Questões sobre Administração de Marketing

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Considere os dois agrupamentos abaixo, referentes a elementos do marketing e suas definições.

I. Estratégia de marketing.

II. Tática de marketing.

III. Instrumento promocional.

a. Conjunto de relações e atitudes, tendo como princípio fundamental captar e manter clientes dos produtos e/ou serviços, quando aplicadas técnicas mercadológicas.

b. Todo meio, forma ou recurso capaz de levar ao conhecimento do grupo consumidor a mensagem publicitária.

c. Ação no nível operacional de execução para efetivar ou colocar em prática as atividades de promoção.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ic; IIa; IIIb.
  • B. Ic; IIb; IIIa.
  • C. Ib; IIa; IIIc.
  • D. Ib; IIc; IIIa.
  • E. Ia; IIc; IIIb.

Uma fabricante de eletrodomésticos investiu fortemente na atualização tecnológica de sua linha de produção. Essa atualização seguiu-se a uma mudança na estratégia da empresa, que buscou renovar a imagem da marca. A mudança na tecnologia implicou a redução do número de pessoas na linha de montagem, com demissões, realocação de pessoal para outras áreas e funções e necessidade de desenvolvimento de novas competências. Recentemente, a alta direção da empresa comunicou a todos os funcionários que “está nascendo uma nova empresa, nada será como antes”. Poucas semanas após a comunicação da alta direção, uma pesquisa de clima revelou a insatisfação dos funcionários, a falta de confiança nas lideranças, a incerteza em relação ao futuro e a percepção de que as mudanças não trariam melhorias significativas para os funcionários. A alta direção interpretou que havia uma resistência às mudanças na empresa e ameaçou demitir os funcionários que haviam sido realocados da linha de montagem para outras áreas. A tática utilizada para reduzir a resistência e uma de suas vantagens são, respectivamente:

  • A. cooptação; baixo custo;
  • B. manipulação; fácil obtenção de apoio;
  • C. decisão; baixo custo;
  • D. comunicação; rapidez;
  • E. coerção; fácil obtenção de apoio.

Em relação às interfaces entre as relações públicas e a administração da empresa, julgue os itens subsecutivos. Por meio da parceria entre as áreas de comunicação e marketing, torna-se possível uma organização administrar estrategicamente a comunicação com diversos públicos, como empregados, consumidores, imprensa, poderes públicos, investidores e fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma gerente de marketing lidera uma equipe de cinco analistas altamente qualificados e percebe que o grupo está desmotivado, realizando o trabalho de forma desinteressada. Uma pesquisa recente mostrou que a equipe considera que seu trabalho é relevante para a empresa, mas pouco divulgado internamente; que tem pouca autonomia para realizar suas tarefas e atribuições e que não vem recebendo o feedback adequado sobre o seu desempenho. A gerente gostaria de realizar mudanças nos cargos e atribuições da equipe que permitissem estimular a motivação dos membros. Para tal, na situação descrita, seria mais adequado adotar, de acordo com as teorias de motivação:

  • A. expansão vertical dos cargos e formação de unidades naturais de trabalho;
  • B. rotatividade dos cargos e abertura de canais de comunicação;
  • C. combinação de tarefas e endomarketing;
  • D. combinação de tarefas e reuniões de acompanhamento com a chefia;
  • E. expansão vertical dos cargos e estabelecimento de relacionamentos com os clientes.

Além da classificação da despesa com aquisição de material (material de consumo ou material permanente) devem ser adotados alguns parâmetros para distinguir um material de consumo de um permanente. Um dos critérios para um material ser considerado de consumo é: “estrutura quebradiça, deformável ou danificável, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade.”

A definição apresentada se refere ao critério de:

  • A. perecibilidade;
  • B. durabilidade;
  • C. fragilidade;
  • D. transformabilidade;
  • E. incorporabilidade.

A definição

“Auxilia o gestor na descoberta de caminhos para a consecução de seus objetivos, possibilita a obtenção de informações e a análise do mercado e dos seus concorrentes, além de servir como instrumento balizador para execução e controle de ações.”

refere-se

  • A. ao controle de pessoal.
  • B. ao relatório de atividades.
  • C. ao diagnóstico organizacional.
  • D. ao plano de marketing.
  • E. à pesquisa de mercado.

Sobre marketing, considere:

I. Marketing global ocorre quando as organizações tratam o mundo inteiro como o foco para o planejamento e a implementação do marketing. I

I. Produtos que podem ser distribuídos eletronicamente devem considerar os meios de comunicação tradicionais como canais de marketing para atingir consumidores.

III. O composto de marketing é o conjunto de ferramentas que a organização usa para atingir seus objetivos com o públicoalvo.

IV. Para o marketing ser bem sucedido é necessário ter um produto certo à disposição, no lugar certo, na hora certa, e certificar-se de que os clientes tenham conhecimento do produto.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Um gerente de marketing precisa selecionar um candidato para uma vaga na sua equipe. Recebeu, por indicação, quatro currículos com nível de formação adequado e experiência compatível com o cargo. O gerente resolveu marcar uma entrevista, “uma conversa para conhecer melhor os candidatos”, para escolher o mais adequado à vaga.

Esse tipo de entrevista desestruturada, como instrumento de seleção, tem como desvantagem:

  • A. tende a gerar informações viesadas;
  • B. consomem muito tempo do entrevistador e do entrevistado;
  • C. focam no candidato como pessoa, não nos seus conhecimentos técnicos;
  • D. não permite avaliar o comportamento do candidato;
  • E. não acrescentam informações relevantes às contidas nos currículos e testes.

O grande desafio das instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, é atualizar suas políticas e práticas de forma tão rápida que consigam atender à sociedade atual, que está sofrendo profundas e rápidas transformações. Mudanças impactam diariamente em questões éticas e, consequentemente, nas legislações, normas e demandas e essas preocupações refletem nas empresas, que devem rever diversos aspectos.

 A seguir, analise os aspectos que devem ser revistos pelas empresas:

I. Políticas internas; ações sociais; meios de comunicação.

II. Código de conduta empresarial.

III. Processos produtivos, certificações e formas de preservar o meio ambiente.

 IV. Formas de avaliações profissionais.

V. Estratégia de marketing e a forma de se relacionar com a sociedade, inclusive interna.

VI. Relatórios e demonstrativos para divulgação das práticas éticas.

São aspectos que devem ser revistos pelas empresas o que se afirma em:

  • A. II, III e V, apenas.
  • B. I, II e IV, apenas.
  • C. IV, V e VI, apenas.
  • D. I, II, III, IV, V e VI.

Os alimentos desempenham papel importante tanto na cadeia logística nacional (consumo interno) como na internacional (exportações). A China é o maior importador de produtos da cadeia alimentícia do Brasil (soja). O Brasil é o maior exportador do mencionado produto. A cotação da soja é definida pela Bolsa de Chicago. O custo do produto exportado pelo Brasil (FOB porto) é constituído, basicamente, pelos custos de produção (pessoal, equipamentos, energia), dos insumos (fertilizantes, defensivos e outros) e pelos custos de transporte (frete), esse o maior componente.

Diante desse quadro, no ambiente brasileiro, o maior impacto no custo de transporte se deve ao:

  • A. custo de combustíveis;
  • B. distância rodoviária produção / porto;
  • C. custo de manutenção dos veículos;
  • D. custo da fila de espera para descarregamento nos portos;
  • E. distância ferroviária produção / porto.
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