Questões sobre Administração da Produção

Lista completa de Questões sobre Administração da Produção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. O PCP pode ser decomposto em Planejamento, Programação e Controle. Por Planejamento, deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas que alimentarão a Programação. Assim, o Planejamento se constitui na(o)

  • A. definição das quantidades a serem produzidas a cada período, das necessidades de materiais e dos prazos.
  • B. programação das atividades que serão realizadas ao longo do processo produtivo.
  • C. controle sobre os itens que comporão o processo produtivo, de forma integrada.
  • D. projeto do produto, definição do processo e das quantidades a serem produzidas.
  • E. controle sobre o processo e as quantidades a serem produzidas no prazo determinado.

O sucesso industrial obtido com o modelo de produção em massa fez com que a maior parte das indústrias que operavam com produção em grandes volumes passassem a operar segundo os princípios desse modelo.

O Modelo Fordista de produção, para uma empresa, consiste em

  • A.

    considerar, ao estabelecer o método de produção, as demandas do mercado.

  • B.

    adequar o método de produção às especificidades do produto.

  • C.

    adotar modelos predefinidos para a organização do trabalho na produção.

  • D.

    sintonizar a estratégia da empresa com o mercado, a ele adequando o método de produção.

  • E.

    utilizar, no processo produtivo, máquinas e equipamentos construídos com maior flexibilidade.

Dentre as diversas decisões da área de Compras de uma empresa com mais de uma unidade produtiva, podem ser destacados os trade-offs existentes entre manter muitos ou poucos fornecedores na base de fornecimento, ou, ainda, centralizar ou descentralizar o processo de compras. Sobre os trade-offs mencionados, analise as afirmativas a seguir.

I - Manter diversos fornecedores proporciona ganhos em negociação e facilita o fornecimento de longo prazo.

II - Manter um único fornecedor é uma boa alternativa para materiais de alto valor agregado e com criticidade de desempenho em qualidade.

III - A centralização do processo de compras proporciona vantagens na negociação de grandes quantidades e homogeneidade dos materiais adquiridos.

IV - A descentralização do processo de compras é recomendada quando as unidades produtivas são muito distantes entre si e o mix de produção é diferenciado.

Estão corretas as afirmativas

  • A. II e III, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

As interações entre as funções de marketing, logística e produção, no âmbito de uma empresa, e essas mesmas interações no âmbito das empresas que operam ao longo do fluxo de produtos até o cliente final traduzem o conceito de:

  • A.

    gestão logística de entrega;

  • B.

    just in time;

  • C.

    processamento do pedido logístico;

  • D.

    gerenciamento de cadeia de suprimentos;

  • E.

    gerenciamento dos relacionamentos com o consumidor.

Como são denominadas as indústrias caracterizadas por firmas que compram uma variedade de itens, muitos deles de valores unitários baixos, e que, a partir de uma série de fontes, tem como propósito transformá-los em itens de maior valor unitário?

  • A. Varejo comercial.
  • B. Varejo aplicado ao comércio interno.
  • C. Indústria de transformação.
  • D. Central de distribuição por estoque e controle de itens variáveis.

Analise as afirmações sobre as estratégias de rede de suprimentos.

I - A integração vertical a montante é associada ao desenvolvimento de habilidades, produção de bens e serviços que antes eram adquiridos de terceiros.

II - A integração vertical busca maior controle sobre o fornecimento de insumos e matérias primas ou sobre a distribuição dos produtos aos clientes. 

III - As redes Keiretsu são uma estratégia japonesa para aumentar o número de fornecedores e baixar os preços dos insumos e matérias primas.

IV - As redes Keiretsu têm como base relacionamentos de longo prazo.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A estratégia de poucos fornecedores na rede de suprimentos é mais vantajosa que a de muitos fornecedores, pois

  • A.

    diminui os custos insumos em cada concorrência.

  • B.

    garante uma faixa maior entre pequenos e grandes volumes de fornecimento.

  • C.

    permite mais flexibilidade na demanda dos insumos e matérias primas.

  • D.

    possibilita uma dinâmica maior para mudanças nas linhas de produtos.

  • E.

    cria um comprometimento maior do fornecedor com os produtos da empresa.

Relacione os fatores de produção da esquerda com os seus elementos constitutivos.

Estão corretas as associações

  • A.

    I - P ; II - Q ; III - R.

  • B.

    I - Q ; II - P ; III - S.

  • C.

    I - R ; II - T ; III - P.

  • D.

    I - S ; II - R ; III - T.

  • E.

    I - T ; II - S ; III - Q.

A área de operações precisa de previsões a fim de planejar níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, programação da mão de obra e da produção, estoques e capacidade a longo prazo.

Um processo adequado de previsão de demanda gera

  • A.

    melhor planejamento orçamentário e de capital, com maior variação entre o custo previsto e o realizado.

  • B.

    alocação dos recursos físicos nos processos operacionais de maneira aleatória, devido à confiabilidade possibilitada pela previsão da demanda.

  • C.

    aumento de custos operacionais através da ausência de planejamento, decorrente do uso eficiente da informação de previsão.

  • D.

    atendimento aos requisitos de nível de serviço aos clientes, garantindo a competitividade dos produtos e serviços da empresa no mercado.

  • E.

    integração e comunicação ineficientes entre as áreas funcionais da empresa (marketing, finanças, vendas e logística) devido a uma maior credibilidade da previsão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...