Questões sobre Avaliação de Desempenho

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A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão de desempenho, julgue os itens a seguir.

Em organizações públicas, os resultados obtidos nas avaliações de desempenho são convertidos em valores financeiros de gratificações que caracterizam remunerações variáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão de desempenho, julgue os itens a seguir.

Em ambientes competitivos, as organizações que buscam inovar tendem a gerir seus desempenhos a partir de comparações de séries temporais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, acerca de gestão de pessoas.

A organização que pretenda adotar uma técnica de avaliação de desempenho que proporcione facilidade de planejamento e construção do instrumento avaliativo, com simplicidade e facilidade de compreensão e utilização, deverá utilizar o método denominado escolha forçada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao método dos incidentes críticos em avaliação de desempenho, analise.

I. O método se baseia em eventos extremos exclusivamente positivos.

II. O método aproxima‐se da técnica de administração de exceções de Taylor.

III. O método é de fácil montagem e utilização.

Assinale

  • A. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D. se todas as afirmativas estiverem corretas.

No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.

A autoavaliação é uma ferramenta que costuma atenuar a postura defensiva dos colaboradores com relação à sua avaliação, estimulando as discussões sobre desempenho. Desse modo, essa é uma ferramenta adequada para a avaliação dos membros da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A avaliação de desempenho é considerada um dos componentes dos processos de gestão de pessoas e é considerada um processo contínuo, permanente e sistemático utilizado com o objetivo de julgar ou estimar o desempenho de uma pessoa na execução de suas tarefas e a contribuição dessa pessoa para o negócio da organização. Levando em consideração os processos de gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é um processo de

  • A. aplicação das pessoas.
  • B. manutenção das pessoas.
  • C. monitoramento das pessoas.
  • D. desenvolvimento das pessoas.

A avaliação do desempenho possibilita a identificação de problemas de gerência e supervisão, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis discrepâncias ou carências de treinamento.

Há vários métodos de avaliação de desempenho. A ferramenta que identifica e avalia as habilidades, os conhecimentos e as atitudes determinantes da eficácia profissional é conhecida como

  • A.

    escalas gráficas

  • B.

    incidentes críticos

  • C.

    lista de verificação

  • D.

    avaliação participativa por objetivos

  • E.

    gerenciamento baseado em competências

A avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização competitiva deve priorizar

  • A.

    o controle formal e sistemático das atividades desenvolvidas pelos funcionários operacionais.

  • B.

    a racionalização dos processos de promoção para que um número pequeno de colaboradores seja promovido visando redução de custos.

  • C.

    a medição precisa da produtividade de cada funcionário visando estimular a competição intraorganizacional.

  • D.

    o desenvolvimento do potencial de crescimento das pessoas em sintonia com as metas da organização.

  • E.

    a identificação dos funcionários improdutivos e incentivá- los à demissão voluntária.

A partir do processo de avaliação de desempenho, a Diretoria de RH percebeu uma crise de motivação junto aos colaboradores que atuam na linha de montagem. Como solução, medidas de empoderamento das pessoas (empowerment) foram propostas nas reuniões de alinhamento com a presença apenas dos supervisores de linha de montagem. Depois de alguns meses, a Diretoria de RH percebeu que um supervisor de linha de montagem comunicou INCORRETAMENTE e informalmente à sua equipe que as práticas de empowerment envolveriam o(a)

  • A. foco estreito no controle de regras e procedimentos
  • B. compromisso pessoal com a melhoria contínua do trabalho
  • C. orientação geral para metas a alcançar
  • D. responsabilidade pela execução excelente da tarefa
  • E. tradução da ação em agregação de valor

A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados das pessoas nas organizações. Dentre outros, são objetivos da avaliação de desempenho, EXCETO:

  • A.

    adequação do colaborador ao cargo ou à equipe.

  • B.

    proporcionar estímulo à maior produtividade das pessoas.

  • C.

    permitir que a organização identifique pessoas com baixo desempenho e as desligue.

  • D.

    indicação de colaboradores em condições de receber promoções futuras.

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