Questões sobre Administração da Carreira

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Julgue os itens subseqüentes, acerca de noções de administração de recursos humanos.

Na elaboração do plano de cargos, a atividade de especificação de cargo objetiva descrever conhecimentos e habilidades necessárias ao desempenho de cargos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao aprimoramento do processo de gestão de carreira das equipes de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Deve-se tratar o tema como um processo contínuo de interação entre o empregado e a organização, visando-se ao atendimento aos objetivos e interesses de ambas as partes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao aprimoramento do processo de gestão de carreira das equipes de trabalho, julgue os itens que se seguem.

A divulgação dos requisitos exigidos em um plano de carreira desestimula os membros de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao aprimoramento do processo de gestão de carreira das equipes de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Nesse processo, a determinação de pré-requisitos rigorosos contribui para maximizar a participação de pessoas capacitadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao aprimoramento do processo de gestão de carreira das equipes de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Para que os requisitos de cada posição estejam condizentes com a realidade da organização, há necessidade de permanente atualização do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os seguintes itens

Estruturas paralelas de carreira servem para auxiliar profissionais de áreas técnicas interessados na carreira de gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão e desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Um dos pilares da gestão de pessoas é a manutenção de uma força de trabalho eficaz na organização. Nesse contexto, a implantação de políticas de desenvolvimento dos funcionários, de planejamento de carreira e de seguridade é ferramenta essencial para a capacitação e a permanência dos colaboradores na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

São etapas na elaboração de um plano empresarial, EXCETO;

  • A.

    Equilíbrio de recursos.

  • B.

    Avaliação do contexto.

  • C.

    Definição de objetivos.

  • D.

    Definição dos meios de controle.

Sobre a administração de cargos, carreira e salários, é correto afirmar:

  • A. Função é o conjunto de atividades que cada indivíduo executa na organização. É singular, isto é, existe uma para cada pessoa.
  • B. Cargo é o registro das funções, tarefas e responsabilidades, de forma organizada, atribuídas a uma ou mais pessoas.
  • C. Descrição de cargo é o conjunto de funções assemelhadas e/ou complementares, executadas por um ou mais indivíduos na instituição.
  • D. Estrutura de cargos é a posição que um cargo assume em relação aos demais na estrutura de cargos, em conseqüência da avaliação e/ou classificação de cargos.
  • E. Valor relativo é a seqüência ou disposição hierárquica dos cargos estabelecida.

Julgue os itens a seguir, referentes à gestão de pessoas e ao desenvolvimento de recursos humanos.

A vantagem do planejamento de carreira, desde que realizado de forma adequada, é incentivar a permanência, na organização, dos funcionários com maior potencialidade, atraídos pela real possibilidade de ascensão profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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