperfeiçoamento constante da rotina de trabalho diário e, consequentemente, estabelecimento de melhoria na qualidade de vida no trabalho.

São sensos elencados dentro da filosofia do 5S, EXCETO:

  • A. Senso de utilização e senso de organização
  • B. Senso de limpeza e senso de saúde
  • C. Senso de disciplina e senso de utilização
  • D. Senso de organização e sendo de estratégia

Quanto aos objetivos das auditorias da Qualidade, é falso afirmar:

  • A. Avaliar a conformidade dos procedimentos da qualidade com as normas estabelecidas por clientes ou pela própria empresa.
  • B. Avaliar a aderência dos métodos emprega dos com os procedimentos estabelecidos.
  • C. Avaliar o processo de tomada de decisão da empresa, com relação à qualidade.
  • D. Executar a melhor solução eficaz do sistema da qualidade de produção/serviço.
  • E. Avaliar a conformidade das características da qualidade dos produtos/serviços com as especificações.

No desenvolvimento da qualidade nas organizações foram trazidas características advindas de antigos modos artesanais de produção para as grandes e indústrias e corporações, através da valorização da opinião e da necessidade dos clientes. É importante saber que não há um consenso definido sobre o conceito de qualidade, devido à sua abrangência e complexidade. Todavia, David Garvin classificou a qualidade em cinco abordagens:

  • A. Desempenho, Características, Conformidade, Confiabilidade, Durabilidade.
  • B. Serviço, valor comercial, mercado, método, patente.
  • C. Especialidade serviço, Corrente, Redes Neurais, Inteligência artificial.
  • D. Abrangência de serviço, planejamento estratégico, valor comercial de mercado, patente.
  • E. Transcendental, Centrada no produto, Centrada no valor, Centrada na fabricação, Centrada no cliente

Com relação às ferramentas estatísticas da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A utilização do Diagrama de Dispersão permite visualizar o tipo de relação existente entre três ou mais variáveis.

II. Uma Folha de Verificação bem elaborada é o ponto de partida para a transformação de opiniões em dados e fatos.

III. Diagramas de Causa-Efeito conseguem descrever os efeitos indesejados nos processos e identificar as soluções.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Uma das funções básicas na gestão de estoques é o acompanhamento da rotatividade dos produtos estocados, identificando aqueles itens que possuem um maior giro (maior potencial de vendas) e os de menor giro, ou seja, que vendem menos e tendem a ficar mais tempo no estoque. A partir desta informação a empresa pode planejar melhor, em escala de tempo, quantos dias, semanas ou meses, que um determinado produto pode durar no estoque até que seja totalmente vendido. Considerando que um determinado item em estoque “gire 4,8 vezes ao ano” e, transformando esta informação em escala de tempo, é correto afirmar que o estoque deste item suporta

  • A. 92 dias.
  • B. 115 dias.
  • C. 15 semanas.
  • D. 2 meses e 15 dias.
  • E. 4 meses e 12 dias.

Um dos processos mais importantes no âmbito da gestão de estoques é o planejamento. É muito importante que a organização tenha informações relativas sobre a previsão de demanda futura de materiais e de produtos necessários ao seu correto funcionamento, principalmente se forem insumos necessários à manutenção do processo produtivo. Para tanto, a gestão de estoques deve contar com informações relativas à demanda passada e atual e, a partir destas informações, projetar uma previsão de demanda para os próximos períodos. Dentre os modelos matemáticos de previsão de demanda, o “método da média ponderada” é um dos mais utilizados pelas empresas. Considerando os dados apresentados a seguir, calcule a previsão de demanda para o mês de janeiro/17.

  • A. 1.580 unidades.
  • B. 1.770 unidades.
  • C. 1.832 unidades.
  • D. 1.956 unidades.
  • E. 2.035 unidades.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...