Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Em contraste com as abordagens comparativas de avaliação de desempenho, as abordagens absolutas especificam padrões exatos de medição. Das abordagens absolutas, o método que se utiliza de frases qualitativas e não de informações quantitativas, dificultando assim sua aplicação em decisões de avaliação, denomina-se

  • A.

    comparação em pares.

  • B.

    incidentes críticos.

  • C.

    classificação ancorada no comportamento.

  • D.

    escala gráfica.

  • E.

    administração por objetiva.

Servidor público que trabalha no almoxarifado de um órgão público candidatou-se ao cargo de gerente de relações públicas desse mesmo órgão. O referido órgão analisa o desempenho desse servidor com base nos conceitos de sua última avaliação de desempenho, que variam de zero a dez.

Considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O método de recrutamento realizado é do tipo externo, visto que o servidor candidata-se a cargo de setor diferente do setor em que trabalha.

  • B.

    O responsável por realizar a seleção deverá adotar a entrevista fechada como técnica de identificação das competências desejadas, em virtude de, por meio dessa técnica, serem obtidas informações detalhadas e abrangentes sobre o perfil dos candidatos.

  • C.

    De acordo com a teoria X, caso esse servidor seja selecionado para o cargo de gerente de relações públicas, ele deve ser constantemente supervisionado e acompanhado.

  • D.

    Segundo a teoria da motivação de hierarquia das necessidades, proposta por Maslow, caso esse servidor seja selecionado para o cargo de gerente de relações públicas, ele deve ser motivado primeiramente mediante o incremento de sua autoestima.

  • E.

    A utilização dos conceitos obtidos pelo servidor em sua última avaliação de desempenho como critério para tomada de decisão caracteriza a avaliação de desempenho do tipo escolha forçada.

Leia as afi rmativas a seguir e assinale a opção correta.

I. A avaliação de desempenho é um tema que há muito tempo tem sido objeto de estudo na área de gestão de pessoas, embora na prática organizacional ainda seja uma questão bastante controvertida. Avaliar é algo difícil, mas extremamente necessário.

II. A avaliação de desempenho é um instrumento que permite avaliar a atuação da força de trabalho, objetivando prever comportamentos futuros e levando em conta o potencial humano disponível nas organizações.

III. As causas do mau desempenho no trabalho são devidas unicamente ao trabalhador.

IV. Os erros mais comuns em uma avaliação de desempenho são o efeito halo, a leniência, o erro de tendência central, a falsidade e o critério único.

  • A.

    Somente a afirmativa I está correta.

  • B.

    As afirmativas I, II e IV estão corretas.

  • C.

    As afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    As afirmativas III e IV estão corretas.

  • E.

    As afirmativas I e III estão corretas.

Entre as perspectivas clássicas da metodologia do balanced scorecard, a perspectiva financeira possibilita que o gestor acompanhe o desempenho da organização.

No método de avaliação de desempenho denominado escolha forçada, a elaboração do instrumento de avaliação é complexa, e os resultados apresentados aparecem sem muitas informações específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à avaliação de desempenho, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O elevado grau de subjetividade é fator crítico em sua funcionalidade.

  • B.

    A objetividade da avaliação de desempenho está pautada na identificação de resultados de trabalho.

  • C.

    A avaliação de desempenho enfatiza tanto o indivíduo no cargo como a impressão a respeito dos seus hábitos pessoais no trabalho.

  • D.

    É através da avaliação de desempenho que a empresa tem correspondidas suas expectativas em relação à conduta do trabalhador.

Com relação à avaliação de desempenho, é correto afirmar o seguinte:

  • A. Quando baseada em cargos, busca a adequação dos profissionais aos cargos ocupados.
  • B. Quando baseada em competências, busca a avaliação do desempenho do cargo.
  • C. Tem como objetivo geral justificar punições.
  • D. Prejudica a sua autopercepção e sua percepção do entorno social.
  • E. Deve enfatizar a impressão a respeito dos hábitos pessoais observados no trabalho.

Assinale a alternativa que melhor define a Avaliação de Desempenho:

  • A.

    A avaliação de desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário.

  • B.

    A avaliação de desempenho é o processo que mede a capacidade de aprendizagem do funcionário.

  • C.

    A avaliação de desempenho é um processo lento que envolve o gerente e representa uma forma de direção na atividade administrativa.

  • D.

    A avaliação de desempenho é o processo que avalia a assiduidade e pontualidade do funcionário.

Dentre os problemas que ocorrem na avaliação de desempenho, existe aquele que ocorre quando a avaliação de um colaborador em determinado aspecto influencia a sua avaliação em outros aspectos. Este caso se refere ao:

  • A.

    efeito de posição.

  • B.

    erro de dispersão.

  • C.

    erro de tendência central.

  • D.

    efeito halo.

  • E.

    viés crítico.

A avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização é geralmente conduzida empregando-se um ou mais métodos formais. O método que emprega percentuais predeterminados de conjuntos de funcionários, para classificá-los em categorias de desempenho (alto, médio, baixo etc.), é denominado método de:

  • A.

    incidentes críticos.

  • B.

    classificação alternada

  • C.

    comparação entre pares.

  • D.

    distribuição forçada.

  • E.

    de escala comportamental.

A respeito de planejamento estratégico de RH e gestão de desempenho, julgue os itens a seguir.

A gestão do desempenho implica mensurações constantes de condições de suporte oferecidas pelas organizações aos seus membros.

  • C. Certo
  • E. Errado
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