Questões de Administração do ano 2017

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A avaliação de desempenho na administração de recursos humanos costuma ser utilizada por empresas que são reconhecidas por adotarem práticas de gestão de padrão elevado. Para elas, a avaliação de desempenho é um/uma

  • A. estratégia recomendada para identificar e punir os funcionários que não atingem os níveis de desempenho esperados.
  • B. excelente instrumento gerencial que pode ser empregado independentemente da situação, do ambiente e da perspectiva do gestor e da organização.
  • C. sistema formal de revisão e avaliação do desempenho dos funcionários e das equipes de trabalho em suas atividades profissionais.
  • D. modelo gerencial que se aplica exclusivamente à avaliação do desempenho individual.

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. Os ajustes e as correções decorrentes das avaliações de resultados não fazem parte do processo de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. No processo de avaliação do desempenho das pessoas, a revisão formal ampla deverá ser complementada por revisões de progresso ou periódicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dependendo do instrumento de avaliação de desempenho utilizado, é possível que o julgamento de uma característica afaste indevidamente o julgamento de outra. Assinale a alternativa que representa esse processo.

  • A. Leniência negativa.
  • B. Leniência positiva.
  • C. Efeito de halo.
  • D. Teoria dos traços.
  • E. Similaridade.

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Desempenho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço intelectual ou físico.

II. Motivação para o trabalho é o processo pelo qual o esforço ou ação que leva ao desempenho profissional de uma pessoa é impulsionado por certos motivos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. Nenhuma
  • B. I e II
  • C. I, apenas
  • D. II, apenas

No que se refere a comportamento organizacional: motivação; liderança; e desempenho, julgue os itens subsequentes. A avaliação de desempenho serve para ajudar os dirigentes a tomar diversas decisões de gestão de pessoas, como promoções, transferências, demissões e identificação de necessidades de treinamento. Além disso, é um mecanismo para fornecer feedback aos funcionários e determinar alocação de recompensas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha que uma entidade integrante da Administração pública tenha adotado o conceito de gestão de desempenho buscando o aprimoramento da atuação de seus servidores. Nesse sentido, aplicou uma das metodologias de avaliação de desempenho consagradas, na qual o avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona e não apenas de seus superiores. Essa metodologia corresponde a

  • A. Avaliação 360º ou circular.
  • B. Avaliação Participativa por Objetivos.
  • C. Escala Gráfica.
  • D. Balanced Scorecard.
  • E. Comparação Binária.

Entre os métodos tradicionais de avaliação de desempenho, se inclui o denominado Escolha Forçada, de acordo com o qual são

  • A. identificadas as deficiências de desempenho do avaliado e oferecidas a este algumas alternativas de aprimoramento, cabendo a escolha de ao menos uma.
  • B. registrados os aspectos do comportamento do avaliado considerados extremos pelo avaliador, tanto negativos como positivos.
  • C. comparados dois avaliados de cada vez, com a escolha daquele que é considerado pelo avaliador como o melhor para cada um dos aspectos requeridos.
  • D. utilizados blocos de frases, devendo o avaliador escolher, obrigatoriamente em cada bloco, a frase que melhor se aplica ao avaliado.
  • E. considerados todos os aspectos do desempenho do avaliado, elegendo-se, em cada etapa, a faceta a ser pontuada.

A partir da realização da avaliação, na Universidade Federal do Pará (UFPA), junto aos seus servidores, identificou-se que um Assistente Administrativo da Unidade X não possuía as habilidades e competências necessárias para preparar relatórios e planilhas. O Diretor da Unidade, após analisar o resultado da avaliação do servidor, reuniu com este e propôs um plano de ação para eliminar a lacuna existente entre as atribuições do cargo e as competências e habilidades que o servidor possui. Dentre as ações existentes no plano proposto pelo Diretor, acordado junto ao servidor, existe a participação em um evento de capacitação. O servidor se matriculou em um curso de elaboração de relatórios e planilhas, ofertado pela Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento da UFPA. O curso foi concluído com sucesso pelo servidor, o qual recebeu o certificado, com a carga horária de 50 horas. Após a realização do curso, o Diretor da Unidade solicitou que o servidor elaborasse o relatório de gestão da Unidade, tarefa essa que não foi concluída. Com base nessa situação hipotética e considerando que o servidor supriu a lacuna identificada na avaliação, é CORRETO afirmar que faltou

  • A. competência para o servidor concluir a atividade solicitada.
  • B. atitude para o servidor concluir a atividade.
  • C. habilidade para o servidor concluir a atividade.
  • D. habilidade, conhecimento e atitude para o servidor concluir a atividade.
  • E. conhecimento e atitude para o servidor concluir a atividade.

Os indicadores de desempenho de processos conhecidos na literatura como KPI (Key Performance Indicator) são ferramentas essenciais para o gestor. Esses indicadores são separados em dez tipos conforme o tipo de medida que entregam à organização. Dadas as afirmativas sobre os indicadores KPI,

I. A relação entre a quantidade de peças produzidas sobre a quantidade de matéria-prima consumida é um indicador de capacidade.

II. Quanto mais próximo de 1 estiver o valor de um indicador definido pela razão entre o lucro e as vendas totais, melhor o desempenho da empresa.

III. A relação percentual entre o lucro obtido e o investimento feito na empresa é um indicador de rentabilidade.

IV. Quanto mais próximo de 100% estiver o valor de um indicador de qualidade definido pela razão entre o número de produtos defeituosos e a produção total, melhor o desempenho da empresa.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.
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