Questões de Administração do ano 2017

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Algumas características são fundamentais para manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Uma delas é o autoconhecimento, que

  • A. implica reconhecer os traços de comportamento, o impacto que se causa nos outros e que comportamentos dos outros incomodam.
  • B. considera os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações, torna os indivíduos capazes de enxergar além do próprio umbigo e amplia a percepção da realidade com os pontos de vista dos outros.
  • C. significa não só ouvir, mas também falar, expressar opiniões, vontades, dificuldades, com assertividade e habilidade para a interação franca, direta, clara, serena e respeitosa.
  • D. leva a ser gentil, solícito e simpático, além de demonstrar consideração pelo outro de várias formas.

Julgue os itens que se seguem quanto a equilíbrio organizacional, objetivos e desafios da gestão de pessoas. Incentivos, induzimentos ou recompensas são pagamentos que cada participante efetua à organização a que está ligado: trabalho; dedicação; pontualidade; assiduidade; esforço pessoal etc.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem quanto a equilíbrio organizacional, objetivos e desafios da gestão de pessoas. Contribuições são pagamentos feitos pela organização a seus participantes: prêmios de produção; salários; benefícios sociais; oportunidades; e satisfação profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem quanto a equilíbrio organizacional, objetivos e desafios da gestão de pessoas. Um dos principais desafios da gestão de pessoas é identificar quais os incentivos úteis aos participantes e quais as contribuições úteis à organização, obtendo-se um balanceamento adequado entre eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem quanto a equilíbrio organizacional, objetivos e desafios da gestão de pessoas. Um dos principais objetivos da gestão de pessoas é criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a relações humanas, desempenho profissional e equipes de trabalho, julgue os itens seguintes. O relacionamento interpessoal e o clima organizacional não afetam diretamente o desempenho individual e a promoção de melhores resultados no âmbito dos objetivos a serem alcançados pelas empresas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações que aplicam o conceito de gestão de pessoas por competências devem, como premissa para a utilização de tal método, realizar o denominado mapeamento de competências, que corresponde à identificação

  • A. das melhores oportunidades de negócios para organização.
  • B. do grau de aderência das práticas de RH adotadas com os desafios apresentados.
  • C. dos melhores profissionais disponíveis no mercado para contratação.
  • D. dos colaboradores mais engajados na persecução dos objetivos da organização.
  • E. do perfil técnico e comportamental necessário para cada função na organização.

Na Era da Informação, a administração de recursos humanos cedeu lugar a uma nova abordagem, a Gestão de Pessoas, onde as pessoas são vistas como

  • A. recursos da organização.
  • B. fornecedoras de conhecimento e competências.
  • C. fornecedoras de mão de obra.
  • D. prevísiveis e flexíveis.
  • E. dependentes da organização.

Na gestão profissional é comum ouvir que “o que se mede, melhora”. Medir e avaliar pessoas é um dos assuntos mais delicados da gestão de pessoas.

A avaliação de desempenho tem como objetivos:

  • A. objetivo de desenvolvimento, como promover funcionários;
  • B. objetivos táticos, como o alcance das metas organizacionais;
  • C. objetivos estratégicos, de aumentar a produtividade individual;
  • D. objetivos legais, de fornecer anualmente o feedback da performance dos empregados;
  • E. objetivos administrativos, como remuneração.

A comunicação representa uma necessidade pessoal e social de relação entre indivíduos. O feedback é um elemento essencial do processo de comunicação que representa a informação de retorno. São características de um feedback eficaz:

  • A. objetividade, neutralidade e aplicabilidade.
  • B. objetividade, genericidade e parcialidade.
  • C. abstração, neutralidade e aplicabilidade.
  • D. abstração, subjetividade e aplicabilidade.
  • E. objetividade, ambiguidade e tendenciosidade.
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