Questões sobre Abordagens da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente alguns fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.

As alternativas a seguir apresentam aspectos da abordagem múltipla, à exceção de uma. Assinale‐a.

  • A.

    Apresenta tanto uma organização formal quanto uma informal.

  • B.

    Oferece recompensas materiais e sociais.

  • C.

    Mostra os diferentes enfoques da organização.

  • D.

    Permite uma visão integral da empresa.

  • E.

    Aceita os diferentes níveis e a diversidade das organizações.

“O administrador precisa compreender o comportamento humano e utilizar a motivação do indivíduo como meio de melhorar a qualidade de vida na organização.”

Assinale a alternativa que indica a teoria e o autor a que se refere o fragmento acima.

  • A.

    Teoria dos Objetivos, de Douglas McGregor

  • B.

    Teoria X e Y, de Abraham Maslow.

  • C.

    Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg.

  • D.

    Teoria das Necessidades, de John Locke.

  • E.

    Teoria da Burocracia, de Max Weber.

Para se conhecer uma organização, é preciso que se conheçam as suas “dimensões estruturais”. A dimensão que se refere ao número de atividades ou subsistemas da organização é chamado de

  • A. profissionalismo.
  • B. padronização.
  • C. formalização.
  • D. centralização.
  • E. flexibilidade.

Quando uma organização possui alta especialização, cadeia de comando clara, centralização e alta formalização, esta organização possui uma estrutura que pode ser definida como

  • A. inonativa.
  • B. flexível.
  • C. mecanicista.
  • D. oficina de projetos.
  • E. simples.

A teoria geral da administração é o conjunto dos conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Sobre as teorias administrativas, analise as proposições abaixo.

I. A Teoria dos Sistemas Abertos, de Daniel Katz e Robert Kahn, é estruturada sob uma visão das organizações a partir de uma perspectiva social, apresentando quatro elementoschave: natureza dos sistemas sociais, componentes (comportamento no papel, normas e valores), descrição dos subsistemas (produtivos, de apoio, de manutenção, adaptativos e administrativos) e relacionamento com o ambiente.

II. A Teoria das Contingências pode ser vista como um desenvolvimento da Teoria dos Sistemas, indo a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e com outras variáveis para estruturas específicas de organização, estabelecendo que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso de teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas, separadamente ou combinadas, para resolver problemas das organizações.

III. Os estudos de Hawthorne, desenvolvidos entre 1924 e 1932, divididos em quatro experiências (os estudos da iluminação, os estudos da sala de teste de montagem de relês, o programa de entrevista e os estudos da sala de observação de montagem de terminais), integram a teoria estruturalista.

IV. A Teoria Administrativa e a Teoria da Burocracia são muito relacionadas. Em alguns aspectos são idênticas. Ambas são largamente dedutivas, veem a organização normalmente como uma entidade abstrata (uma construção mental) e defendem a especialização, um elemento fundamental das organizações formais, como vantagem competitiva.

V. Apesar do Faylorismo e o Taylorismo se apresentarem como duas soluções para o mesmo problema, o da força humana, o primeiro abordou os problemas administrativos, elevandose do posto de trabalho do executor para o nível intermediário da gerência, enquanto o segundo se concentrou nos problemas de interesse da administração geral da empresa, qualquer que fosse a sua natureza, tipo e finalidade.

Estão CORRETAS apenas as proposições que correspondem aos itens

  • A. I e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. IV e V.

Humberto Martins em A ética do patrimonialismo e a modernização da administração pública brasileira afirma que: ¨a trajetória da modernização da administração pública brasileira indica a existência do etos patrimonialista como uma força social dinâmica deste processo”. Sobre o patrimonialismo, pode-se afirmar que:

I – no patrimonialismo se confunde o que é público e o que é privado.

II – é a cultura de apropriação daquilo que é público pelo privado.

III – Weber definiu patrimonialismo para mostrar o domínio privado de governantes e funcionários sobre o governo mediante a não separação entre o tesouro do Estado e de seu monarca ou de seu grupo funcional.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e III.
  • C. somente I e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

Srour, autor de Poder, cultura e ética nas organizações, identifica as diferenças dos conceitos de organizações e instituições. Para ele, “...as organizações, na linguagem corrente, têm sido confundidas com as instituições...”. As características , para ele , que identificam uma organização são:

I – coletividades concebidas e planejadas para realizar um determinado objetivo;

II – unidades de ação e de decisão, portadoras de necessidades e de interesses corporativos.

III – complexo consagrado de normas, com base em valores duradouros.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente II.

Sobre como atender às expectativas e às necessidades de um cliente, construindo com ele uma relação de confiança, assinale a alternativa correta.

  • A. A verdade é o padrão mais alto para o atendimento ao cliente.
  • B. Se for preciso omitir algum ponto para evitar a ira do cliente, é admissível tal omissão.
  • C. É importante dizer que tudo dará certo.
  • D. Não é preciso cumprir tudo o que promete.
  • E. Não é admissível envolver o cliente na resolução do problema.

Analise as afirmações abaixo:

- Seja cortês e educado ao dar as boas vindas, lembrando que cortesia é diferente de bajulação.

- Repasse as informações seguras e precisas, quando tiver alguma dúvida pergunte.

- Uso das seguintes expressões: Muito Obrigado! Por Gentileza! Por Favor!

- Tenha uma postura corporal ereta, demonstrando interesse e atenção.

- Fale apenas o necessário.

- Mantenha o ambiente de trabalho limpo e organizado.

- Evite gírias e muita informalidade, principalmente nos gestos.

Os mínimos detalhes devem ser considerados no momento da verdade, pois, você está demonstrando através de seus atos - a imagem da sua empresa.

Escolha abaixo a opção que caracteriza a rotina administrativa.

  • A.

    Diálogo com o contador da empresa.

  • B.

    Diálogo com o chefe imediato.

  • C.

    Atendimento aos fornecedores.

  • D.

    Atendimento ao cliente.

  • E.

    Atendimento ao órgão de classe.

Acerca das abordagens da administração geral e pública, julgue os itens que se seguem.

Na administração pública, conforme a teoria burocrática, as decisões devem ser formalizadas com base em documentos escritos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...