Questões sobre Administração da Qualidade

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Um dos principais modelos de excelência em gestão da qualidade na Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que apresenta diversos fundamentos e critérios, sendo que

  • A. a avaliação, tomando por base os fundamentos de excelência anualmente fixados pela FNQ para as organizações, aplicase apenas para fins de pontuação no âmbito do Prêmio Nacional de Qualidade.
  • B. tanto os critérios como os fundamentos de excelência podem ser divididos em subitens avaliatórios, para obtenção de pontuação quanto ao nível de qualidade da organização para fins de certificação.
  • C. a avaliação do grau de excelência da organização depende da aplicação de testes de certificação por profissionais independentes, utilizando os fundamentos da metodologia correspondente.
  • D. os critérios, compostos por subitens a partir dos quais são atribuídas pontuações, permitem às organizações medirem seu estágio em relação ao atingimento da excelência, independentemente de atribuição de prêmio.
  • E. as organizações habilitadas a concorrer ao Prêmio Nacional de Qualidade oferecido pela FNQ são apenas aquelas que aplicam os critérios e indicadores específicos previamente fixados no processo competitivo.

NÃO é princípio fundamental da Gestão pela Qualidade Total:

  • A. Padronização dos serviços de acordo com as características pessoais dos gestores.
  • B. Melhoria contínua.
  • C. Redução dos custos.
  • D. Ação conjunta de todas as unidades organizacionais que compõem a instituição.

Deming publicou os 14 pontos sobre a gestão da qualidade. Assinale a alternativa que apresenta um desses pontos de gestão da qualidade.

  • A. Incentivar a necessidade da inspeção em massa, como única alternativa de produzir com qualidade total.
  • B. Monitorar a atuação dos empregados para que atendam a produção com zero defeitos e níveis mais altos de produtividade.
  • C. Estabelecer parâmetros de produção quantitativos, tendo em vista a implementação da administração por objetivos.
  • D. Eliminar a necessidade da inspeção em massa, construindo a qualidade junto com o produto desde o começo.
  • E. Estabelecer padrões de controle dos produtos que garantam a uniformidade conforme especificações criadas por engenheiros.

Acerca de gestão de processos, gestão da qualidade e gestão de projetos, julgue os próximos itens. A avaliação da qualidade de produtos deve obedecer aos mesmos critérios de avaliação da qualidade de serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de processos, gestão da qualidade e gestão de projetos, julgue os próximos itens. O conceito de qualidade foi primeiramente associado à visão da satisfação do cliente e, posteriormente, evoluiu para a definição de conformidade às especificações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as ferramentas e técnicas para o controle e melhoria da qualidade, considere as afirmativas a seguir.

I. O uso de ferramentas de qualidade promove o aumento da produtividade e progressão de custos.

II. Assertividade dos processos comunicacionais, com consequente contrariedade dos colaboradores, é frequente em empresas que optam pelo uso das ferramentas de gestão pela qualidade.

III. A maximização da competitividade, tanto no mercado nacional quanto no internacional, é oportunizada com o controle e a melhoria da qualidade.

IV. A gestão pela qualidade proporciona maior satisfação dos clientes externos, ao mesmo tempo que promove uma melhoria da imagem e desempenho organizacional. Conforme utilizado em organizações de todo o mundo, o Sistema de Gestão da Qualidade oferece ferramentas para que as organizações consigam implantar, gerenciar e alcançar a qualidade de seus processos.

Assinale a alternativa em que as razões para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade estejam corretamente descritas.

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.

A filosofia 5S é pautada na educação de práticas diárias simples, capazes de promover o crescimento contínuo dos indivíduos, por meio do aperfeiçoamento constante da rotina de trabalho diário e, consequentemente, estabelecimento de melhoria na qualidade de vida no trabalho.

São sensos elencados dentro da filosofia do 5S, EXCETO:

  • A. Senso de utilização e senso de organização
  • B. Senso de limpeza e senso de saúde
  • C. Senso de disciplina e senso de utilização
  • D. Senso de organização e sendo de estratégia

Uma agência do governo designou uma equipe de analistas para se reunirem algumas horas por semana para discutirem formas de melhorar a qualidade, a eficiência, os processos e os métodos de trabalho.

O tipo de equipe mais adequado para esse contexto é a:

  • A. de resolução de problemas;
  • B. autogerenciada;
  • C. virtual;
  • D. multifuncional;
  • E. processual.

Quanto aos objetivos das auditorias da Qualidade, é falso afirmar:

  • A. Avaliar a conformidade dos procedimentos da qualidade com as normas estabelecidas por clientes ou pela própria empresa.
  • B. Avaliar a aderência dos métodos emprega dos com os procedimentos estabelecidos.
  • C. Avaliar o processo de tomada de decisão da empresa, com relação à qualidade.
  • D. Executar a melhor solução eficaz do sistema da qualidade de produção/serviço.
  • E. Avaliar a conformidade das características da qualidade dos produtos/serviços com as especificações.

No desenvolvimento da qualidade nas organizações foram trazidas características advindas de antigos modos artesanais de produção para as grandes e indústrias e corporações, através da valorização da opinião e da necessidade dos clientes. É importante saber que não há um consenso definido sobre o conceito de qualidade, devido à sua abrangência e complexidade. Todavia, David Garvin classificou a qualidade em cinco abordagens:

  • A. Desempenho, Características, Conformidade, Confiabilidade, Durabilidade.
  • B. Serviço, valor comercial, mercado, método, patente.
  • C. Especialidade serviço, Corrente, Redes Neurais, Inteligência artificial.
  • D. Abrangência de serviço, planejamento estratégico, valor comercial de mercado, patente.
  • E. Transcendental, Centrada no produto, Centrada no valor, Centrada na fabricação, Centrada no cliente
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