Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Um processo de avaliação de desempenho é INADEQUADO para as organizações na Era da Informação quando

  • A.

    o avaliado é conduzido a atingir as metas de sua área, em detrimento dos objetivos organizacionais.

  • B.

    é baseado em quantidades que possam ser influenciadas ou controladas pelo usuário ou por ele em conjunto com os outros.

  • C.

    o foco da avaliação está nos processos e não nos indivíduos.

  • D.

    refere-se a metas específicas e pertence a um ciclo fechado de controle.

  • E.

    desconsidera que os controles nem sempre dependem do avaliado.

São campos influentes para a obtenção de resultados positivos numa avaliação de desempenho:

I. O querer e o saber.

II. A estrutura familiar.

III. As metas.

IV. As possibilidades.

V. O distanciamento.

VI. O absenteísmo.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, IV e V.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e VI.

  • E.

    III, V e VI.

A avaliação da produtividade de funcionários baseia-se na capacidade de produzir mais

  • A. com menos gastos de recursos.
  • B. com mais gastos de recursos.

No que se refere à cultura organizacional e à gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os critérios de excelência que devem ser observados pela organização pública que se pauta no modelo de excelência gerencial da Fundação Nacional da Qualidade incluem

  • A.

    projetos.

  • B.

    a gerência.

  • C.

    a tecnologia.

  • D.

    a constitucionalidade.

  • E.

    informações e conhecimento.

O diretor de RH de uma empresa de consultoria decidiu ajustar seu sistema de avaliação de desempenho de forma a garantir que os colaboradores tenham conhecimento a respeito de como as pessoas percebem seu desempenho, suas atitudes e competências.

Essa mudança está fundamentada no conceito de

  • A. desenvolvimento
  • B. inovação
  • C. recompensa
  • D. retroação
  • E. transformação

Uma empresa pretende avaliar como os talentos humanos individuais colaboram para o sucesso organizacional.

Para atingir tal objetivo, essa empresa deve considerar o(s) seguinte(s) aspecto(s):

  • A. capital intelectual
  • B. cultura organizacional
  • C. estilo de gestão
  • D. arquitetura e processos
  • E. conhecimentos, habilidades e atitudes

A avaliação de desempenho constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar tanto a qualidade do trabalho como a qualidade de vida dentro das organizações.

PORQUE

Envolve a apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que realiza, das metas e dos resultados a serem alcançados, das competências oferecidas e do seu potencial de desenvolvimento.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

No que se refere à gestão do desempenho e à capacitação de integrantes da carreira de especialista em meio ambiente, julgue os itens a seguir. Quando bem planejados, instrumentos de gestão de desempenho contribuem positivamente para a eficácia organizacional, na medida em que permitem maior produtividade dos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um ponto fraco do processo de avaliação de desempenho é a(o)

  • A. avaliação crítica do desempenho passado.
  • B. noção da avaliação como forma de melhor produtividade.
  • C. percepção de recompensa ou de punição por desempenho passado.
  • D. conhecimento entre as pessoas, que gere aconselhamentos.
  • E. julgamento de desempenho para fundamentar ações da empresa.
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