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O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. O PCP pode ser decomposto em Planejamento, Programação e Controle. Por Planejamento, deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas que alimentarão a Programação. Assim, o Planejamento se constitui na(o)
O sucesso industrial obtido com o modelo de produção em massa fez com que a maior parte das indústrias que operavam com produção em grandes volumes passassem a operar segundo os princípios desse modelo.
O Modelo Fordista de produção, para uma empresa, consiste em
considerar, ao estabelecer o método de produção, as demandas do mercado.
adequar o método de produção às especificidades do produto.
adotar modelos predefinidos para a organização do trabalho na produção.
sintonizar a estratégia da empresa com o mercado, a ele adequando o método de produção.
utilizar, no processo produtivo, máquinas e equipamentos construídos com maior flexibilidade.
Dentre as diversas decisões da área de Compras de uma empresa com mais de uma unidade produtiva, podem ser destacados os trade-offs existentes entre manter muitos ou poucos fornecedores na base de fornecimento, ou, ainda, centralizar ou descentralizar o processo de compras. Sobre os trade-offs mencionados, analise as afirmativas a seguir.
I - Manter diversos fornecedores proporciona ganhos em negociação e facilita o fornecimento de longo prazo. II - Manter um único fornecedor é uma boa alternativa para materiais de alto valor agregado e com criticidade de desempenho em qualidade. III - A centralização do processo de compras proporciona vantagens na negociação de grandes quantidades e homogeneidade dos materiais adquiridos. IV - A descentralização do processo de compras é recomendada quando as unidades produtivas são muito distantes entre si e o mix de produção é diferenciado. Estão corretas as afirmativasAdministração - Administração da Produção - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
As interações entre as funções de marketing, logística e produção, no âmbito de uma empresa, e essas mesmas interações no âmbito das empresas que operam ao longo do fluxo de produtos até o cliente final traduzem o conceito de:
gestão logística de entrega;
just in time;
processamento do pedido logístico;
gerenciamento de cadeia de suprimentos;
gerenciamento dos relacionamentos com o consumidor.
Como são denominadas as indústrias caracterizadas por firmas que compram uma variedade de itens, muitos deles de valores unitários baixos, e que, a partir de uma série de fontes, tem como propósito transformá-los em itens de maior valor unitário?
Analise as afirmações sobre as estratégias de rede de suprimentos.
I - A integração vertical a montante é associada ao desenvolvimento de habilidades, produção de bens e serviços que antes eram adquiridos de terceiros.
II - A integração vertical busca maior controle sobre o fornecimento de insumos e matérias primas ou sobre a distribuição dos produtos aos clientes.
III - As redes Keiretsu são uma estratégia japonesa para aumentar o número de fornecedores e baixar os preços dos insumos e matérias primas.
IV - As redes Keiretsu têm como base relacionamentos de longo prazo.
Estão corretas as afirmações
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A estratégia de poucos fornecedores na rede de suprimentos é mais vantajosa que a de muitos fornecedores, pois
diminui os custos insumos em cada concorrência.
garante uma faixa maior entre pequenos e grandes volumes de fornecimento.
permite mais flexibilidade na demanda dos insumos e matérias primas.
possibilita uma dinâmica maior para mudanças nas linhas de produtos.
cria um comprometimento maior do fornecedor com os produtos da empresa.
Relacione os fatores de produção da esquerda com os seus elementos constitutivos.
Estão corretas as associações
I - P ; II - Q ; III - R.
I - Q ; II - P ; III - S.
I - R ; II - T ; III - P.
I - S ; II - R ; III - T.
I - T ; II - S ; III - Q.
A área de operações precisa de previsões a fim de planejar níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, programação da mão de obra e da produção, estoques e capacidade a longo prazo.
Um processo adequado de previsão de demanda gera
melhor planejamento orçamentário e de capital, com maior variação entre o custo previsto e o realizado.
alocação dos recursos físicos nos processos operacionais de maneira aleatória, devido à confiabilidade possibilitada pela previsão da demanda.
aumento de custos operacionais através da ausência de planejamento, decorrente do uso eficiente da informação de previsão.
atendimento aos requisitos de nível de serviço aos clientes, garantindo a competitividade dos produtos e serviços da empresa no mercado.
integração e comunicação ineficientes entre as áreas funcionais da empresa (marketing, finanças, vendas e logística) devido a uma maior credibilidade da previsão.
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