Lista completa de Questões sobre Administração de Projetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que diz respeito às dimensões da qualidade, julgue os itens seguintes.
A conformidade representa o grau em que o projeto e as características operacionais de um produto diferem dos padrões preestabelecidos.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A implementação da estratégia por meio da administração de projetos depende da natureza das atividades realizadas pela organização. Em função disso, há duas categorias de organizações, dependendo de sua atividade principal ser os projetos ou o fornecimento de bens e serviços de forma contínua. Pertencem à primeira categoria
os bancos.
as empresas industriais que produzem e fornecem bens em série.
as empresas de consultoria e de desenvolvimento de software.
as empresas comerciais em geral.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da avaliação de programas e projetos governamentais, é correto afirmar que
a avaliação de efetividade baseia-se fundamentalmente na verificação da evolução dos indicadores do programa ou projeto, enquanto a avaliação de eficácia baseia-se fundamentalmente na verificação da evolução das metas físicas do programa ou projeto avaliado.
a avaliação de resultados, de natureza exante, visa aferir a efetividade do programa ou projeto avaliado.
a avaliação da efetividade de um programa ou projeto visa aferir se as realizações ocorreram dentro do orçamento previsto e a custos compatíveis, enquanto a avaliação de eficiência visa aferir os impactos da ação do programa ou projeto sobre o seu público-alvo ou beneficiários.
a avaliação exante busca aferir os eventos já ocorridos e tomar decisões baseadas nestas informações, enquanto a avaliação expost visa orientar o planejamento do programa ou projeto objeto da avaliação, de forma a antecipar restrições e respectivas providências a serem tomadas.
a avaliação de resultado ou de impacto busca averiguar, fundamentalmente, o desempenho orçamentário/financeiro do programa ou projeto avaliado.
O processo de gerenciamento de projetos pode ser dividido em determinadas fases que dizem respeito a partes específicas dos projetos. Essas fases são as seguintes:
definição de escopo, análise de riscos, gerência de custos, gerência de recursos materiais e gerência de recursos humanos;
iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento;
análise de tempo, análise de custo, análise de viabilidade, análise de escopo, análise de risco;
preparação, minimização de riscos, otimização de recursos, revisão, alcance de objetivos;
planejamento de projeto, cronograma, análise de valor agregado, gerenciamento de riscos de projeto, melhoria do processo.
O gerenciamento de projetos pode ser pensado como um processo que apresenta, por definição, determinadas características. Dentre essas características, pode-se apontar:
duração indefinida;
curta duração;
trabalho operacional;
utilização de recursos humanos e materiais;
continuidade e repetição.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.
As definições acerca do produto a ser produzido, das atividades, dos prazos e do custo são atividades que se referem à fase de estruturação ou planejamento de um projeto.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma estratégia, na fase de implementação, desdobra-se em outros planos e meios, nos quais os projetos ganham grande importância. Acerca da conceituação dos projetos, julgue os itens a seguir.
Segundo Archibald, há dois tipos de organizações quanto aos projetos: as que têm neles sua atividade principal, e as que têm como atividade principal o fornecimento de bens e serviços de forma contínua.
Considerando a definição de escritório de projetos segundo o PMBOK, analise as alternativas que se seguem e selecione a opção que corresponde ao resultado de sua análise:
( ) O escritório de projetos ou PMO é uma entidade organizacional à qual devem ser atribuídas responsabilidades relacionadas a elaboração de contratos, mas não ao gerenciamento de projetos;
( ) O escritório de projetos ou PMO pode ter responsabilidades que variam desde o fornecimento de funções de suporte ao gerenciamento de projetos, até o gerenciamento direto de um projeto;
( ) Um escritório de Projetos ou PMO é o órgão responsável pela emissão dos certificados PMP na organização, em especial a autorização de documentos de requisitos e demais especificações de escopo e esforço distinto.
C, C, C
C, C, E
C, E, E
E, E, E
E, C, E
Entre as afirmativas que se seguem sobre ciclo de vida do projeto, selecione opção incorreta.
Os gerentes podem dividir os projetos em fases para facilitar o controle gerencial.
O conjunto das fases de um projeto corresponde ao ciclo de vida do projeto.
O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o início de um projeto ao seu fim.
A capacidade das partes interessadas influenciarem o produto do projeto é maior nas fases iniciais do ciclo de vida do projeto.
O nível de custos e de pessoal é maior na primeira e na última fase do ciclo de vida de qualquer projeto.
Administração - Administração de Projetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de gestão de processos de negócio e gestão estratégica, julgue os itens subsequentes.
A modelagem de processos resulta em representação comportamental, que pode ser realizada com relação tanto aos fluxos, conjuntos de processos, quanto aos detalhes do processo, ou seja, nas atividades a ele inerentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...