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A interiorização de universidades públicas no Brasil, sob a ótica do marketing, pode ser entendida como uma estratégia de melhoria dos canais de distribuição de serviços aos cidadãos. Nesse sentido, a qual elemento do composto de marketing essa estratégia se refere?
Administração - Administração de Marketing - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apresenta riscos inerentes para a empresa. Nesse sentido, analise as proposições a seguir quanto aos possíveis riscos citados por Porter:
I. O diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca.
II. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos.
III. A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados.
IV. A imitação reduz a diferenciação percebida, mas é uma ocorrência incomum quando o setor amadurece.
Estão corretas as afirmativas:
Administração - Administração de Marketing - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de forma diferente da liderança de custos (PORTER, 1986). Desse modo, leia as proposições a seguir atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes.
( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço.
( ) A lealdade resultante dos consumidores já serve também como um barreira à entrada de novos entrantes.
( ) A diferenciação também permite margens maiores, com as quais se pode lidar com o poder dos fornecedores, e também ameniza o poder dos compradores, devido à falta de alternativas comparáveis.
( ) A empresa que se diferencia para obter lealdade não estará, necessariamente, mais bem posicionada em relação aos substitutos, até por que não é difícil ou impossível substituir o que é diferenciado.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
Administração - Administração de Marketing - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Porter (1986) descreve acerca de uma estratégia genérica que consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria. Nesse sentido, os métodos para obter a diferenciação são vários, dentre eles:
I. Projeto ou imagem da marca.
II. Tecnologia.
III. Serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.
IV. Peculiaridades.
Assinale a alternativa correta.
A ética constitui o conjunto de valores ou princípios morais que se estabelecem de modo certo ou errado perante uma pessoa ou organização. O comportamento ético pode ser difundido nas organizações a partir das lideranças em adotarem um comportamento exemplar, adotando valores e princípios pautados na justiça e na equidade. Nessa orientação, podemos dizer que as práticas éticas nos negócios beneficiam a organização em três aspectos:
Considere as afirmações abaixo, relativas ao Marketing.
I. O fator humano é o elemento chave para assegurar o êxito de todo o planejamento das ações estratégicas baseadas em Marketing.
II. A transposição da filosofia do Marketing para a área da informação é mais incompreendida que na área comercial.
Em relação a elas, afirma-se que:
Os profissionais de marketing são responsáveis por estimular e gerenciar a demanda para atender aos objetivos da organização. Na coluna da esquerda, são apresentados os Tipos de Estados de Demanda e, na da direita, o conceito de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Para a coleta de dados, os pesquisadores de marketing dispõem de três importantes instrumentos: questionários, pesquisa qualitativa e instrumentos mecânicos. Sobre esses instrumentos de pesquisa, é correto afirmar:
Administração - Administração de Marketing - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2017
A noção de satisfação do consumidor é de importância fundamental para a compreensão do conceito de marketing. Tal noção implica dizer que a satisfação está mais próxima da ideia de que algo satisfaz um consumidor quando realiza, desempenha ou cumpre aquilo que o consumidor busca naquele produto. Portanto, a satisfação do consumidor pode ser definida como o
Administração - Administração de Marketing - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2017
O conceito de composto de marketing ou marketing mix é amplamente difundido no meio empresarial como o conjunto de ferramentas utilizadas por uma organização para atingir seus objetivos, organizado em quatro grupos de decisões relativas a
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