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Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se vicios de julgamento que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais ´vícios` são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles:
basear-se em acontecimentos recentes e superva lorizar as qualidades potenciais.
levar em conta características pessoais extracargo e julgar sob a impressão de uma qualidade.
basear-se em acontecimentos recentes e julgar sob a impressão de uma qualidade.
levar em conta características pessoais extracargo e basear-se em acontecimentos recentes.
efeito halo e efeito de tendência central.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre as dificuldades no processo de Avaliação Pós-Ocupacional (APO), é correto afirmar que
os processos estatísticos são facilmente executados.
o processo de comunicação com os usuários da edificação flui com facilidade.
o controle da qualidade das informações obtidas a partir da APO é complexo.
o produto final resultante da APO é muito atrativo.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A avaliação de desempenho é uma atividade que auxilia o funcionário a compreender as suas funções, seus objetivos e o sucesso em seu trabalho. Uma forma de avaliar o desempenho é pela técnica de avaliação 360° ou feedback 360°. Sobre essa técnica, analise as afirmativas que seguem.
I A técnica de avaliação 360° ou feedback 360° inclui superiores, subordinados, colegas, e até clientes no processo de avaliação.
II A técnica de avaliação 360° ou feedback 360° é um sistema simples na combinação de todas as respostas das avaliações.
III A técnica de avaliação 360° ou feedback 360° para ser operacionalizada, não requer treinamento dos avaliadores.
Está(ão) correta(s)
as afirmativas II e III.
as afirmativas I e II.
a afirmativa III.
a afirmativa I.
Tratando-se de avaliação de desempenho, considere:
I. No método 360 graus, o trabalhador é avaliado por, praticamente, todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares e demais colaboradores da organização.
II. No método de incidentes críticos, o avaliador concentra- se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade.
III. Efeito Halo é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado que o marcou de forma tão significativa e que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.
IV. Identificam-se três campos influentes para a obtenção de resultados positivos: o querer e o saber, que possui a variável volitiva; as metas, que possuem a variável teleológica; e as possibilidades, que possuem a variável de infraestrutura.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Ao assumir o cargo de analista de uma empresa, Maura iniciou a mudança nos processos de avaliação de desempenho dos funcionários, ocasião em que pôde confirmar que
a perspectiva da mudança organizacional vê as organizações como organismo em que a mudança é fundamental e fácil de ser vivenciada por todos os seus membros.
a redistribuição de autoridade para a tomada de decisão favorece as relações de poder já estabelecidas dentro da organização e impulsiona a mudança organizacional.
as pessoas processam seletivamente as informações que recebem com o intuito de participar e colaborar no processo de mudança organizacional.
as pessoas resistem mais à mudança quando têm elevada tolerância a riscos, autoconceito positivo e elevada autoestima.
o medo do desconhecido e os hábitos dos funcionários são fontes individuais de resistência à mudança que devem ser levadas em consideração no planejamento do processo de mudança.
Uma empresa, passando por forte turbulência no mercado e crise motivacional, teve seu programa de avaliação de desempenho bastante contestado por seus colaboradores. Seus executivos, porém, não contavam que, naquela situação, o programa teria como vantagem ser percebido como um processo de
João trabalha num escritório de contabilidade e, ao longo de três meses, buscou avaliar a sua equipe, observando e registrando os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos do desempenho de seus subordinados.
Ele utilizou um método tradicional de avaliação de desempenho chamado de métodode escalas gráficas
da escolha forçada
da pesquisa de campo
dos incidentes críticos
de comparações aos pares
Uma das características que a literatura enfatiza no contexto organizacional é o papel da avaliação do desempenho como elemento integrador das práticas de Recursos Humanos.
Essa avaliação de desempenho complementa os processos deprovisão de pessoas, indicando os pontos fortes e fracos, as potencialidades e as fragilidades a serem corrigidas.
aplicação de pessoas, indicando o desempenho e os resultados alcançados e proporcionando a retroação aos indivíduos.
manutenção de pessoas, monitorando e localizando indivíduos com características adequadas para os negócios da empresa.
desenvolvimento de pessoas, indicando os pontos fortes e fracos, as potencialidades a serem ampliadas e as fragilidades a serem corrigidas.
monitoração de pessoas, indicando se elas estão bem integradas em seus cargos e tarefas, além de indicar o desempenho e os resultados alcançados.
Um indivíduo trabalha numa equipe autogerenciada que se utiliza frequentemente de telecomutação para se comunicar com seus superiores. Nessa situação, ele é periodicamente solicitado a fazer uma autoavaliação de seu trabalho, e os seus colegas e os seus subordinados também são chamados a participar do processo de avaliação de desempenho. Esse processo, contudo, sofre o risco de avaliações infladas e de viés de autoconveniência.
Para melhorar esse processo de avaliação, João foi contratado como consultor dessa organização e sugeriu que fosse utilizada uma avaliação de 360 graus, argumentando que ela, com base no que a situação exigia,oferece informações iguais aos avaliadores para observar o desempenho de todos os comportamentos importantes dos participantes, independentemente de sua posição organizacional.
apresenta elevadas chances de favorecer a busca do equilíbrio entre as oportunidades de observar o desempenho, a capacidade de traduzir as observações de forma utilizável e a motivação para fornecer essas avaliações.
permite uma boa experiência de aprendizagem porque garante que os líderes procuram alinhar suas autoavaliações com aquelas de seus liderados, independentemente de fatores como contexto situacional e cultura organizacional.
uniformiza a sua capacitação e a sua habilidade para fazer avaliações úteis na medida em que permite que cada avaliador seja visto como um cliente, visto que ele precisa de algo do avaliado.
não sofre distorções em seu julgamento permitindo que os gerentes que valorizam as atitudes decididas se tornem menos controladores e mais dispostos a delegar.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da análise e descrição de cargos, capacitação de pessoas e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Ao adotar a avaliação de desempenho por escolha forçada, a organização terá como vantagem atenuar a subjetividade do avaliador, de forma a se evitar o efeito halo na avaliação.
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