Questões de Administração do ano 2017

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Por qual nome é conhecida a avaliação de desempenho que considera o círculo pleno de contatos de um avaliado ou que considera a opinião de pessoas ligadas a ele diretamente, incluindo clientes internos e externos, chefia e colegas próximos?

  • A. Avaliação 360°
  • B. Avaliação fidedigna
  • C. Avaliação por ambiente
  • D. Avaliação pelo diagrama de Ishikawa
  • E. Avaliação de Pareto

Em administração, que nome é dado às forças e instituições externas à organização que podem afetar seu desempenho?

  • A. Status quo
  • B. Benchmarking
  • C. Regulamentação
  • D. Ambiente
  • E. Cadeia

No que se refere à armazenagem de materiais, julgue os próximos itens. O desempenho operacional dos diversos modais de transporte é distinto. Assim, o transporte hidroviário tem como características um tempo médio de entrega inferior ao do transporte ferroviário e um custo mais elevado que o da ferrovia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à armazenagem de materiais, julgue os próximos itens. O desempenho operacional dos diversos modais de transporte é distinto. Assim, entre as características da modalidade de transporte dutoviário, visualiza-se uma demora no transporte superior à dos transportes aeroviário, ferroviário e rodoviário e, ainda, um baixo custo para longas distâncias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura organizacional é uma variável amplamente estudada para permitir um melhor entendimento do comportamento organizacional. A cultura em uma organização cumpre algumas funções. São funções da cultura organizacional, EXCETO:

  • A. estimular a estabilidade em um sistema social.
  • B. proporcionar um senso de identidade aos membros da organização.
  • C. favorecer o engajamento com algo maior do que os interesses individuais dos participantes de uma organização.
  • D. sinalizar para o público externo quais características são relevantes para a organização.
  • E. orientar e dar forma às atitudes e comportamentos dos funcionários.

Várias são as etapas a serem transpostas para a elaboração de um sistema de medição do desempenho institucional.

Considerando os passos para a implementação de um sistema de medição, é incorreto afirmar:

  • A. A etapa inicial da construção de um sistema de medição é a seleção do(s) objetivo(s).
  • B. O ideal é que ao final da implementação do sistema de medição exista uma maior quantidade de indicadores no nível estratégico para serem aferidos.
  • C. A elaboração de plano(s) de ação está atrelada à implementação de um sistema de medição.
  • D. A identificação de fatores críticos de sucesso é um desafio no processo de construção de um sistema de medição, o qual se não for integral compromete o alcance de metas.

Avaliação é o processo realizado para determinar o valor de algum produto ou serviço. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O conceito de valor a ser avaliado deve estar previamente definido e acordado.

II. A avaliação pode ser realizada de maneira somativa ou formativa, ou ambas.

III. A avaliação somativa ocorre de forma continuada, ao longo do tempo.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

O processo de benchmarking pode ser considerado uma metodologia de medição e análise utilizada por diversas organizações em busca das melhores práticas e processos.

São tipos de benchmarking, EXCETO:

  • A. Benchmarking interno.
  • B. Benchmarking operacional.
  • C. Benchmarking genérico.
  • D. Benchmarking competitivo.

Segundo Silva (2010), um dos grandes desafios dos profissionais envolvidos com o desenvolvimento de pessoas nas organizações é criar meios que orientem os indivíduos a esboçar um projeto de carreira e de vida compatível com suas competências, seus interesses e valores e que possam ser conciliados com os objetivos e as necessidades das organizações. A esse respeito, julgue os próximos itens. Estratégias de coaching no âmbito organizacional têm por objetivo liberar o potencial existente dentro de uma pessoa, estimulando-a para a descoberta de novas trilhas e procurando maximizar seu desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a comportamento organizacional: motivação; liderança; e desempenho, julgue os itens subsequentes. O comportamento organizacional investiga os impactos que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização e, em seguida, utiliza esse conhecimento para ajudar as empresas a trabalhar com maior eficácia.

  • C. Certo
  • E. Errado
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