Questões sobre Administração de Projetos

Lista completa de Questões sobre Administração de Projetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir sobre projetos estratégicos.

I. Na sequência dos resultados da administração estratégica (visão, missão, objetivo, meta, estratégias, ações, controle e prêmios), os projetos estratégicos são identificados na missão e na visão para implementação dos objetivos da organização.

II. Pode-se dizer que as decisões estratégicas estão relacionadas à definição de direção e escopo da organização, a seu ambiente em constante mudança e, em particular, a seus mercados, fornecedores ou clientes, de forma a atender às expectativas dos que possuem poder sobre a organização.

III. Um dos critérios importantes ao qual os projetos estratégicos deverão atender é o critério da aceitabilidade, que procura identificar o nível de aceitação dos grupos que têm poder dentro e em torno da organização.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

A maioria dos gestores precisa de habilidades técnicas, interpessoais, conceituais e de diagnóstico no seu trabalho, porém a importância dessas habilidades varia de acordo com o nível que o gestor ocupa na organização.

Assim sendo, com relação às habilidades relevantes para cada tipo de gestor, tem-se que

  • A. as habilidades conceituais e de diagnóstico são geralmente mais importantes para os gestores operacionais ou da linha de frente, que devem buscar compreender e comunicar-se com os indivíduos.
  • B. os gestores da linha de frente precisam confiar mais em suas habilidades técnicas e interpessoais e menos em suas habilidades conceituais e de diagnóstico.
  • C. os gestores de nível médio tendem a apresentar uma ênfase nas habilidades conceituais e técnicas e menor dependência de habilidades de diagnóstico e interpessoais.
  • D. habilidades técnicas são mais relevantes para os gestores do topo que precisam realizar tarefas específicas, como operações empregadas pela organização em seus processos de produção.
  • E. habilidades interpessoais são mais importantes que as habilidades conceituais e de diagnóstico para os gestores do topo que devem compreender os relacionamentos e promover a motivação.

No que se refere a elaboração, análise e avaliação de projetos, julgue os itens que se seguem. A influência das partes interessadas, os riscos e as incertezas aumentam exponencialmente durante o processo de implementação de um projeto, devido à complexidade administrativa nele envolvida.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a elaboração, análise e avaliação de projetos, julgue os itens que se seguem. Na análise dos gastos de um projeto, a fase de execução concentra, na maioria dos casos, a maior parte dos custos com atividades e pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que determinado órgão integrante do Poder Judiciário realize, como parte de suas atividades ordinárias, atividades de classificação e ordenação de documentos. Para melhoria de tais atividades, pretendia aplicar técnicas consagradas de gerenciamento de projetos. Tal aplicação, contudo, foi considerada tecnicamente inadequada para a finalidade pretendida, na medida em que um projeto deve ter, entre outras características,

  • A. a não internalização dos resultados diretos, mas apenas dos reflexos.
  • B. vinculação a metas e indicadores.
  • C. generalidade e perenidade.
  • D. singularidade e temporalidade.
  • E. perenidade e obtenção de externalidades positivas.

Considere os dois agrupamentos abaixo. O primeiro contém os tipos de obstáculos e condicionamentos para a gestão de projetos em serviços de informação e, o segundo, os exemplos de situações que os tipificam:

I. Cultural.

II. Prestígio.

III. Organizativo.

a. A dependência do chefe funcional e do gerente de projeto pode se converter em motivo de desgosto para os membros da equipe, especialmente em situações de conflito entre os objetivos do projeto e os da unidade de informação.

b. O conhecimento sobre os princípios, os métodos e as técnicas de gestão de projetos não existe ou é escasso.

c. Algumas figuras temem ser obrigadas a revelar-se, a manifestar seus próprios limites e a se colocar em jogo profissionalmente.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. I-b, II-c, III-a.
  • B. I-c, II-a, III-b.
  • C. I-a, II-c, III-b.
  • D. I-a, II-b, III-c.
  • E. I-c, II-b, III-a.

Com relação às fases de um projeto, considere:

I. A fase de elaboração ou preparação se fundamenta em um diagnóstico e na oportunidade de intervenção.

II. A fase de desenvolvimento é o momento da prática, da efetiva realização do projeto.

III. A aprovação do projeto ocorre na fase de estruturação.

IV. Embora ocorra durante todo o processo de implementação, a avaliação tem, no momento de encerramento do projeto, a função de verificar em que medida se atingiram os resultados previstos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. II e IV.

Não são todas as atividades executadas no âmbito de uma estrutura organizacional que podem ser caracterizadas como um projeto. Algumas características são necessárias para que determinado esforço ou ação configure efetivamente um projeto, entre as quais, a

  • A. temporalidade, dado que todo o projeto tem um início e um fim definidos.
  • B. complexidade, pois somente resultados sofisticados justificam a persecução por meio de um projeto.
  • C. padronização, pois todo o projeto busca a melhoria de processos de trabalho.
  • D. externalidade, na medida em que os projetos devem ser conduzidos por pessoas de fora da estrutura.
  • E. unicidade, dado que sua condução deve ser feita pela alta direção da organização.

O conceito de maturidade, no gerenciamento de projetos, está atrelado ao aprendizado oriundo de projetos anteriores voltados à melhoria de suas práticas e à sua padronização. O modelo de maturidade proposto pela ESI International (Project Framework) propõe cinco níveis de maturidade e concentra a análise APENAS nos seguintes componentes:

  • A. comunicação e processos.
  • B. processos e tecnologia.
  • C. pessoas, processos e tecnologia.
  • D. comunicação, tecnologia e inovação.
  • E. inovação e comunicação.

Julgue os itens subsecutivos, a respeito da gestão de projetos e da gestão de processos. A declaração e a exclusão do escopo objetivam alinhar as expectativas das partes interessadas no projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...