Questões sobre Administração da Qualidade

Lista completa de Questões sobre Administração da Qualidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da contribuição dos principais teóricos dessa área de conhecimento, julgue os itens a seguir. Cunhado por Juran e Gryna, o conceito segundo o qual qualidade é adequação ao uso é amplamente difundido e bem aceito entre os profissionais da gestão da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização deve determinar os limites e a aplicabilidade do sistema de Gestão da Qualidade para estabelecer o seu escopo. Ao determinar esse escopo, a organização deve considerar:

I. As questões externas e internas.

II. Os requisitos das partes interessadas pertinentes.

III. Os produtos e serviços da organização.

Estão corretas as considerações:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Leia as afirmações abaixo sobre qualidade e assinale a alternativa correta.

I. Qualidade é o conjunto das especificações de desempenho, forma ou conteúdo de um produto ou serviço.

II. Qualidade é o grau de coincidência entre a qualidade planejada e o desempenho, formato ou conteúdo que o produto ou serviço apresenta na realidade.

III. A qualidade e a produtividade caem conforme diminui a quantidade de itens aceitos em relação ao total de itens produzidos.

  • A. Nenhuma das afirmações está correta
  • B. Todas as afirmações estão corretas
  • C. Somente a afirmação I está correta
  • D. Somente a afirmação II está correta
  • E. Somente a afirmação III está correta

Assinale a alternativa incorreta sobre a gestão da qualidade.

  • A. Trata-se de estratégia empresarial muito difundida, que visa associar qualidade a todas as etapas e processos de uma empresa ou organização
  • B. É uma gestão que afeta todo o processo de gestão da empresa, inclusive fornecedores e àqueles que, indireta ou diretamente, estão envolvidos com a empresa
  • C. Tem também a intenção de elevar a satisfação dos clientes com o produto a partir de uma melhor eficiência de produção e redução de custos
  • D. Intenciona formar um sistema mais apto a encontrar novos mercados e firmar novas parcerias com outras organizações
  • E. A gestão da qualidade tem um processo de implantação de custo elevado, principalmente em empresas de pequeno e médio porte

As proposições a seguir elencam princípios da gestão da qualidade, portanto atribua em cada proposição os valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Trata-se de poder e, também, um dever, gerenciar a qualidade.

( ) A gestão da qualidade age em prol da prevenção de problemas.

( ) A maior parte dos problemas na gestão da qualidade tem relação direta com as pessoas.

( ) Toda organização tem seus fornecedores e seus respectivos clientes.

( ) Todos os colaboradores da empresa tornam-se responsáveis pela manutenção da qualidade.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, V, F, V, V
  • C. V, V, F, V, V
  • D. F, F, V, V,V
  • E. F, F, F, V, F

A gestão da qualidade busca continuamente o aperfeiçoamento de processos e produtos, exceto quando:

  • A. Qualidade deve ser mensurada
  • B. Qualidade tem continuidade
  • C. Os objetivos atendem necessidades
  • D. O padrão de qualidade não extingue defeitos
  • E. O planejamento visa à melhoria da qualidade

Atualmente e de forma predominante, as práticas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT – nas organizações têm utilizado programas que visam no fortalecimento do trabalhador no sentido de resistir às intempéries do trabalho ou à compensação dos desgastes vivenciados por eles nos contextos organizacionais, investindo em atividades do tipo anti-estresse, como ioga, ginástica laboral e dança de salão, por exemplo. Essa forma de abordagem, que considera o indivíduo como uma variável de ajuste na organização e o responsável por garantir sua própria QVT, é denominada de

  • A. psicoativa e hegemônica.
  • B. recreativa e produtivista.
  • C. assistencialista e hegemônica.
  • D. humanista e produtivista.
  • E. psicoativa e recreativa.

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue os próximos itens. O modelo da Fundação Nacional da Qualidade somente é aplicável às pessoas jurídicas optantes pelo mecanismo de apuração do lucro real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de projetos e a assuntos afins, julgue os próximos itens. O gerenciamento da integração está ligado diretamente à estrutura do projeto e seu principal foco deve estar no processo de identificação, em suas combinações, em suas definições e em toda a estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as diversas acepções em relação à qualidade, no contexto geral, assinale a alternativa que apresenta a acepção diretamente relacionada com o grau de identidade entre o produto e as respectivas especificações.

  • A. Valor.
  • B. Excelência.
  • C. Especificações.
  • D. Conformidade.
  • E. Regularidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...