Questões de Administração do ano 2017

Lista completa de Questões de Administração do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Henry Mintzberg (1973) acompanhou e analisou a rotina de cinco CEO americanos e concluiu que os dirigentes representam três papéis principais no desempenho de suas funções. Assinale a alternativa que apresenta esses papéis segundo o referido autor.

  • A. Técnicos, humanos e conceituais.
  • B. Operacionais, gerenciais e estratégicos.
  • C. Interpessoais, informacionais e decisoriais.
  • D. Decisoriais, estratégicos e humanos.

Sobre a questão da descentralização nas organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A descentralização em si não é boa nem má, indicável ou contraindicável; depende das circunstâncias.

( ) Na descentralização, os tomadores de decisão no topo da hierarquia têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas.

( ) Quanto maior a necessidade de mudança e inovação maior será a necessidade de descentralização.

( ) Na descentralização, as linhas de comunicação da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional.

( ) Um dos elementos que concorre para aumentar a descentralização é a delegação de autoridade.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, F, F, F, V
  • B. F, V, F, V, F
  • C. F, V, V, V, F
  • D. V, F, V, F, V

Na teoria sistêmica, Ludwig Von Bertalanffy apresenta dois conceitos para facilitar o entendimento do sistema considerado e sua integração com o ambiente. Um deles trata do empenho dos sistemas para se organizarem para a sobrevivência por meio de maior ordenação. Esse conceito denomina-se:

  • A. Eficiência positiva.
  • B. Entropia positiva.
  • C. Eficiência negativa.
  • D. Entropia negativa.

A otimização dos níveis de produtividade das organizações depende de atender aos fatores de higiene, como premissa e sustentação a todos os trabalhos, bem como satisfazer aos fatores de motivação, os quais, efetivamente, vão proporcionar o aumento da produtividade nas organizações. Esse contexto refere-se à Teoria proposta por

  • A. Abraham Maslow.
  • B. Douglas McGregor.
  • C. Frederick Herzberg.
  • D. David McCleland.

A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente os fundamentos das seguintes teorias:

  • A. Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia.
  • B. Teoria Científica, Teoria Clássica e Teoria Neoclássica.
  • C. Teoria Neoclássica, Teoria Sistêmica e Teoria Contingencial.
  • D. Teoria das Relações Humanas, Teoria Comportamental e Teoria Neoclássica.

Sobre os alicerces fundamentais da Administração Científica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A gerência funciona como uma ditadura benigna inspirada nos modelos militares onde o gerente deve pensar e mandar e os trabalhadores obedecer e fazer de acordo com o plano.

( ) O método estabelecido pelo gerente é a melhor maneira de executar uma tarefa e o papel dos trabalhadores é utilizar o método sem questioná-lo; uma única maneira certa.

( ) Mão de obra, não recursos humanos; a força de trabalho é a mão de obra, ou seja, a mão contratada sem qualquer envolvimento da pessoa na organização.

( ) Embora os operários ultrapassem sua hora-padrão, não há segurança ou garantia de permanência no emprego, devido à imprevisibilidade do futuro das empresas.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, F, F
  • B. V, F, F, V
  • C. V, V, V, F
  • D. F, F, V, V

Os sistemas podem ser classificados de inúmeras formas: sistemas abertos e fechados, adaptáveis e não adaptáveis, permanentes e temporários. Acerca desses sistemas, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os sistemas abertos são aqueles que possuem elevado grau de interação com o ambiente. As organizações, assim como os seres vivos, necessitam interagir com o meio externo, realizando trocas de recursos e de informações em todos os níveis da organização.

( ) Os sistemas fechados não possuem qualquer tipo de interação com o ambiente, permanecendo completamente fechados, muitas vezes, devido ao alto grau de segurança exigido pela organização, por exemplo, o sistema de uma organização militar.

( ) Os sistemas adaptáveis permitem mudanças significativas em sua composição a fim de atender as necessidades da organização, mantendo-se inalterado o núcleo do sistema.

( ) Os sistemas não adaptáveis não preveem mudanças significativas diante das alterações do ambiente. No contexto organizacional, as organizações vistas como sistemas não adaptáveis normalmente não sobrevivem às turbulências do ambiente de negócio.

( ) Os sistemas permanentes são sistemas sem prazo predeterminado para deixar de existir. De maneira geral, uma organização ao ser fundada não estabelece um horizonte de vida.

( ) Os sistemas temporários têm um tempo de operação pré-definido. Porém, esses sistemas podem ser convertidos a permanentes se os resultados obtidos forem considerados acima das expectativas.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, V, F, F, V
  • B. V, F, F, F, V, V
  • C. V ,F, F, V, V, F
  • D. F, V, V, V, F, F

NÃO se enquadra como crítica feita à Teoria das Relações Humanas:

  • A. Demonstra extremo racionalismo e pragmatismo na concepção da Administração.
  • B. Trata-se de concepção romântica do trabalhador.
  • C. Dá grande ênfase aos grupos informais.
  • D. É vista como muito simplista, considerando-se as diferentes variáveis que integram uma organização.

Considerando os elementos componentes dos Sistemas de Informação (SI) baseados em computadores, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 3, 4, 2, 6, 1, 5
  • B. 6, 5, 1, 4, 2, 3
  • C. 4, 6, 5, 1, 3, 2
  • D. 5, 3, 1, 6, 2, 4

A classificação dos Sistemas de Informação computadorizados apresenta como critério de categorização o nível organizacional ao qual eles buscam atender, sendo definidos em três categorias essenciais:

  • A. Sistema de Suporte à Decisão (SSD), Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SGCS) e Sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor (SGRC).
  • B. Sistema de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SGCS), Sistema de Processamento de Transação (SPT) e Sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor (SGRC).
  • C. Sistema de Informação Gerencial (SIG), Sistema de Suporte à Decisão (SSD) e Sistema de Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor (SGRC).
  • D. Sistema de Processamento de Transação (SPT), Sistema de Informação Gerencial (SIG) e Sistema de Apoio à Decisão (SAD).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...