Questões de Administração do ano 2017

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A coluna da esquerda apresenta dimensões da cultura organizacional e a da direita, características dessas dimensões. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 4, 1, 2
  • B. 1, 3, 4, 2
  • C. 2, 1, 4, 3
  • D. 4, 2, 3, 1

Em uma organização, a existência de um grito de guerra, semelhante aos da torcida esportiva, como forma de motivar e unir a força de trabalho, reforçando a crença de que os colaboradores são importantes para o sucesso da empresa refere-se a

  • A. história.
  • B. linguagem.
  • C. cerimônias.
  • D. rituais.

Um empreendimento temporário ou uma sequência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular, dentro de restrições orçamentárias, é uma definição de

  • A. programa.
  • B. produto.
  • C. atividade.
  • D. projeto.

Em relação à liderança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A liderança transformacional considera os líderes eficazes como agentes de mudança na unidade de trabalho ou na empresa, que criam, comunicam e modelam uma visão compartilhada da equipe ou organização e inspiram os seguidores a lutar por essa visão.

( ) A Teoria do caminho-objetivo afirma que os líderes eficazes asseguram que os bons executores recebam recompensas mais valorizadas, fornecem informações, apoio e outros recursos necessários para ajudar os funcionários a concluírem suas tarefas.

( ) A teoria que identifica as condições que limitam a capacidade do líder para influenciar os subordinados ou que tornam desnecessário um determinado estilo de liderança refere-se à Teoria da liderança situacional.

( ) A liderança compartilhada se desenvolve nas empresas em que os líderes formais estão dispostos a delegar poder e incentivar os funcionários a tomarem iniciativa e assumirem riscos sem medo do fracasso.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, F, V
  • B. F, V, V, F
  • C. V, F, V, F
  • D. F, F, V, V

No que se refere a sistema de informação, analise as afirmativas.

I - Um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização é uma dimensão do sistema de informação.

II - Informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.

III - Ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político: no técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho; no social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema; no político, é modificada a relação de poderes e a informação.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, apenas.

Uma das habilidades necessárias voltadas à gestão de uma organização é o “saber fazer”, que compreende sinteticamente

  • A. os conhecimentos.
  • B. as habilidades.
  • C. as atitudes.
  • D. a ambição.

Em uma relação colaborativa entre organizações privadas e o Estado, na qual as organizações participam do processo decisório e recebem uma série de atribuições referentes às políticas públicas, predomina o

  • A. neoliberalismo.
  • B. neocorporativismo.
  • C. clientelismo.
  • D. corporativismo privado.
  • E. corporativismo estatal.

Em se tratando da gestão por competências, estabelecer as competências organizacionais é fundamental para promover o alinhamento com as competências das pessoas. Nesse contexto, consideram-se competências organizacionais básicas aquelas

  • A. relacionadas com a gestão de recursos financeiros, comerciais e produtivos para a obtenção de melhores resultados.
  • B. apresentadas nas atividades exercidas na organização, inerentes a cada indivíduo.
  • C. necessárias ao funcionamento organizacional, inerentes à estrutura e à organização para a realização do trabalho.
  • D. que retratam o conjunto interdependente de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a realização das tarefas das equipes.
  • E. relativas a clientes e fornecedores, fundamentais para o sucesso da organização.

Diferentes teorias foram desenvolvidas para explicar o fenômeno da liderança, algumas mais centradas nas características pessoais do líder e outras com foco na sua interação com o ambiente. Nesse contexto, o modelo proposto nos estudos de Fielder, que isolou determinados critérios situacionais, apresenta, entre outras, a seguinte conclusão:

  • A. o líder orientado para a tarefa tende a ter desempenho melhor em situações extremas, incluindo as muito desfavoráveis.
  • B. o estresse afeta, favoravelmente, a atuação do líder, aguçando a racionalidade e propiciando a motivação da equipe.
  • C. em situações muito favoráveis, o líder orientado para as pessoas é o mais adequado, porém enseja desmotivação e rotatividade.
  • D. a maturidade dos subordinados é um elemento fundamental e deve ser cotejada com o estilo de liderança adotada.
  • E. o líder eficaz orienta sua atuação para dois aspectos, simultaneamente: ênfase na produção e ênfase nas pessoas.

O grau de maturidade na gestão de processos que uma organização pode atingir, depende, em grande medida, do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização de riscos e de efeitos indesejados. Na visão da Society for Design and Process Science – SDPS, consideram-se processos encenados aqueles

  • A. que servem como paradigma para o desenho dos processos da própria organização, fornecendo premissas para modelagem.
  • B. que traduzem o grau ótimo de gestão de riscos, obtido a partir do envolvimento da equipe em dinâmicas de grupo.
  • C. realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, correspondente ao Nível 4 de maturidade.
  • D. correspondentes ao nível 5, otimizado, proposto pela visão do CBOK – Business Process Maturity.
  • E. correspondentes ao nível mais precário de gestão de riscos, demandando mapeamento e modelagem para adequação.
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