Questões de Administração do ano 2017

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No que se refere a relações humanas no trabalho, gestão de pessoas e temas correlatos, julgue os itens de 101 a 108. Na era do conhecimento, a gestão de pessoas permitiu a reestruturação dos processos internos de recursos humanos a fim de disseminar, nas organizações, a força da hierarquia e reforçar o papel autocrático do gestor.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que tange à relação entre pessoas no ambiente de trabalho, é correto afirmar que

  • A. lida-se com criaturas lógicas, sem subjetividade e sem emoção, ao se lidar com pessoas no trabalho.
  • B. indivíduos não são envolvidos por sensações ou sentimentos, mas por racionalidade, por isso, para se relacionar com eles, é preciso frieza e rigidez.
  • C. as pessoas compreendem que podem alcançar os resultados com mais eficácia, quando entendem a importância de realizar suas tarefas em grupo.
  • D. influenciar pessoas é conseguir atenção e submissão, que vai além do favor, que nunca é uma gentileza espontânea.

Os programas de reconhecimento dos funcionários têm sido muito utilizados por organizações para estimular o alto desempenho de indivíduos e equipes. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ação ou programa de reconhecimento dos funcionários.

  • A. Participação por representação: redistribuição do poder dentro da organização, de modo a igualar os interesses dos funcionários com os dos acionistas e dirigentes da organização. A redistribuição de poder resulta nos indivíduos se sentirem reconhecidos e valorizados.
  • B. Elogio direto: dizer para o funcionário em público ou num espaço privativo como e porque se está satisfeito com suas contribuições. Favorece a compreensão de como o funcionário tem contribuído para os resultados.
  • C. Gestão participativa: uso de processos decisórios coletivos, nos quais os subordinados compartilham um grau elevado de poder decisório com seus chefes imediatos. A proximidade da chefia resulta num sentimento de reconhecimento.
  • D. Círculos da qualidade: formação de pequenos grupos para estudar problemas e implementar soluções. Permite que o funcionário se sinta reconhecido por suas contribuições para o desenvolvimento da organização.
  • E. Planos de participação acionária: empresas oferecem como um componente da remuneração a participação acionária para todos os funcionários. Esse programa aumenta a sensação de reconhecimento pelo bom desempenho.

Liderança é certamente um dos processos mais complexos e também mais necessários ao funcionamento adequado de uma organização. Nestes termos, define-se liderança como um/a

  • A. processo monótono e repetitivo, que varia de situação para situação, sem a preocupação de provocar mudanças nos líderes, nos seguidores e nas situações.
  • B. habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.
  • C. artifício gerencial que tem como finalidade influenciar a realização de atividades de um indivíduo e de um grupo, para a realização de objetivos aleatórios ou indefinidos.
  • D. característica marcante de qualidade de personalidade de determinadas pessoas cujo desempenho é considerado adequado aos objetivos da organização.

A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Líder apoiador: preocupa-se com os assuntos, o bem- -estar e as necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, criando um clima de equipe. Trata os subordinados como iguais.
  • B. Líder diretivo: conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui o planejamento, a programação de atividades, o estabelecimento de objetivos, entre outros.
  • C. Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais. Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional.
  • D. Líder participativo: consulta os subordinados a respeito das decisões. Inclui perguntas sobre opiniões e sugestões, encoraja a participação na tomada de decisão.
  • E. Líder orientado para metas e resultados: formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta qualidade e melhorias sobre o desempenho atual.

O processo de liderança é bastante complexo. Em relação às abordagens acerca da liderança, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  • A. A abordagem dos traços é bastante popular, porém sua aceitação no âmbito das empresas não tem implicações práticas.
  • B. Na abordagem do comportamento, a eficácia dos líderes estava ligada substancialmente aos traços pessoais.
  • C. Na abordagem situacional, a abordagem do comportamento, qualquer que seja o modelo adotado, supõe que um estilo de liderança é melhor que outro.
  • D. Tanto na abordagem situacional quanto na abordagem comportamental, a liderança mais eficaz não varia de acordo com maturidade dos subordinados.
  • E. Na abordagem do comportamento, a escola clássica acentuava o interesse pelas pessoas, enquanto o movimento das relações humanas enfatizava o interesse pelo trabalho.

Analise as afirmações sobre Liderança e assinale a alternativa correta.

I. Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos.

II. Liderança é o uso da influência não coercitiva para dirigir as atividades dos membros de um grupo e leválos à realização dos objetivos do grupo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e II
  • D. Nenhuma

A liderança orientada para pessoas compreende os comportamentos classificados dentro do modelo democrático de uso da autoridade. Sendo assim, assinale a alternativa que indica o que o líder orientado para pessoas tende a não apresentar.

  • A. Focaliza o próprio funcionário ou grupo
  • B. Ouve e presta atenção
  • C. Apoia os funcionários
  • D. Esclarece responsabilidades individuais

No que se refere a comportamento organizacional: motivação; liderança; e desempenho, julgue os itens subsequentes. Liderança é a capacidade de exercer influência sobre indivíduos e grupos e o estilo de liderança laissez-faire refere-se ao líder que determina o que os subordinados farão, buscando a participação deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

O tema da liderança nas organizações tem sido objeto de estudo na literatura e apresenta diferentes abordagens, dentre elas, as denominadas teorias situacionais, as quais apontam, entre outros preceitos:

  • A. a importância da ênfase na produção e nas tarefas, relativizando o papel das características pessoais do líder.
  • B. que a liderança é uma condição inata das pessoas, passível de transmissão apenas em situações peculiares.
  • C. a possibilidade do desenvolvimento de traços de personalidade ligados às tarefas, sendo inviável desenvolver aqueles ligados à gestão.
  • D. que o líder deve agir de acordo com as contingências e situações apresentadas pelo ambiente.
  • E. que fatores exógenos não influenciam o comportamento do líder autêntico, eis que este deve sempre ter o domínio da equipe.
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