Questões sobre Administração de Marketing

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A interiorização de universidades públicas no Brasil, sob a ótica do marketing, pode ser entendida como uma estratégia de melhoria dos canais de distribuição de serviços aos cidadãos. Nesse sentido, a qual elemento do composto de marketing essa estratégia se refere?

  • A. Preço
  • B. Produto
  • C. Praça
  • D. Promoção

Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apresenta riscos inerentes para a empresa. Nesse sentido, analise as proposições a seguir quanto aos possíveis riscos citados por Porter:

I. O diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca.

II. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos.

III. A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados.

IV. A imitação reduz a diferenciação percebida, mas é uma ocorrência incomum quando o setor amadurece.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV apenas
  • C. I, II, III, IV
  • D. I, II, III apenas
  • E. III, IV apenas

A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de forma diferente da liderança de custos (PORTER, 1986). Desse modo, leia as proposições a seguir atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes.

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço.

( ) A lealdade resultante dos consumidores já serve também como um barreira à entrada de novos entrantes.

( ) A diferenciação também permite margens maiores, com as quais se pode lidar com o poder dos fornecedores, e também ameniza o poder dos compradores, devido à falta de alternativas comparáveis.

( ) A empresa que se diferencia para obter lealdade não estará, necessariamente, mais bem posicionada em relação aos substitutos, até por que não é difícil ou impossível substituir o que é diferenciado.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A. F, V, V, V, F
  • B. V, V, V, V, F
  • C. F, F, F, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. V, V, F, F, F

Porter (1986) descreve acerca de uma estratégia genérica que consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria. Nesse sentido, os métodos para obter a diferenciação são vários, dentre eles:

I. Projeto ou imagem da marca.

II. Tecnologia.

III. Serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.

IV. Peculiaridades.

Assinale a alternativa correta.

  • A. I apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. IV apenas
  • E. I, II, III, IV

A ética constitui o conjunto de valores ou princípios morais que se estabelecem de modo certo ou errado perante uma pessoa ou organização. O comportamento ético pode ser difundido nas organizações a partir das lideranças em adotarem um comportamento exemplar, adotando valores e princípios pautados na justiça e na equidade. Nessa orientação, podemos dizer que as práticas éticas nos negócios beneficiam a organização em três aspectos:

  • A. Aumento de produtividade, da melhoria da saúde organizacional e da pressão sobre a administração.
  • B. Aumento de produtividade, melhoria da saúde organizacional e na minimização da regulamentação governamental.
  • C. Aumento de produtividade, do reforço dos resultados positivos e na minimização da regulamentação governamental.
  • D. Aumento de produtividade, melhoria da saúde organizacional e do reforço dos resultados positivos.
  • E. Aumento de produtividade, da pressão sobre a administração e na minimização da regulamentação governamental.

Considere as afirmações abaixo, relativas ao Marketing.

I. O fator humano é o elemento chave para assegurar o êxito de todo o planejamento das ações estratégicas baseadas em Marketing.

II. A transposição da filosofia do Marketing para a área da informação é mais incompreendida que na área comercial.

Em relação a elas, afirma-se que:

  • A. I e II estão incorretas.
  • B. I e II estão corretas.
  • C. I está correta; a transposição da filosofia do Marketing para a área de informação é menos incompreendida que na área comercial.
  • D. I está correta: a transposição da filosofia do Marketing para a área da informação é tão incompreendida quanto na área comercial.
  • E. II está correta; o fator humano é apenas um dos elementos para assegurar o êxito de todo o planejamento das ações estratégicas baseadas em Marketing.

Os profissionais de marketing são responsáveis por estimular e gerenciar a demanda para atender aos objetivos da organização. Na coluna da esquerda, são apresentados os Tipos de Estados de Demanda e, na da direita, o conceito de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 1, 2, 4, 3
  • B. 2, 1, 3, 4
  • C. 2, 1, 4, 3
  • D. 1, 3, 2, 4

Para a coleta de dados, os pesquisadores de marketing dispõem de três importantes instrumentos: questionários, pesquisa qualitativa e instrumentos mecânicos. Sobre esses instrumentos de pesquisa, é correto afirmar:

  • A. Um questionário consiste em um conjunto de perguntas que são feitas aos entrevistados. Devido a sua falta de flexibilidade, é o instrumento menos usado para coleta de dados.
  • B. Abordagens comuns de pesquisa qualitativa são usadas para entrar na mente dos consumidores e descobrir o que pensam ou sentem sobre marcas e produtos. São exemplos dessas abordagens: as técnicas projetivas e personificação de marca.
  • C. As técnicas de pesquisa qualitativa são formas de questões estruturadas que permitem uma ampla gama de possíveis respostas.
  • D. Múltipla escolha, escala Likert, escala de importância, escala de intenção de compra e escala de classificação são técnicas utilizadas pelos instrumentos mecânicos.

A noção de satisfação do consumidor é de importância fundamental para a compreensão do conceito de marketing. Tal noção implica dizer que a satisfação está mais próxima da ideia de que algo satisfaz um consumidor quando realiza, desempenha ou cumpre aquilo que o consumidor busca naquele produto. Portanto, a satisfação do consumidor pode ser definida como o

  • A. sentimento de que o produto (bem ou serviço) atendeu ou superou as expectativas do consumidor.
  • B. desempenho do produto (bem ou serviço) que ficou abaixo das expectativas do consumidor em relação ao que este proporcionou.
  • C. nível de expectativa que pode ser provocado pelo produto em relação ao que o produto (bem ou serviço) poderia oferecer.
  • D. grau de satisfação obtida pelo produto (bem ou serviço) em comparação com as características físicas e emocionais apresentadas por este.

O conceito de composto de marketing – ou marketing mix – é amplamente difundido no meio empresarial como o conjunto de ferramentas utilizadas por uma organização para atingir seus objetivos, organizado em quatro grupos de decisões relativas a

  • A. produto, preço, propaganda e promoção.
  • B. produto, embalagem, praça e ponto de venda.
  • C. produto, preço, praça/ponto e promoção.
  • D. produto, preço, embalagem e propaganda.
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