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Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca de conceitos pertinentes a gestão da qualidade e da contribuição dos principais teóricos dessa área de conhecimento, julgue os itens a seguir. A denominada qualidade de projeto resulta da análise que se faz com o objetivo de avaliar a compatibilidade entre projeto e produto.
Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a vários instrumentos da qualidade e seus objetivos.
I. Diagrama espinha-de-peixe.
II. Análise de estratificação.
III. Gráfico de controle.
a. Representar graficamente as mudanças sofridas no tempo por um determinado processo.
b. Enquadrar um problema ou um fenômeno de maneira mais analítica.
c. Constatar um efeito e buscar suas causas.
A correlação correta dos dois agrupamentos é:
Na adoção de programas de qualidade, pode-se fazer uso de um conjunto de ferramentas cuja técnica de utilização precisa ser dominada pelos gestores. Há uma técnica em que é necessário, dentre outros pontos:
- focalizar causas do problema que são difíceis de identificar;
- enfatizar a quantidade, e não a qualidade das ideias;
- apresentar ideias como surgem na cabeça, sem rodeios, elaborações ou maiores considerações.
Trata-se da técnica de:
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
As bases da administração da qualidade, que vinham sendo desenvolvidas desde o início do século XX, evoluíram para a filosofia da qualidade total, cuja ênfase está em que a qualidade
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com relação à gestão de projetos, à gestão de processos e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. A gestão pela qualidade total (GQT) tem por objetivo a competitividade empresarial, portanto não deve ser utilizada pelo setor público.
De acordo com as abordagens mais atuais, o objetivo principal de uma empresa é a satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através da qualidade), empregados (através do crescimento do ser humano), acionistas (através da produtividade/ lucratividade), e comunidade (através da contribuição social). Este objetivo pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control − TQC), que compreende, entre outros, os seguintes tópicos:
I. Controle de resultados: uma empresa não pode ser controlada por processos, mas apenas em função do resultado final, quando é possível se tomar ações corretivas.
II. Controle da dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.
III. Controle à montante: a satisfação do cliente se baseia exclusivamente em funções à montante. As contribuições à jusante são pequenas. Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estágio, prevendo falhas.
Está correto o que se afirma APENAS em
José Luís, após sucessivos atrasos no trabalho devido a problemas para acordar cedo, recebe uma advertência de seu superior, informando-lhe que o próximo atraso acarretaria sua demissão. Com medo de perder o emprego, José Luís decide passar no camelô para comprar um despertador, sabendo que o preço seria justo, ainda que não oferecesse nada além da função de despertar. Com base nas abordagens do conceito de qualidade, a exemplo das propostas por David Garvin, é possível afirmar que, para realizar a compra, José Luís foi motivado pelo conceito de qualidade:
Joseph Moses Juran, um dos gurus da gestão de qualidade, escreveu o seu nome na história ao ajudar a realizar um importante desenvolvimento das indústrias japonesas no período que sucedeu ao caos da II Guerra Mundial. Para a realização de uma gestão da qualidade eficaz, Juran acreditava que era preciso usar como base três pontos:
Ao realizarem uma gestão de qualidade, os responsáveis pela tarefa frequentemente fazem uso de ferramentas para auxiliar nos processos de avaliação e aplicação de medidas.
Uma ferramenta adequada e bastante difundida nos processos de gestão de qualidade para identificar variações nos processos é:
Administração - Administração da Qualidade - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2016
Sobre a era da qualidade na Administração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nas eras da inspeção e do controle estatístico, a ênfase estava na qualidade do produto e do serviço.
( ) Atualmente a qualidade se institui como um sistema que abrange todos os aspectos de operação da empresa.
( ) Na era do controle estatístico, fazia-se o controle dos materiais da empresa, porém os fornecedores não eram controlados.
( ) A inspeção ou auditoria serve para decidir se um fornecedor tem ou não condições de continuar como tal e também de escolher novos fornecedores.
Assinale a sequência correta.
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